GP Comunicação e Religiões


Ementa

Linguagens, práticas, e presença das religiões e do religioso nos diferentes processos comunicacionais e sua interface com as dinâmicas culturais e de poder na contemporaneidade. Representações sociais de diferentes confissões e práticas religiosas em processos e produtos midiáticos. Interações de instituições, movimentos religiosos proporcionados pelos meios de comunicação. Apropriações discursivas, verbais e não-verbais, que os distintos grupos religiosos fazem por meio de interações entre comunicação e religiões.

Palavras-chave: religiões; religiosidades; cultura; comunicação; mídias; mediações.

E-mail do grupo: gp.religiao@intercom.org.br

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Coordenadora: Magali do Nascimento Cunha (ISER)

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Vice-coordenador: Ricardo Costa Alvarenga (SIGNIS)

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ATIVIDADES BIMESTRAIS DO GP

Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura (encontros de estudos e colóquios de pesquisa), Seminários em Comunicação e Religião. Realizadas com a participantes dos integrantes do GP, presencialmente no Centro Cultural José Marques de Melo (Intercom, Pinheiros/São Paulo) e on-line, abertas à participação de interessados/as.

PUBLICAÇÕES COLETIVAS EM FASE DE PRODUÇÃO

Dicionário em Comunicação e Religiões – uma obra de fôlego, inédita no Brasil, projetada pelo GP em parceria com a UNASPRESS, Editora do Centro Universitário Adventista. Uma produção, em perspectiva interdisciplinar, que representa importante contribuição a pesquisadores/as e interessados/as no tema (profissionais de comunicação, entre outros). Foram realizados três Seminários Eixos Temáticos em Comunicação e Religião (2018 e 2019), reunindo em média, 20 pesquisadores/as na temática de todas as regiões do Brasil, para, a partir dos conceitos-chave identificados nas discussões (embasadas nas próprias pesquisas e em levantamento denso de integrantes do GP no Banco de Teses e Dissertações da CAPES), definir os eixos-temáticos geradores dos verbetes. A previsão é a finalização da produção para lançamento no Congresso Nacional Intercom em 2021.

PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

CUNHA, Magali do N., STORTO, Letícia J. (orgs). Comunicação, Linguagens e Religiões . Tendências e perspectivas na pesquisa. Curitiba: Sintagma, 2020. Disponível em: www.syntagmaeditores.com.br/Livraria/Book

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA:

ASSMANN, Hugo. A Igreja Eletrônica e seu impacto na América Latina. Petropólis: Vozes, 1986.

BELOTTI, Karina Kosicki, CUNHA, Magali do Nascimento (orgs). Mídia, Religião e Cultura. Percepções e Tendências em Perspectiva Global. Curitiba: Prismas, 2016.

BORELLI, Viviane (org). Mídia e Religião. Entre o mundo da fé e o do fiel. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

CUNHA, Magali do Nascimento. A Explosão Gospel. Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico contemporâneo. Rio de Janeiro: Mauad, 2007.

FONSECA, Alexandre Brasil. Evangélicos e Mídia no Brasil. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco; Curitiba: Faculdade São Boa Ventura

HOOVER, Stewart. Religion in the media age. Abindgon: Routledge, 2006.

______. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático. Comunicação & Sociedade, vol. 35, n. 2, p. 41-68, 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/viewArticle/4906. Acesso: 20 jun 2016.

KLEIN, Alberto. Imagens de culto e imagens de mídia. Interferências midiáticas no cenário religioso. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Mídia, religião e sociedade: Das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2017.

MELO, José Marques de, Gobbi, Maria Cristina, Endo, Ana Claudia. Mídia, Religião e Sociedade do Espetáculo. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO/Metodista para a Comunicação e o Desenvolvimento Regional/UMESP, 2007.

MIKLOS, Jorge. Ciber-religião. A construção de vínculos religiosos na cibercultura. Aparecida: Ideias&Letras, 2012.

PUNTEL, Joana. Cultura midiática e igreja. Uma nova ambiência. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2005.

SBARDELOTTO, Moisés. E o verbo se fez rede. Religiosidades em resconstrução no ambiente digital. São Paulo: Paulinas, 2017.

SBARDELOTTO, Moisés. E o verbo se fez bit. A comunicação e a experiência religiosas na internet. Aparecida: Santuário, 2012.

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