Diretores

Presidente
Giovandro Marcus Ferreira

giovandro.ferreira@gmail.com
Universidade Federal da Bahia

Professor-associado IV da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do programa de pós-graduação em comunicação e cultura contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez doutorado e mestrado em ciências da informações medias no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 Panthéon-Assas).Graduou-se em comunicação social/jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo e em filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência no campo da Comunicação, com ênfase em teorias da Comunicação, teorias do jornalismo e análise do discurso, atuando principalmente nas seguintes áreas: história dos paradigmas da Comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq.

Vice-presidente
Juliano Mendonça Domingues da Silva

juliano@unicap.br
Universidade Católica de Pernambuco

Juliano Domingues é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde leciona, ainda, nos cursos de graduação de Jornalismo e Ciência Política.

Foi visiting faculty Fulbright na Tulane University (EUA, 2018) e visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics, The University of Akron (EUA, 2016), com bolsa do Departamento de Estado dos EUA. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (EUA, 2012), com bolsa Santander. Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é jornalista (Unicap) e cientista social (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Dedica-se à pesquisa sobre a relação entre sistemas de mídia e qualidade da democracia. Integra o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea (Unicap/CNPq) e o Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes/UFBA/CNPq). É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e ex-diretor de Relações Nacionais da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação).

Na Intercom, foi diretor regional NE e coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias da Comunicação. Na Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação), foi coordenador do Grupo Temático Sociedade da Informação e Políticas da Comunicação da Lusocom; na Compolítica (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política), foi vice-coordenador e coordenador do Grupo de Trabalho Políticas e Governança da Comunicação; na Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo), foi vice-diretor científico.

Como jornalista, desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) Dedica-se à popularização do conhecimento científico como colunista do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Rádio Jornal e Jornal do Commercio).

Diretora financeira
Marli dos Santos

msantos@casperlibero.edu.br
Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela UMESP. Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG, com a supervisão da profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, Imagem e Entretenimento. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR - Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação - RNCD. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC - Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación e Coordenadora do GT Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. É membra da APJOR - Associação Profissão Jornalista. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Orientou inúmeros projetos e trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

Diretora administrativa
Adriana C. Omena Santos

adriomena@gmail.com
Universidade Federal de Uberlândia

Publicitária (Unimep), mestre e doutora em Ciências da Comunicação (USP) com pós doutorado em Comunicação Pública da Ciência pela Universidade de Ottawa (UOttawa), instituição em que segue como pesquisadora e professora visitante. Atualmente é docente no curso de Jornalismo, faz parte do quadro de docentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (mestrado profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED (mestrado e doutorado) na Universidade Federal de Uberlândia. É membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunição - Intercom, com mandato na Diretoria Cultural (2014 - 2017) e na Diretoria de Documentação (Comunicação e Memória) de 2017 a 2020. Foi tutora do PET Conexões de Saberes (2010-2018), coordenadora do curso de Jornalismo (2009 -2012) e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação - PPGCE (2013 - 2017) na Universidade Federal de Uberlândia. Foi, ainda, membro da Executiva Nacional do Programa Conexões de Saberes junto ao MEC/SECAD/SESU (representação sudeste) e membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET junto ao MEC/SESU. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em comunicação pública, comunicação política, tecnologias da comunicação e políticas públicas. Possui publicações nacionais e internacionais em livros, revista e eventos científicos correlatos à sua formação.

Diretora científica
Nair Prata Moreira Martins

nairprata@uol.com.br
Universidade Federal de Ouro Preto

Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), realizou estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3º lugar nacional no Prêmio Freit as Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. É diretora científica da Intercom e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2014) e foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017). Tem 12 livros publicados, além de vários artigos sobre rádio, radiojornalismo e novas tecnologias em comunicação. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente.

Diretora cultural
Ariane Pereira

ariane_carla@uol.com.br
Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná, Brasi, no Departamento de Comunicação Social (Decs) e atua como docente convidada do Programa de Pós-Graduação em História (PPG/Mestrado em História) da instituição e do Programa de PósGraduação em Ciências Sociais (Doutorado) da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. Tem experiência nas áreas de Telejornalismo; Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso; e História da/na Mídia. É diretora científica adjunta da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Foi, entre 2011 e 2014 editora da Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM).

Diretor editorial
Felipe Pena

felipepena@globo.com
Universidade Federal Fluminense

É jornalista, escritor e psicólogo; doutor em literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III; e professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Publicou dez livros na área da Comunicação, entre eles “No Jornalismo não Há Fibrose” (2012), “Teoria do Jornalismo” (2005) e “Televisão e Sociedade” (2002). Trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: TVE, onde foi debatedor do programa “Espaço Público”, Manchete, Rede TV, UTV e Comunitária. Foi professor visitante da Universidade de Salamanca (Espanha) e sub-reitor e coordenador da pós-graduação em telejornalismo e em jornalismo cultural da Universidade Estácio de Sá. Escreveu três romances: “Fábrica de Diplomas” (Record, 2010), “O Marido Perfeito Mora ao Lado” (Record, 2010) e “O Verso do Cartão de Embarque” (Record, 2011).

Diretora de documentação
Ivanise Hilbig de Andrade

ivaniseha@gmail.com
Universidade Federal da Bahia

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo realizado Doutorado Sanduíche na Université Paris 2 - Panthéon Assas, França, entre 2013 e 2014. Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, além de professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora visitante do Institut Français de Presse - Université Paris 2 - Panthéon Assas (2019). Integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD/UFBA) e consultora do CCDC/UFBA (Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania). Diretora-Adjunta de Documentação da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Autora do livro-reportagem "Na Rota do Gasoduto - A exploração sexual de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul", como projeto de conclusão do curso de graduação e vencedora do V Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (ANDI), em 2010. Experiência em docência no ensino superior (graduação e pós-graduação), no jornalismo impresso diário, em projetos sociais e pesquisas desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil (Ongs). Áreas de atuação: Teorias da Comunicação, Jornalismo Impresso, Produção de texto, Análise de Discursos e Semiótica.

Diretora de projetos
Sonia Maria Ribeiro Jaconi

sonia.jaconi@uol.com.br
Intercom

Doutrora em Comunicação Social pela UMESP (2012), mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Experiência profissional (+ de 15 anos) como docente em cursos de graduação, especialização e stricto sensu nas áreas de Comunicação Social e de Administração, ministrando os seguintes temas: Comunicação, Organização e Cultura (Stricto Sensu); Comunicação Empresarial, Educação Executiva, Metodologia da Pesquisa Científica (nos cursos de Gestão); Coordenação de pesquisa com Grupo Focal, Comunicação, Mídias e Narrativas; Produção Audiovisual, Linguagem Audiovisual, Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais (no curso de Rádio, TV e Internet). Diretora Administrativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação responsável pela gestão de pessoas, processos administrativos, organização e coordenação de eventos científicos e acadêmicos. Assessoria e Consultoria na área de gestão escolar e orientação pedagógica. Experiência com Ensino a Distância (EAD).

Diretor de relações internacionais
Edgard Rebouças

edreboucas.br@gmail.com
Universidade Federal do Espírito Santo

Tem formação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado em Sciences de l'Information et de la Communication pela Université Grenoble 3 (1994) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal (2003). É professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador visitante na University of Texas at Austin, coordena o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, é membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinas da Comunicação - Intercom (2017-2020) e membro do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Esp. Santo (2019-2022). Trabalhou em várias funções em redações de jornais e TVs e tem experiência na área de pesquisa em Comunicação, com ênfase em Indústrias Culturais e Políticas de Comunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação/regulamentação, direitos humanos, televisão, jornalismo, publicidade, educomunicação e observatórios de mídia. Entre suas atividades políticas e administrativas, foi presidente da Comissão de Ética, representante na Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj e diretor de formação do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo; coordenador do curso de Rádio e TV da Faesa; conselheiro, coordenador de GT e diretor de Relações Internacionais da Intercom; representante da Ufes no Conselho Estadual de Direitos Humanos; superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes; e coordenador-geral de Mídias e Conteúdos Digitais no Ministério da Educação.

Diretor regional Norte
Tatiane Hilgemberg Figueiredo

tatianehilgemberg@gmail.com
Universidade Federal de Roraima

Professora Adjunta do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto (Portugal/2010). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). E Especialista em Gestão do Esporte pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa Ama[Z]oom | Observatório Cultural da Amazônia e Caribe (UFRR) e do Grupo de Pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (UFRR). Tem experiência em docência, assim como na área de jornalismo, com ênfase em jornalismo esportivo e radiojornalismo, assessoria de comunicação e produção e organização de eventos. Áreas de pesquisa em que atua: Jornalismo e Esporte; Representação, Identidade e Mídia, Mídia e Deficiência, Saberes Amazônicos.

Diretora regional Nordeste
Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo

norma.meireles@gmail.com
Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação de jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, radialismo, radiojornalismo, educação, web rádio, cotidiano, meio ambiente.

Diretor regional Centro-Oeste
Luãn José Vaz Chagas

luaanchagas@gmail.com
Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGC Uerj) com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na Linha de Pesquisa 2 Processos Jornalísticos e Práticas Sociais. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina). Foi jornalista na Fundação Nossa Senhora de Belém, nas Rádios Cultura e 93 FM, com a produção de reportagens para emissoras como a BandNews Curitiba, CBN, RIC e Gazeta do Povo. Atua em pesquisas que envolvem o radiojornalismo e a seleção das fontes, consumo de rádio e produção de podcasts, interfaces entre o rádio e política e o interesse público, jornalismo e novas configurações de rotinas.

Diretor regional Sudeste
Franco Dani Araújo e Pinto

francodrd@hotmail.com
Universidade Vale do Rio Doce

É bacharel em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda (Univale), Mestre em Gestão Integrada do Território (Univale) e Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em jornalismo impresso. Tem também passagens pelo rádio e assessorias de imprensa. Foi coordenador de produção de material didático para a modalidade de educação a distância na Univale. É professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico na Univale; integrante da Equipe de Apoio Tecnológico do Núcleo de Educação a Distância da Univale; e membro do Comitê Científico do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale. Vem atuando no campo do ensino/pesquisa, principalmente nos seguintes temas: jornalismo literário; jornalismo científico; jornalismo especializado; territórios midiáticos; pesquisa científica e práticas de extensão curricular; técnicas de apuração, entrevista e edição jornalística; jornal-laboratório; mídia étnica; migrações e desenvolvimento. Desde 2020 ocupa a função de diretor regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e também de diretor e presidente do Conselho Editorial da Editora Univale.

Diretora regional Sul
Cristiane Finger

cristiane.finger@pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Professora Permanente e Membro da Comissão Coordenadora do PPGCOM - PUCRS. Coordenadora da Rede Telejor- SBPJor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV). Vice presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, televisão, telejornalismo, hiperTV, social TV, narrativa transmedia.

Assistentes da Diretoria

Marcelo Marques Araújo

mmajornalista@terra.com.br

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado do Triângulo (2000), graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Letras e Comunicação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). É pesquisador convidado da Brunel Universtity (London). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Uberlândia / MG - Brasil. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação, no eixo de pesquisa Branding, Empreendedorismo de Relevância e Discurso nas Organizações.

Silvio Simão de Matos

simon@univille.br

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Gestão de Marketing Estratégico e Geração de Negócios pela Universidade da Região de Joinville (2007) e mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordando a temática ativismo na web. Atualmente, é coordenador da Editora Universitária da Univille (Universidade da Região de Joinville), Diretor Científico Adjunto e Diretor Adjunto Região Sul da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), coordenador do Programa de Incentivo a Pesquisa em Comunicação - PIP em Comunicação, da Univille, e vice-coordenador do curso de graduação de Publicidade e Propaganda. Coordenador de projetos de pesquisa e extensão, relacionados à investigação e presença na comunidade e colégios do ensino médio, com enfoque em redes sociais da internet, propaganda e jornalismo. Atua como professor adjunto na Universidade da Região de Joinville, lecionando disciplinas relacionadas à comunicação e marketing, em cursos de graduação presencial e de pós-graduação (especialização) EaD.

Erick Felinto de Oliveira

erickfelinto@gmail.com

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização (ABD) pela Universidade da California, Los Angeles em Línguas e Literaturas Românicas (1997) e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), além de ter realizado estágio de Pós-Doutoramento Sênior (CAPES) na Universität der Künste Berlin (UdK) sobre Teorias da Mídia alemães (2010-2011). Atualmente é pesquisador do CNPq e Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Também é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF. Foi Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) no biênio 2007-2009, é membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER), na qual exerceu ainda o cargo de Diretor Científico (de 2009 a 2014) e foi membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema (SOCINE) entre 2005 e 2009 e, novamente, de 2014 a 2016 e 2017 a 2019.

Vilso Junior Chierentin Santi

vjrsanti@gmail.com

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas-RS (2006); Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2009); Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), com período sanduíche na Universidade de Coimbra-Portugal (2012-2013); e, Pós-Doutor em Filosofía y Ciencias Humanas en Nuestra América pela Universid Nacional Experimental Simón Rodríguez da Venezuela (2018). Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, Comunicação Social e Jornalismo. Suas pesquisas enfatizam a Comunicação, a Territorialidades e os Saberes Regionais Amazônicos. Atua principalmente com os seguintes temas: Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais; Teorias e Epistemologia da Comunicação; Teorias da Cultura e Saberes Amazônicos; Mídia, Política e Movimentos Sociais. Foi Coordenador do Curso de Comunicação Social-Jornalismo (CCOS) e Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Também foi membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR) e presidente da comissão de elaboração do Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR). Atualmente, além de pesquisador e integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFRR), é vice-coordenador do GT9 - Teoría y Metodología de la Investigación en Comunicación de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC).

Paulo Fernando de Carvalho Lopes

lopespaulofernando@gmail.com

Professor Associado III da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Especialista em História Cultural pela Universidade Federal do Piauí (2008). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1989). Professor na linha de pesquisa Processos e Práticas em Jornalismo do Mestrado em Comunicação da UFPI. Coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Discursos (JORDIS). Diretor da Rádio Universitária (2013-2020). Investiga a Produção de Sentidos no Campo das mídias e dos jornalismos, Rádios Universitárias, Gêneros Radiofônicos, Teorias do Jornalismo e Analise de Discursos.

Nicoli Glória de Tassis Guedes

nicolitassis@gmail.com

É Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Comunicação Social, nas habilitações Jornalismo e Publicidade & Propaganda (2004) e MBA em Marketing e Inteligência de Mercado (2010) pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte. Tem experiência diversificada na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Publicidade e Propaganda e atua no campo do ensino/pesquisa principalmente nos seguintes temas: narrativa, memória, produção multimídia, teorias da comunicação e história da mídia. Atualmente, é professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Lívia de Souza Vieira

liviasvieira@gmail.com

É professora adjunta no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); doutora e mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra). Faz estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem especialização lato sensu em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É editora da newsletter Farol Jornalismo. Sua dissertação de mestrado Parâmetros éticos para uma política de correção de erros no jornalismo online foi vencedora, em 2015, do Prêmio Adelmo Genro Filho, promovido pela SBPJor. Já trabalhou na Faculdade IELUSC como docente nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na Petrobras como analista de conteúdo digital sênior, na Fundação Pró-Rim como jornalista, na agência A2C como líder de conteúdo interativo e no jornal Folha Dirigida como repórter.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br