Calendário e taxas | Chamada de trabalhos | Normas
Área reservada (pagamento/submissão de trabalhos)
ANAIS | Finalistas Expocom

Chamada de trabalhos Regional Sul 2017


QUEM E ONDE APRESENTAR TRABALHOS

1. Doutores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos, Especialistas, Graduados, Professores e Pesquisadores:
- Divisões Temáticas (DTs)

2. Estudantes de graduação e recém-graduados (2015-2016):
- Intercom Júnior (IJ) – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
- Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação


DESCRIÇÃO DE EVENTOS

1. Divisões Temáticas (DTs)

O que é: Consiste no agrupamento de diversos temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da comunicação. Assim, os trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador podem ser inscritos em uma das oito subáreas.

Como fazer: A inscrição será feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos assessores indicados pelo Coordenador Regional do Evento e pelo representante da Intercom na região, que comunicará ao interessado o aceite respectivo. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para as Divisões Temáticas. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. O pesquisador que for selecionado para apresentar trabalho se compromete a participar de todas as sessões e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. Nos trabalhos em coautoria é possível submeter à apreciação um trabalho feito em parceria com autor(es) sem a qualificação acadêmica exigida nos grupos, mas, se for selecionado, o trabalho só poderá ser apresentado na Divisão Temática pelo autor com a qualificação exigida. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo autor qualificado para participar como expositor.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com subáreas temáticas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho consulte as ementas das subáreas das Divisões Temáticas. São elas:

DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Comunicação Multimídia
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
DT 8 – Estudos Interdisciplinares

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão de trabalhos (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


2. Intercom Júnior - Jornada de Iniciação Científica em Comunicação

O que é: Espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação, seja em projetos de iniciação científica (PIBIC), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

Como fazer: Os relatos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo ou estudos profissionais devem ser escritos em Word, seguindo rigorosamente as especificações constantes no respectivo modelo-padrão. A inscrição será feita online, pelo autor, cabendo o julgamento dos trabalhos aos assessores indicados pelo Coordenador Regional do Evento, que comunicará ao interessado o aceite respectivo. Cada pesquisador só poderá encaminhar um trabalho de sua autoria para o Intercom Junior. São admitidas exceções no caso de coautoria, quando podem ser submetidos até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro não ou que, sendo ambos em coautoria, o sejam com coautores diferentes. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. O trabalho, em qualquer hipótese, só poderá ser apresentado na sessão de trabalho do grupo pelo autor qualificado para participar como expositor. Os autores dos trabalhos não aceitos poderão participar do evento como ouvintes.

Onde apresentar: Os trabalhos serão apresentados em sessões correspondentes de acordo com subáreas temáticas que agrupam os diversos campos comunicacionais na área científica da Intercom. Para melhor compreensão de onde apresentar o trabalho, consulte as ementas das subáreas temáticas do Intercom Junior. São elas:

IJ 1 – Jornalismo
IJ 2 – Publicidade e Propaganda
IJ 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
IJ 4 – Comunicação Audiovisual
IJ 5 – Comunicação Multimídia
IJ 6 – Interfaces Comunicacionais
IJ 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
IJ 8 – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Clique para fazer download do modelo-padrão para submissão de trabalhos (é obrigatório formatar o trabalho de acordo com este modelo-padrão e, sobretudo, utilizar o papel timbrado específico deste evento).


3. Expocom – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

O que é: É uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação. Os trabalhos participantes da Expocom devem obrigatoriamente ser realizados sob a orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da IES (Instituição de Ensino Superior) e obrigatoriamente realizados no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação. Exceção apenas para as modalidades de agências juniores das categorias de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Não é permitida a submissão de produtos desenvolvidos em estágios em empresas, mesmo os que possam ter sido supervisionados pelas universidades, produtos oriundos de projetos de extensão, de pesquisa e programas de treinamento ou de educação tutorial que não tenham sido produzidos no âmbito de uma disciplina acadêmica do currículo do Curso de graduação, nem de produtos institucionais gerados na IES, mesmo que tenham a participação de alunos (bolsistas ou voluntários). Para conhecer as categorias e modalidades do prêmio consultar o REGULAMENTO.

Como fazer: A IES faz a indicação - via sistema - do trabalho selecionado. A submissão do trabalho será feita on-line, pelo aluno líder indicado pela IES, em conformidade com regras estabelecidas em edital. Na hipótese de coautoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no congresso. Antes de formatar o trabalho é essencial a leitura atenta do regulamento. Trabalhos que não seguirem as especificações serão automaticamente desclassificados.

Onde apresentar: Os trabalhos classificados pelo júri virtual serão apresentados durante o Congresso Regional em sessões públicas, onde os autores individuais ou líderes de equipe deverão fazer apresentação oral sobre a natureza experimental da pesquisa e das estratégias metodológicas empregadas. Para fins de emissão de certificados somente serão considerados coautores os membros das equipes inscritos regularmente no congresso. Os trabalhos vencedores, em cada modalidade, estão aptos a participar da EXPOCOM Nacional.

Antes de enviar seu trabalho, leia o regulamento do Expocom!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br