Colóquio promove debate sobre comunicação e inovação

O Emerson College, em Boston, recebeu entre os dias 31 de julho e 1º de agosto os participantes do VII Colóquio Brasil-Estados Unidos de Pesquisa em Comunicação. Em 2016, o evento, que debateu o tema "Comunicação e Inovação", contou com a organização local do professor Raul Reis (diretor da Escola de Comunicação do Emerson College), a coordenação nos Estados Unidos da professora. Samantha Joyce (Saint Mary’s College of California) e a coordenação no Brasil da professora Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Intercom).

Os papers selecionados de pesquisadores dois países foram distribuídos em sete sessões nos dois dias do colóquio: Comunicação e Mudança Social, Comunicação e Cinema, Comunicação – Ensino e Práxis, Comunicação Global, Comunicação Digital, Comunicação e Jornalismo, Comunicação e Democracia. Sonia Virginia conta que, "para os autores selecionados que não puderam estar presentes, o Emerson College montou um recurso de transmissão on-line que funcionou à perfeição. Isso permitiu que os debates e as trocas que são a essência desses encontros binacionais ocorresse naturalmente. No colóquio em Boston também foram anunciados:

- o local da próxima edição – como atividade pré-congresso do Intercom 2018, em Joinville (SC);

- o lançamento em setembro do livro bilíngue com os textos mais expressivos de pesquisadores que estiveram presentes em pelo menos três encontros, editado pelas professoras Sonia Virgínia Moreira (UERJ) e Daniela Ota (UFMS), em uma edição conjunta Intercom/Editora da Universidade de Mato Grosso do Sul;

- a indicação da nova coordenadora nos Estados Unidos, professora Laura Robinson, da Santa Clara University na Califórnia, que participa do colóquio desde 2008. O seu interesse pelo Brasil foi vem de longa data, tendo defendido como tese de doutorado uma análise de discurso e de identidade política sobre o 11 de setembro de 2001 em O Estado de S.Paulo, New York Times e Le Monde. Ela é editora, pela Emerald Editorial, do livro Brazil: Media from the Country of the Future em fase de finalização, com vários pesquisadores brasileiros como coeditores. Laura Robinson também irá receber a IX edição do Colóquio na Santa Clara University em 2020."

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br