Com o dossiê sobre ficção em plataformas de streaming, ‘Revista Alaic’ chega à edição 40

27 de outubro de 2022

Considerando que a América Latina é o segundo mercado de streaming que mais cresce no mundo, a análise e a reflexão sobre narrativas e estéticas televisivas recebem a atenção de pesquisadores de diversas partes do mundo no número 40 da Revista Alaic – Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación.

Os dez artigos do dossiê “Comunicação e ficção em plataformas de streaming”, organizado por Maria Cristina Palma Mungioli (USP), Giuliana Cassano (Pontificia Universidad Católica del Perú) e Rosario Sánchez Vilela (Universidad Católica del Uruguay), analisam formatos, gêneros ficcionais e modelos de produção audiovisual inserindo-os naquilo que vem sendo chamado de “cultura do streaming”. Também são tema as importantes alterações na experiência do espectador por meio do streaming e da internet, que proporcionam a construção de novas literacias e ambientes de interação nas redes sociais.

O artigo livre da edição analisa como o movimento de denúncia e resistência estudantil foi capaz de chamar a atenção nacional aos casos de assédio cometidos na Universidad Autónoma de Zacatecas, no México.

Além disso, François Jost, da Université Sorbonne Nouvelle, é o entrevistado desta edição. Na conversa, o professor destaca a complexidade dos fenômenos culturais na comunicação e metodologias para sua análise.

O Observatório Audiovisual Peruano (OAP), sediado na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) é responsável pela seção Estudos, na qual apresenta um apanhado de seus dez anos de existência e ressalta a importância de suas pesquisas realizadas no campo dos estudos televisivos e de streaming.

Por fim, o livro “Novo Rádio, Velhas Narrativas: apropriações estéticas na ficção e no jornalismo sonoros” é objeto da resenha, que traça paralelos entre as primeiras produções radiofônicas dramatúrgicas e jornalísticas até chegar ao momento presente com o boom dos podcasts e dramas sonoros.

Acesse a edição completa no site da revista.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br