Ensicom 2018 promove debate sobre ensino em Comunicação e apresenta novo livro

O ensino na graduação e na pós-graduação em Comunicação será debatido por pesquisadores convidados e por um público formado por docentes, alunos e coordenadores e gestores de cursos da área durante o Fórum Ensicom 2018 – Seminário sobre o ensino de graduação em Comunicação Social, realizado em 4 de setembro durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), na Universidade da Região de Joinville (Univille).

As três mesas temáticas do Ensicom 2018 debaterão as diretrizes do ensino em Comunicação no século XXI, os desafios para sua implementação e os impactos da crise no ensino sobre os programas de pós-graduação. “As evoluções tecnológicas e em metodologia vêm modificando a formação profissional tanto na graduação quanto na pós-graduação, e isso impacta o mundo trabalho e o acadêmico”, afirma o professor Fernando Ferreira de Almeida (Umesp), vice-presidente da Intercom e um dos coordenadores do Ensicom 2018. “O trabalho profissional na área não reflete mais a tradicional divisão de habilitações em Comunicação, por isso o Ensicom tem debatido a construção das diretrizes curriculares e buscado um diálogo com o Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação. Além disso, há uma preocupação com a qualidade na avaliação dos cursos, com muitos questionamentos sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)”, acrescenta.

Além das mesas temáticas, a programação do evento inclui também a apresentação do e-book “Ensicom 3”, coordenado pelos professores Robson Bastos (Unisanta/Unitau) e Ariane Pereira (Unicentro). A obra, que será lançada oficialmente no início de 2019, reúne textos de professores que têm participado do Ensicom, oferecendo contribuições para o ensino de Comunicação no Brasil – além de registrar e dar continuidade ao fórum.

A sessão de abertura do fórum será às 9h do dia 4 de setembro no Anfiteatro da Biblioteca da Univille. Ao final do dia, após a realização das mesas, serão definidos os encaminhamentos para o Fórum Ensicom 2019.

Para o professor Fernando Ferreira de Almeida, o fato de o fórum de ensino ser realizado durante o congresso nacional da Intercom não é um mero acaso. “As pessoas que coordenam cursos nas instituições de ensino têm passagem pela Intercom e pela Expocom. A Intercom e seu congresso têm esse papel de formar não só novos pesquisadores, como também novos professores e gestores de curso”, afirma.

O Intercom 2018 vai de 2 a 8 de setembro, em Joinville (SC). Clique aqui para consultar a programação completa do Ensicom 2018 e dos demais eventos do congresso.



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br