‘Contemporânea’ publica dossiê ‘Raça, mídia e comunicação antirracista’

4 de maio de 2022

A Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura, periódico trimestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), convida para a leitura do dossiê “Raça, mídia e comunicação antirracista”, editado por Gabriela Machado Ramos de Almeida (ESPM-SP), Jorge Cardoso Filho (UFRB/UFBA) e Deivison Campos (ULBRA) e publicado na última segunda-feira no v. 19 n. 3 (2021).

Desdobramento do Colóquio Por uma Comunicação Anti-Racista, promovido pelo Grupo de Pesquisa (GP) Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros (atual GP Estéticas, Políticas do corpo e Interseccionalidades) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) durante o congresso nacional da entidade em 2020, o dossiê reúne 11 artigos selecionados por meio de uma chamada de trabalhos.

“A submissão de quase 40 contribuições demonstra o crescente compromisso da área com uma pauta científica e política que descende e reverencia a fundamental importância do Centre for Contemporary Cultural Studies de Birmingham no agendamento de questões referentes à racialização, exotização, erotização e subalternização da alteridade na relação com uma ordem normativa. Reverencia, também, autoras e autores que vêm, nas últimas décadas, oferecendo um conjunto de questões direcionadas a temas como as diásporas, relações étnico-raciais, gênero e interseccionalidade, que se mostram muito produtivas para o campo da Comunicação”, escrevem os editores no texto de apresentação do dossiê temático. “Os 11 trabalhos selecionados atendem às temáticas indicativas da chamada do dossiê e contemplam publicidade, jornalismo, epistemologia, estética e imagem. Nos chamou a atenção a quantidade expressiva de artigos submetidos dedicados a discutir as possibilidades e limites de uma publicidade antirracista.”

A íntegra da edição pode ser lida e baixada no site da revista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br