Tema: Comunicação e educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação


XV INTERCOM NORTE
06 a 08 de julho
Local: UFRR – Boa Vista (RR)



XVIII INTERCOM NORDESTE
07 a 09 de julho
Local: UNIFAVIP – Caruaru (PE)


XVIII INTERCOM CENTRO-OESTE
19 a 21 de maio
Local: PUC – Goiânia (GO)


XXI INTERCOM SUDESTE
17 a 19 de junho
Local: CEUNSP – Salto (SP)



XVII INTERCOM SUL
26 a 28 de maio
Local: PUC – Curitiba (PR)


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom está cada vez mais presente em todas as regiões do Brasil, fato este impulsionado em grande medida pela realização dos Congressos Regionais, que se consolidam a cada ano como fóruns de difusão e compartilhamento da produção científica gerada atualmente no campo da comunicação.

Apresentando como tema central neste ano de 2016, “Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação” , os debates, sempre de caráter analítico e propositivo, são pautados pelas reflexões de especialistas e convidados de referência regional e nacional, com olhares diversos sobre as formas de representação da cidade na contemporaneidade em seus respectivos territórios.

Em uma cultura midiatizada, a visibilidade e a invisibilidade da urbe são construções simbólicas decorrentes não apenas das práticas de vida, mas também dos simulacros que a mídia produz ao pautar a sintaxe do ver no processo de espetacularização das formas de organização espacial, gregária e social das cidades.

Caracterizados antes de tudo como reuniões científicas voltadas a promover a reflexão sobre questões mais próximas às realidades vividas, os Congressos Regionais da Intercom possibilitam a participação de pesquisadores de todos os níveis.

Legitimados como espaços expressivos de debates capazes de mapear as tendências e perspectivas na área, produzem diagnósticos importantes para a compreensão das diferentes realidades da cadeia produtiva midiática e apontam caminhos no sentido de buscar avanços para a construção de uma sociedade mais democrática no acesso à informação de qualidade.

As trocas de ideias e experiências ocorrem por meio de painéis, mesas, oficinas, minicursos, atividades culturais... E o compartilhamento da produção científica dos participantes tem lugar nas Divisões Temáticas, com apresentação e discussão das investigações atualmente em desenvolvimento. A expressiva participação de estudantes de graduação com seus projetos inovadores na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – Expocom – e seus trabalhos de pesquisa na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação – Intercom Jr. – é sempre o destaque dos Congressos Regionais, fortalecendo o propósito e apresentação à comunidade acadêmica de novos pesquisadores.

Ambiente de fomento ao intercâmbio entre acadêmicos e profissionais interessados em atividades diversas como jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio e TV, cinema, produção editorial, internet, games, os Congressos Regionais da Intercom são espaços privilegiados não apenas de difusão de conhecimento, mas também de aproximação da academia com os segmentos produtivos. E como resultado direto, observa-se o estímulo à descentralização e o maior equilíbrio na produção de ciência na área da Comunicação em âmbito nacional.

Ana Silvia Lopes Davi Médola

Vice-Presidente da Intercom

Coordenadora dos Congressos Regionais da Intercom 2016

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br