CONGRESSOS REGIONAIS 2022: INTERCOM NORDESTE REUNIU CERCA DE 600 PESSOAS EM SALVADOR

25 de maio de 2022

Ao longo de três dias, de 18 a 20 de maio, cerca de 600 estudantes, docentes, pesquisadores, pesquisadoras e profissionais do campo da Comunicação no Nordeste brasileiro se encontraram no campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em Salvador, Bahia. Foi com muita alegria e muito axé que o XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2022) marcou a retomada dos congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que devido à pandemia foram substituídos pelo Encontro Inter-regiões Intercom em 2020 e 2021, além de ser o primeiro evento da entidade em formato 100% presencial em mais de dois anos.

“A realização do Intercom Nordeste 2022 em Salvador é um marco histórico, por significar o retorno dos congressos presenciais da entidade. A capital baiana também foi palco do nosso primeiro congresso nacional virtual, o Intercom 2020 – um ciclo, ou melhor, uma espiral que nos possibilita reencontros acadêmicos, profissionais e fraternos”, comemora Norma Meireles, diretora Regional Nordeste da Intercom.

Marcello Chamusca (Ucsal), coordenador da organização local do Intercom Nordeste 2022, acrescenta que o congresso tem um significado importante não só na história da Intercom, como também para muitos e muitas congressistas. “Realizamos com muito vigor e com muita alegria esse evento histórico, que certamente marcou a vida de estudantes e jovens pesquisadores, muitos dos quais experimentaram pela primeira vez a vivência de um congresso presencial”, avalia.

O evento foi oficialmente aberto no início da noite de quarta-feira (18/05) com conferência de André Lemos, pesquisador e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que abordou o tema da Intercom em 2022 – “Ciências da Comunicação contra a desinformação”. O mesmo tema guiou as discussões na primeira mesa da quinta-feira. O congresso promoveu, ainda, a mesa-redonda “Imprensa e desinformação” e o Seminário Ensino de Comunicação no Nordeste (EnsiNE), além da mesa temática “Por uma Comunicação Antirracista: propostas teóricas e metodológicas”, proposta pelo Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom.

O Intercom Nordeste 2022 também proporcionou uma oportunidade ímpar de troca nas sessões de apresentação de trabalhos. Ao todo, Intercom Júnior (IJ), Divisões Temáticas (DTs) e Expocom tiveram 314 trabalhos submetidos – número que superou as expectativas para um ano atípico de retorno às atividades presenciais. A taxa de aprovação também foi alta, com 252 trabalhos aceitos no total, mostrando a força e maturidade da comunidade acadêmica de Comunicação no Nordeste.

“Tivemos um número significativo de inscrições e submissões, principalmente considerando este ter sido o primeiro congresso presencial dos últimos dois anos. Recebemos grupos de absolutamente todos os estados da região Nordeste, com trabalhos de excelência apresentados nas oito sessões das DTs, nas 12 sessões do IJ e nas 13 do Expocom”, conta Marcello Chamusca. “Os congressos da Intercom são um espaço fidedigno tanto para a difusão das pesquisas em andamento na região, quanto para inspirar jovens pesquisadores. Além disso, são importantes para incentivar e valorizar a produção técnico-científica, promovendo um espaço para exposição e premiação de trabalhos, em quase uma centena de modalidades, em todas as áreas e subáreas da Comunicação.”

A festa de premiação do Expocom encerrou o Intercom Nordeste 2022, retomando uma das tradições mais importantes para a comunidade de estudantes de Comunicação no Brasil. Todos os trabalhos vencedores da etapa regional Nordeste agora são finalistas de suas respectivas modalidades na etapa nacional do Expocom 2022, que fará parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), de 5 a 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

“A palestra de abertura, a qualidade dos trabalhos apresentados e a grandeparticipação do público com questionamentos ao fim de cada mesa, indicam um feedback positivo sobre a programação do evento. É muito importante destacar também o ineditismo da mesa ‘Por uma Comunicação Antirracista: propostas teóricas e metodológicas’”, afirma Paulo Fernando de Carvalho Lopes (UFPI), diretor adjunto Regional Nordeste da Intercom. “E o Expocom foi um momento muito especial, com a comemoração das universidades vencedoras trazendo uma vibração mais que especial ao encerramento do Intercom Nordeste 2022.”

A Intercom agradece a Ucsal pela organização do Intercom Nordeste 2022. E faz um agradecimento especial a todos e todas que participaram do congresso regional, tornando-o um marco na história da entidade.

O calendário de congressos regionais continua nesta semana com o Intercom Sudeste 2022, em Poços de Caldas, seguido por dois congressos on-line (Norte e Centro-Oeste). E, para fechar, o Intercom Sul 2022 será presencial, em Balneário Camboriú, Santa Catarina (inscrições abertas até 31/05).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br