42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, de 2 a 7 de setembro de 2019

Tema: Fluxos comunicacionais e crise da democracia

Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Normas
Área reservada (pagamentos, submissão de trabalhos etc.)
Site oficial | Facebook | Instagram
Spotify Rádio Intercom 2019 | Google Podcasts Rádio Intercom 2019
Programação final | Oficinas e Minicursos
Programação IJ | Programação GPs| Programação Expocom
ANAIS | Videoclipe do Intercom 2019


Chamada de trabalhos Intercom Nacional 2019


Quem e onde apresentar trabalhos

1.1 Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Especialistas, Estudantes de Especialização e Bacharéis

GPs – XIX Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom
Publicom – XIV Encontro com Autores–Editores de Publicações Recentes em Comunicação

1.2 Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados em 2018 ou no decorrer de 2019)

Intercom Júnior - XV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Expocom - XXVI Jornada de Pesquisa Experimental em Comunicação

Obs. Somente os trabalhos vencedores da Etapa Regional da Expocom, realizada nos Congressos Regionais da Intercom no primeiro semestre do ano, poderão ser inscritos na Expocom Nacional.


DESCRIÇÃO DOS EVENTOS

GPs Intercom - XIX Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação

Para saber qual Grupo de Pesquisa poderá apreciar e acolher o seu paper consulte as palavras-chave e as ementas dos Grupos de Pesquisa e envie, na forma indicada, seu trabalho à Coordenação que contemple pelo menos uma das palavras-chave do seu trabalho. Caso não encontre nenhuma das palavras-chave de seu trabalho na lista, consulte também as respectivas seções temáticas, procurando um tema ou área do campo da Comunicação desenvolvidas em algum dos GP, com a qual seu trabalho se possa identificar.

Os Grupos de Pesquisa (GP), agrupados por grandes áreas (Divisões Temáticas), são os seguintes:

DT 1 – JORNALISMO
GP Gêneros Jornalísticos
GP História do Jornalismo
GP Jornalismo Impresso
GP Teoria do Jornalismo
GP Telejornalismo

DT 2 – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
GP Publicidade e Propaganda

DT 3 – RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

DT 4 – COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
GP Cinema
GP Estudos de Televisão e Televisualidades
GP Fotografia
GP Ficção Seriada
GP Rádio e Mídia Sonora

DT 5 – MULTIMÍDIA
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas
GP Comunicação e Cultura Digital
GP Games

DT 6 – INTERFACES COMUNICACIONAIS
GP Comunicação e Educação
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação e Culturas Urbanas
GP Comunicação, Música e Entretenimento
GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade
GP Produção Editorial

DT 7 – COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA
GP Comunicação para a Cidadania
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
GP Geografias da Comunicação
GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros

DT 8 – ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Comunicação, Imagem e Imaginário
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Políticas e Estratégias de Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Teorias da Comunicação
GP Comunicação e Religião

Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o XIX Encontro dos Grupos de Pesquisa. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. O pesquisador que for selecionado para apresentar trabalho nos Grupos de Pesquisa se compromete a participar de todas as sessões do referido GP e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. A presença do pesquisador em todos os dois dias de apresentações de trabalho nos grupos é obrigatória.

Nos trabalhos em coautoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos grupos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado no GP pelo autor com a qualificação exigida. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo autor qualificado para participar das reuniões do GP como expositor.

Coordenadora geral: Profa. Dra. Nair Prata (UFOP)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos aos Grupos de Pesquisa (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

Publicom – XIV Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

O que é: Espaço destinado ao lançamento de novas publicações – livros, revistas, portais e outros produtos de difusão acadêmica – de autoria de sócios e de participantes inscritos no congresso anual da Intercom, possibilitando aos autores ou editores a apresentação de suas obras e ensejando o diálogo com leitores ou usuários potenciais.

Como inscrever: As propostas de lançamento deverão ser encaminhadas com título, resumo geral da obra, o nome do proponente e, se for o caso, o nome da pessoa credenciada para a apresentação. Dentro do arquivo em Word contendo a proposta de lançamento, deve-se inserir uma foto da capa da publicação, a ser incluída no catálogo Autores da Intercom – 2019. Os produtos eletrônicos de difusão acadêmica – sites, portais, multimídia – devem indicar o título da peça ou o endereço na Web e uma breve descrição do produto e dos principais objetivos de sua criação. Os mini currículos acadêmicos ou profissionais de todos os integrantes devem ser encaminhados conforme as normas gerais para o envio de trabalho, no respectivo modelo.

Onde apresentar: Os lançamentos serão agrupados em sessões correspondentes, de acordo com as Divisões Temáticas (DTs) que congregam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o livro, consulte as ementas das Divisões temáticas dos GPs. São elas:

DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Comunicação Multimídia
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
DT 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Coordenadora: Profa. Dra. Roseméri Laurindo (FURB)

Modelo-padrão para submissão de propostas de lançamentos ao Publicom (é obrigatório formatar a proposta de lançamento de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)

Intercom Júnior - XV Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher pesquisas elaboradas nos cursos de graduação em comunicação, em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, encaminhadas diretamente pelo aluno.

Atenção: É obrigatória a presença de um professor orientador na coautoria dos trabalhos submetidos ao Intercom Jr. No momento da submissão do trabalho, o aluno deve indicar o nome e e-mail do orientador.

Como fazer: Os relatos devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com as Áreas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho consulte as ementas dos IJs aqui. São elas:

IJ01 – Jornalismo
IJ02 – Publicidade e Propaganda
IJ03 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ04 – Comunicação Audiovisual
IJ05 – Comunicação Multimídia
IJ06 – Interfaces Comunicacionais
IJ07 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ08 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Coordenadora-geral: Profa. Dra. Sônia Pessoa (UFMG)

Modelo-padrão para submissão de trabalhos ao Intercom Júnior (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento)


Expocom – XXVI Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: Espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social, selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica.

Como fazer: Somente os trabalhos vencedores da etapa regional da Expocom nos congressos regionais da Intercom - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul podem ser apresentados na EXPOCOM Nacional. O aluno líder do trabalho vencedor deve preencher a ficha de inscrição do Intercom Nacional e não deve efetuar o pagamento da taxa. O aluno líder do trabalho vencedor da etapa regional tem isenção na etapa nacional. Os demais coautores que tiverem interessem em receber certificados e/ou participar do evento devem efetuar o pagamento da taxa. O trabalho será migrado de forma automática do regional para o nacional.

Coordenadores: Jornalismo: Mirna Tonus (UFU); Publicidade e Propaganda: João Carlos Picolin (Claretianas); Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Lírian Meneghel (Unipampa); Cinema e Audiovisual: Genio Nascimento (UAM); Produção Transdisciplinar: Aleta Dreves (UFAC); Rádio, TV e Internet: Marcelo Briseno (UMESP); Coordenação Geral: Fernando Ferreira de Almeida (INTERCOM).

Para mais informações sobre o Expocom, clique aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br