Diretores

Presidente
Juliano Mendonça Domingues da Silva

Juliano Domingues é bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), professor-pesquisador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é jornalista (Unicap) e cientista social (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas e do Programa de Pós-graduação em História da Unicap. Foi visiting faculty Fulbright na Tulane University (EUA, 2018) e visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics, The University of Akron (EUA, 2016), com bolsa do Departamento de Estado dos EUA. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (EUA, 2012), com bolsa Santander. Dedica-se à pesquisa sobre a relação entre sistemas de mídia e qualidade da democracia.

Integra o Grupo de Pesquisa Mídia e Cultura Contemporânea (Unicap/CNPq) e o Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes/UFBA/CNPq). É membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e foi diretor de Relações Nacionais da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação, 2020-2022). Na Intercom, foi vice-presidente, diretor regional NE e coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias da Comunicação. Na Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação), foi coordenador do Grupo Temático Sociedade da Informação e Políticas da Comunicação da Lusocom; na Compolítica (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política), foi vice-coordenador e coordenador do Grupo de Trabalho Políticas e Governança da Comunicação; na Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo), foi vice-diretor científico. Como jornalista, desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Dedica-se à popularização do conhecimento científico, com histórico como colaborador do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Rádio Jornal e Jornal do Commercio), Canal MyNews e portal da Revista Piauí, entre outros veículos de comunicação.

Vice-presidente
Ariane Carla Pereira

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná, Brasi, no Departamento de Comunicação Social (Decs) e no Programa de Pós-Graduação em História. Atua também como docente convidada nos Programas de PósGraduação em Ciências Sociais (Doutorado) e em Problemáticas Contemporâneas da Comunicação (Mestrado) da Universidade Nacional de Jujuy (UNJu), em Jujuy, Argentina. Tem experiência nas áreas de Telejornalismo; Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso; e História da/na Mídia. É diretora de Planejamento da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) - gestão 2017-2020. Na mesma entidade, na gestão anterior (2014-2017), foi diretora Científica-Adjunta e coordenadora do Intercom Júnior. É vice-coordenadora da Rede TeleJor (Rede Brasileira de Pesquisadores em Telejornalismo). É vice-líder do Grupo de Pesquisas Conversas Latinas em Comunicação (CLC). Criou a Revista Brasileira de História da Mídia, da qual foi editora entre 2011 e 2014.

Diretora Financeira
Daniela Cristiane Ota

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, radiojornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Diretora Intercom Centro-Oeste, mandato 2015-2017. Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), mandato 2015-2017.

Diretor Administrativo
Fernando Ferreira de Almeida

Foi professor em tempo integral na Universidade Metodista de São Paulo de fevereiro de 2003 a junho de 2018; Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba; Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação - Universidade Metodista de São Paulo; Chefe Departamento Comunicação (1991); Coordenador do Curso de Comunicação Social da Unimep (1992-1998); Diretor da Faculdade de Comunicação da Unimep (1999-2002); Professor na Universidade Metodista de Piracicaba (1985-2006); Membro da Comissão Organizadora do Salão Universitário de Humor da Universidade Metodista de Piracicaba desde a sua primeira edição até junho de 2006; Professor no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdades Claretianas de Rio Claro-SP (2000-2007); Professor nos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo (2003-2018); Coordenador do Curso de Comunicação Social-habilitação em Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo (2003-2007); Coordenador do Curso de Publicidade Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo (2007-2018); Coordenador Curso de Comunicação Mercadológica da Universidade Metodista de São Paulo (2016-2018); Membro da CPA - Comissão Permanente de Avaliação da Universidade Metodista de São Paulo até junho 2018; Membro do Consun, presidente Comissão Assessora de Política de Pessoal Docente (2009-2012); Presidente Comissão Assessora de Graduação e Sequenciais (2006-2018); Diretor Financeiro da Intercom de (1993-2017); Vice-Presidente da Intercom (2017-2020); Presidente do Conselho Fiscal da Intercom desde stembro (2020-2023); Coordenador Nacional do Intercom Junior - Iniciação Científica (2005-2009); Avaliador do MEC (1998-2005); Avaliador do Expocom/ Intercom a partir de 2010 presencial e online, atual; Avaliador Intercom Junior/ Intercom desde 2005 atual; Membro da Comissão Organizadora e Científica dos Congressos da Intercom desde 1994 atual; Diretor Formação e Ensino da APP- Associação dos Profissionais de Propaganda.

Diretora Científica
Iluska Maria da Silva Coutinho

Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (1999) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), com estágio doutoral na Columbia University (NY). Pós-doutora em Comunicação (Universidade Nova de Lisboa), integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF e coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA). Atua como vice presidente do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos e do Colegiado do curso de Jornalismo. Desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Audiovisual e Direitos Humanos com financiamento da Fapemig e do CNPq. Bolsista produtividade em pesquisa, PQ2. Autora do livro "Dramaturgia do telejornalismo brasileiro" (Mauad-x, 2012), e de uma série de capítulos, já atuou como coordenadora de Pós-Graduação da UFJF (2015-2016); coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF (2019-2022 e 2010-2012) e dos cursos de especialização em "Arte, Cultura Visual e Comunicação" (2005-2007); "Televisão, Cinema e Mídias Digitais" (2007-2012) e "Jornalismo Multiplataforma" (2013-2014). Integra o Conselho Consultivo da Telejor - Rede de Pesquisadores de Telejornalismo, que coordenou em 2018/19. Atuou ainda nas sociedades científicas da área como Diretora Científica da Intercom (2014-2017) e Diretora editorial da SBPJor (2011-2013).

Diretora Cultural
Márcia Guena dos Santos

Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Juazeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Possui graduação em Comunicação, curso de Jornalismo, pela Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado no programa de História da América da Universidad Complutense de Madrid (2013). Atualmente desenvolve pesquisas com fotografia e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana no submédio São Francisco. Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos.

Diretora Editorial
Nara Lya Cabral Scabin

Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP. Bacharela em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela ECA-USP. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É líder do Grupo de Pesquisa RisoMídia - Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e coordenadora do GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Integra o MidiATO - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (USP) e a METACRÍTICA - Rede de Pesquisa em Cultura Midiática. É editora das revistas Anagrama (USP) e Insólita (UAM/INTERCOM). Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase nos seguintes eixos temáticos: Ciências da linguagem; Análise do Discurso; Estudos de Gênero; Políticas de representação; Mediações culturais; Práticas de consumo; Comunicação Audiovisual, Jornalismo; Humor; Televisão; Plataformas digitais; Politicamente correto; Liberdade de expressão; Direitos Humanos; Crítica de mídia.

Diretora de Documentação
Ivanise Hilbig de Andrade

Jornalista, Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo realizado estágio doutoral na Université Paris 2 - Panthéon Assas, França, entre 2013 e 2014. Mestre em Estudos de Linguagens, área de concentração Linguística e Semiótica, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, além de professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora visitante do Institut Français de Presse - Université Paris 2 - Panthéon Assas (2019). Diretora de Comunicação da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Vice-líder do Centro de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso e Mídia (CEPAD/UFBA) e consultora do CCDC/UFBA (Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania). Áreas de atuação: Teorias da Comunicação, Jornalismo, Produção de texto, Análise de Discursos e Semiótica.

Diretor de Projetos
Paulo Victor Purificação Melo

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, realizando pós-doutorado na Universidade da Beira Interior, em Portugal, como pesquisador da Unidade de Investigação LabCom - Comunicação e Artes. Atualmente é também bolsista de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no projeto "Proteção de Dados em Serviços de Saúde Digital". Coordenador do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania da UFBA. Vice-coordenador do Grupo de Pesquisa "Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico" da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e integrante do Conselho Consultivo da mesma instituição. Coordenador do Grupo de Trabalho "Políticas e Governança da Comunicação" da Compolítica - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Jornalista, graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve estudos e pesquisas sobre Comunicação, Raça e Racismo; Políticas Públicas de Comunicação; Mídia e Direitos Humanos; Direito Humano à Comunicação; Comunicação na América Latina; Economia Política da Comunicação e da Cultura; e Mídias Públicas.

Diretor de Relações Internacionais
Eneus Trindade Barreto Filho

Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq ( Desde 2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado. O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Vice-Coordenador do PPGCOM (2019 -2021) . Atual Chefe do Departamento de Relações Públicas Propaganda e Turismo da ECA/USP (2021 até o momento). Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) cadastrado no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Secretário Geral da Compós 2019 a 2021. Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até 2019. Coordenador do GP Publicidade e Propaganda Intercom 2020 a 2024.

Diretor Regional Norte
José Tarcísio da Silva Oliveira Filho

Professor e atualmente coordenador do Curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Roraima. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRR. Doutor em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG) com pesquisa sobre telejornalismos locais e regionais, com bolsa PDSE/Capes para período de estudos na Deakin University, Melbourne/Austrália. No mestrado (PPGCOM/UFJF) pesquisou a qualidade no telejornalismo em emissoras públicas e privadas. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (UFV/2009), especialização em Jornalismo Político (AVM/2013) e MBA em Administração de Empresas (FGV/2015). Tem experiência profissional em jornalismo multimídia (A Gazeta-ES, Portal Gazeta Online e TV Gazeta) e em telejornalismo (TV Gazeta, afiliada à Rede Globo - reportagem e apresentação do ESTV Primeira Edição). Também atuou em emissora pública (TV Viçosa). Fez parte de projetos de extensão universitária e possui interesse nos seguintes temas: audiovisual, telejornalismo, telejornalismos locais/regionais, comunicação pública e migrações. Líder do Laboratório Lugares e Espaços Contemporâneos: jornalismos, migrações e audiovisual (UFRR/CNPq) e coordenador do IJ de Comunicação Audiovisual da Intercom. É integrante da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Rede Telejor).

Diretora Regional Nordeste
Michelly Santos de Carvalho

É doutora em Sociologia da Comunicação pela Universidade do Minho/ UFRJ. Mestre em Informação e Jornalismo pela mesma instituição (revalidação pela UFBA). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade Adelmar Rosado. Graduada em Ciências da Comunicação também pela UMinho/ UFBA. Licenciada em Sociologia e Letras Português pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, onde Coordena o Curso de Jornalismo e o Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gênero e Feminismos - Maria Firmina dos Reis, juntamente com a Professora Doutora Leila Sousa. Foi Pesquisadora e Professora da Faculdade Adelmar Rosado (FAR). Coordenou a Pós-Graduação em Telejornalismo e Convergência de Mídias nesta IES. Foi Professora Substituta na Universidade Estadual do Piauí, no Curso de Comunicação Social. Fundou em conjunto com a pesquisadora Andreia Marreiro, mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Gênero: Lélia Gonzalez, na FAR. Neste desenvolveram pesquisas sobre gênero e violência contra a mulher na mídia. Foi integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação da Universidade Federal do Piauí. Foi investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho de 2011 a 2015. Tem experiência em Assessoria de Comunicação e Radiojornalismo. Atualmente tem pesquisado sobre comunicação, gênero, raça, decolonialidade e feminismos

Diretor Regional Centro-Oeste
Luãn José Vaz Chagas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGC Uerj) com estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na Linha de Pesquisa 2 Processos Jornalísticos e Práticas Sociais. Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com mobilidade acadêmica na Universidad Nacional de Jujuy (Argentina). Coordena a Rede Nacional de Pesquisadores em Radiojornalismo (Rede Radiojor) integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Integra os conselhos fiscais da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rede Rubra) e da Associação Brasileira de Podcasters. É diretor regional Centro-Oeste da Intercom (Sociedade Brasileira de Pesquisadores Interdisciplinares em Comunicação). Foi jornalista na Fundação Nossa Senhora de Belém, nas Rádios Cultura e 93 FM, com a produção de reportagens para emissoras como a BandNews Curitiba, CBN, RIC e Gazeta do Povo. Atua em pesquisas que envolvem o radiojornalismo e a seleção das fontes, consumo de rádio e produção de podcasts, interfaces entre o rádio e política e o interesse público, jornalismo e novas configurações de rotinas.

Diretor Regional Sudeste
Franco Dani Araújo e Pinto

É jornalista e publicitário (Univale), Mestre em Gestão Integrada do Território (Univale) e Doutor em Ciências Humanas (UFSC). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em jornalismo impresso, onde atuou como repórter e editor. Tem também passagens pelo rádio e assessorias de imprensa. Foi coordenador de produção de material didático para a modalidade de educação a distância na Univale. É professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico na Univale; integrante da Equipe de Apoio Tecnológico do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Univale; e membro do Comitê Científico do Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da Univale. Vem atuando no campo do ensino/pesquisa, principalmente nos seguintes temas: jornalismo literário; jornalismo científico; jornalismo especializado; territórios midiáticos; pesquisa científica e práticas de extensão curricular; técnicas de apuração, entrevista e edição jornalística; mídia étnica; migrações e desenvolvimento. Desde 2020 ocupa a função de diretor regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e também de diretor e presidente do Conselho Editorial da Editora Univale. Integra os Grupos de Pesquisa (CNPq) Migrações Internacionais contemporâneas (Univale), Ópera - Observatório de Perspectivas, Experiências e Ramificações na Relação Mídia-Democracia-Direitos Humanos (Univale), e NAVI - Núcleo de Antropologia Visual e Estudos da Imagem (UFSC).

Diretora Regional Sul
Camila Garcia Kieling

Professora adjunta da Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013-2017) mestre em Comunicação Social (2008-2010) e Bacharel em Jornalismo (2003) pela mesma Universidade. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase na coordenação de projetos editoriais educacionais e literários e, na docência em nível superior, nas disciplinas de Mídia Impressa, Planejamento Visual, Produção Gráfica e Projeto Gráfico (Fabico/UFRGS); e Teorias da Comunicação, História da Comunicação, Métodos de Pesquisa, Antropologia do Jornalismo, Comunicação e contexto sociocultural e Sustentabilidade (Famecos/PUCRS). Em pesquisa, atua principalmente com os temas: Discursos e Narrativas Jornalísticas, Jornalismo e Política, Editoração e História da Imprensa. Em 2017, recebeu uma travel grant da IAMCR - Internacional Association for Media and Communication Research para apresentar o artigo "Press and institutional breakdowns: expressions of the imaginary in journalistic narratives" como parte do painel "Narrativas e imaginários sobre as ditaduras ibéricas e latino-americanas no século XX" da sessão de História do evento anual da Associação, ocorrido em julho de 2017 em Cartagena das Índias, Colômbia. Conquistou, em 2019, o 3 lugar no Prêmio Freitas Nobre (Categoria Doutorado) da Intercom. Integra o NIP - Núcleo de Inovação Pedagógica e a Comissão Coordenadora do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos - PUCRS. É autora e coautora de livros didáticos na área de Linguagens e suas Tecnologias para o novo Ensino Médio pela Editora do Brasil (2020).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br