Em extensão concebida no Intercom 2019, estudantes da UFF fazem campanha de financiamento para projeto com a Rota Amazônia Atlântica

25 de maio de 2023

Estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) estão realizando uma campanha de financiamento coletivo para a realização de um projeto de extensão que visa à valorização e divulgação da Rota Amazônia Atlântica.

Com meta final de R$ 18.630, a campanha “Alunos da UFF na Rota Amazônia Atlântica! Valorização da Floresta Amazônica pelo meio Audiovisual” aceita contribuições até 10 de junho na plataforma Catarse, com recompensas que incluem divulgação dos nomes de apoiadores(as), produtos agroflorestais amazônicos, livros, roupas e acessórios, descontos em passeios da Rota e participação em oficina ou palestra, entre outras. O apoio mínimo é de R$ 10.

A verba arrecadada será utilizada para a elaboração e aplicação de três oficinas ao longo de 2023: Produção audiovisual com celular e ferramentas gratuitas, Criação de conteúdo para redes sociais com ferramentas gratuitas e Criação de podcast com ferramentas gratuitas. O público das oficinas será composto por empreendedores e empreendedoras locais e estudantes do Ensino Médio técnico do Instituto Federal do Pará (IFPA). Todos os treinamentos serão realizados através da plataforma Moodle oficial da UFF em modalidade remota, com alguns encontros síncronos visando maior troca, aprofundamento das relações e esclarecimento de dúvidas das atividades práticas que serão propostas.

“Todos temos a expectativa positiva de que conseguiremos arrecadar a verba necessária para que cinco alunos da UFF possam embarcar até Belém para vivenciar esta experiência única no estado do Pará e participar das atividades de campo. Além disso, um belíssimo e potente vídeo-manifesto está em processo de construção. Em breve estará disponível e, tenho certeza, será uma peça audiovisual que causará muito impacto”, antecipa Guilherme Lima, professor do curso de Publicidade e Propaganda da UFF que coordena o projeto de extensão.

Para apoiar a iniciativa, clique aqui.

COMO TUDO COMEÇOU: INTERCOM 2019

As origens do projeto remontam a setembro de 2019, quando o professor Guilherme Lima ministrou a oficina “Produção Audiovisual com Smartphone: criação de conteúdo visando uma publicidade social” no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém.

“Foi um processo intenso, de muita dedicação de todos envolvidos e que rendeu boas experiências”, lembra Guilherme, cuja oficina rendeu sete filmes publicitários de clientes reais: Sorveteria Blaus, Boá na Ilha, Da Cruz Chocolates, Jardim das Oliveiras, Manioca, Osaqui e Tucunduba. Para que esse resultado fosse possível, o professor levantou previamente os parceiros paraenses e, assim que chegou a Belém, dois dias antes do congresso, foi conhecê-los pessoalmente. A oficina, realizada por estudantes de diversas regiões do Brasil, percorreu todo o processo de criação e execução dos vídeos: briefing; criação dos roteiros; aprovação junto aos clientes; captação de imagens; edição e finalização; e exibição dos filmes para os clientes. “Foi um desafio logístico. No meio do processo, alguns alunos desistiram, mas outros abraçaram a responsabilidade de ir até o final”, afirma.

Em 2020, já em meio à pandemia de covid-19, o professor manteve contato com Hortência Osaqui, da marca que leva seu sobrenome e que o convidou para retornar a Augusto Corrêa. Em dezembro de 2020, ele e sua esposa, a chef de cozinha Andrea Lima, fizeram a Rota Amazônia Atlântica e conheceram alguns dos empreendedores envolvidos. “A ideia era realizar oficinas de produção audiovisual para alguns agentes locais e elaborar receitas gastronômicas com insumos amazônicos. Foi mais uma experiência superintensa, pois, durante sete dias, foram captadas 20 entrevistas em áudio e um volume significativo de imagens”, recorda Guilherme. O resultado são sete episódios do podcast Criando memórias - Rota Amazônia Atlântica e sete filmes publicitários, alguns veiculados no Instagram. Além disso, Andrea criou receitas utilizando produtos da Fazenda Bacuri e do Sítio Raiz.

“Todos os empreendimentos participantes da Rota Amazônia Atlântica estão alinhados com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e este é mais um motivo da importância de estabelecer laços com a prática docente na UFF. Afinal, o trabalho desenvolvido dentro da universidade pública deve extrapolar seus muros e alcançar a sociedade, produzindo impacto relevante na comunidade, especialmente em perspectivas de longo prazo”, explica Guilherme. Quando a coordenação do curso de Publicidade e Propaganda alertou para as novas diretrizes do Ministério da Educação para a curricularização de projetos de extensão, ele logo pensou na Rota Amazônia Atlântica – que em 2022 já tinha sido abordada em um trabalho final na disciplina de Produção Audiovisual, com a produção de filmes publicitários para a Osaqui.

E assim foi criado o projeto de extensão "Valorização da Floresta Amazônica pelo meio audiovisual", cujo objetivo é ampliar, principalmente na região Sudeste, a visibilidade da Rota Amazônia Atlântica e de seus empreendedores e produtos. As três oficinas a serem realizadas no segundo semestre de 2023 com o financiamento coletivo fazem parte desse projeto.

Com esse longo caminho já percorrido, Guilherme ressalta a importância de eventos acadêmicos e científicos. “O esforço da Intercom para organizar seus congressos em diferentes locais do Brasil é louvável, pois viabiliza a circulação de conhecimento e, principalmente, proporciona oportunidades de vinculações mais amplas e mais plurais. Os congressos dos quais tive oportunidade de participar foram sempre muito acolhedores, com ambiente saudável e propício para troca de saberes, experiências e amplo debate”, comenta o professor, cuja primeira participação foi no Intercom 2014, em Foz do Iguaçu. “Além da exuberância das cataratas, uma das lembranças mais marcantes foi a entrega dos prêmios do Expocom. O auditório lotado de alunos de graduação das mais diferentes instituições e regiões do país foi, simplesmente, emocionante! A vibração de cada um deles era contagiante, o brilho no olhar ao serem chamados para receber o prêmio produzia esperança e motivação para seguir adiante na trajetória acadêmica”, recorda. E diz que já está se preparando para viajar a Belo Horizonte, a fim de participar da etapa presencial do Intercom 2023, na semana da pátria.

O Intercom 2023 será realizado em duas etapas: remota, de 29 a 31 de agosto; e presencial, de 5 a 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). As inscrições e submissões já estão abertas, participe! Saiba mais.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br