CONGRESSOS REGIONAIS INTERCOM 2023: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

1º de março de 2023

Estão abertas as inscrições e as chamadas de trabalhos dos cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que serão realizados presencialmente entre final de maio e meados de junho com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

Os prazos variam de acordo com a região (saiba mais abaixo) e, para submeter trabalhos, é preciso fazer a inscrição no respectivo congresso regional.

Doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as), especialistas, graduados(as), professores(as) e pesquisadores(as) podem submeter resumos expandidos para as oito Divisões Temáticas (DTs): Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares. É possível submeter para qualquer congresso regional, independentemente do local da instituição de vínculo; cada autor(a) pode enviar um trabalho por congresso, mas pode ser coautor(a) de outros artigos submetidos. Clique aqui para consultar as ementas das DTs.

Além disso, pesquisadores(as) também podem participar de propostas de Mesas Coordenadas, cuja submissão está a cargo das coordenações dos Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom.

Os congressos regionais têm, ainda, dois espaços dedicados exclusivamente a estudantes de graduação e recém-graduados(as): o Intercom Júnior (IJ), para apresentação de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito da graduação; e as etapas regionais da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), mostra competitiva de trabalhos experimentais.

No Intercom Júnior, é possível submeter resumos expandidos referentes a projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais que tenham orientação de um(a) professor(a) da instituição a que os(as) autores(as) estão vinculados(as). As áreas temáticas do IJ são: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Assim como nas DTs, cada autor(a) pode enviar apenas um trabalho por congresso regional, sem limitação de trabalhos como coautor(a). As ementas do IJ podem ser conferidas neste link.

Para participar do Expocom, o processo é diferente: primeiramente, as instituições de ensino superior (IESs) devem indicar os trabalhos para, só então, os(as) alunos(as) líderes fazerem a submissão. No Expocom, a indicação e a submissão são restritas à região da instituição, e cada IES pode indicar apenas um trabalho por modalidade. E atenção: o(a) aluno(a) líder de cada trabalho é informado pela IES no momento da indicação e deve se inscrever no respectivo congresso regional para poder fazer a submissão.

Todos os processos – inscrição nos congressos, submissão de trabalhos para IJ e DTs, e indicação e submissão para Expocom – devem ser realizados no Sistema Unificado Intercom. As informações sobre calendário, taxas, chamadas de trabalhos e normas estão publicadas na página dos congressos regionais no Portal Intercom.

CALENDÁRIO E PRAZOS

Cada um dos cinco congressos regionais Intercom tem prazos diferentes, de acordo com a data de realização do evento. As informações completas, incluindo calendário, valores por período de inscrição, chamada de trabalhos e normas (e, em breve, programação), podem ser consultadas nos seguintes links:

23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Intercom Centro-Oeste 2023

26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Intercom Sudeste 2023

22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2023

20º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Intercom Norte 2023

23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Intercom Nordeste 2023

Confira o calendário consolidado:

TAXAS DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa é o mesmo para todos os congressos regionais e varia de acordo com a categoria do(a) inscrito(a) e com a data em que a inscrição é feita, [1] [2] [3] conforme a tabela abaixo. Algumas informações importantes:

● A inscrição é feita por congresso regional, ou seja, quem for participar de mais de um deve se inscrever em cada congresso de interesse.

● Para submeter trabalho como autor(a) no IJ ou nas DTs e como aluno(a) líder no Expocom, é preciso fazer a inscrição no respectivo congresso regional.

● Quem não submeter trabalho pode se inscrever nos congressos regionais como ouvinte e aproveitar a programação de conferências, mesas temáticas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos.

● Associados(as) ativos(as) da Intercom têm isenção da taxa de inscrição nos cinco congressos regionais. A anuidade 2023 está com desconto até o dia 31 de março, no valor de R$ 207. Para saber mais sobre os benefícios e sobre como se associar, clique aqui.


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br