Tema: Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital


VIII INTERCOM NORTE
Data: 14 a 20 de junho de 2009
Local: Urion, Porto Velho, RO

XI INTERCOM NORDESTE
Data: 14 a 16 de maio de 2009
Local: UFPI, Teresina, PI


XI INTERCOM CENTRO-OESTE
Data: 4 a 6 de junho de 2009
Local: IESB, Brasília, DF


XIV INTERCOM SUDESTE
Data: 7 a 9 de maio de 2009
Local: UFRJ, Rio de Janeiro, RJ


X INTERCOM SUL
Data: 28 a 30 de maio de 2009
Local: FURB, Blumenau, SC


É com satisfação que a Intercom apresenta o VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Resulta do esforço coletivo de professores da UNIRON - Faculdade Interamericana de Porto Velho, mais uma instituição do país que aceitou o desafio de sediar um congresso regional, contando com o apoio da Sinapse Pesquisa.

Há mais de 20 anos, a Intercom iniciou esse processo de interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da comunicação. Primeiro foram os Simpósios Regionais, conhecidos como SIPECs, encontros que por mais de 10 anos mobilizaram pesquisadores, professores e estudantes, criando um espaço para atualizar o debate sobre o estado da arte e as tendências da pesquisa em Comunicação de cada região. Em 2006, a Intercom substitui os SIPECs pelos Congressos Regionais, com o objetivo de estimular a produção científica existente nos diversos espaços de ensino, pesquisa e produção comunicacional. A mudança trouxe uma inovação importante: os congressos regionais discutem, agora, o tema central do Congresso Nacional. A sistemática de debate da temática nessas duas instâncias instaurou um campo fértil para o diálogo plural entre diferentes perspectivas regionais numa conjuntura marcada pela globalização.

Em 2009, os pesquisadores da região Norte foram convidados a refletir sobre o tema central escolhido para o Congresso Nacional da Intercom: Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. O resultado está neste Anais que agrupa artigos, relatos de pesquisa e papers sobre cultura global, identidade cultural, tecnologias da informação e da comunicação, digitalização da mídia, políticas públicas na sociedade em rede e interfaces entre comunicação e educação.

Ao propor a discussão sobre as interconexões entre a era digital e os impactos nas esferas da cultura e da educação, a Intercom incentiva pesquisadores a compreenderem como os dispositivos de comunicação e informação digitais que permitem interconectar o planeta em tempo real podem unificar crenças, valores, estilos de vida, padrão de consumos e, fundamentalmente, a competitividade entre mercados. Sinaliza para a necessidade do debate sobre como essa transformação, radical e profunda, afeta o cotidiano, as identidades culturais, a vivência e experiência das dimensões sobre o tempo e o espaço em nível regional, as formas de perceber e conhecer o mundo e, especialmente do ponto de vista da educação, as maneiras originais de produção do conhecimento.

Ao focar a digitalização na perspectiva da cultura e da educação, a Intercom quer convergir as visões do debate regional e nacional sobre as interfaces entre tecnologia e condição da vida humana e sua articulação com a comunicação, linguagem e cidadania.

O VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte é um bom exemplo desse diálogo convergente fundamentado no pluralismo de idéias.

Nelia R. Del Bianco
Vice-presidente da Intercom

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br