GP Cinema


Ementa

O Grupo de Pesquisa trabalha com Estudos de Cinema contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologia, análise estética e teórica, relação do cinema com outras artes, preservação, procurando compreender seus efeitos socioculturais, políticos e econômicos. Os novos protocolos de segurança sanitária agudizaram os conflitos entre o global e o local, criando novos polos de produção e audiências de nicho, além de diversificarem os dispositivos de produção, exibição e distribuição desses conteúdos. Essas questões vêm impactando diretamente sobre o fazer cinema e representação nas telas, enfatizando questões como a violência de gênero e étnica.

Palavras-chave: gêneros cinematográficos; análise fílmica; história e teoria do cinema; linguagem e estética cinematográfica; som e imagem no cinema.

E-mail do grupo: gp.cinema@intercom.org.br

Facebook: facebook.com/Cinema/

Coordenadora: Luiza Cristina Lusvarghi (Unicamp)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

CANEPA, Laura Loguércio; SOUZA, Gustavo; NASCIMENTO, Genio (Org). I Estudos de Cinema Intercom, São Paulo: Intercom, 2015

LUSVARGHI, Luiza; ALVIM, Luiza Beatriz; NASCIMENTO, Genio (org). Cinema, Representação e Relações de Gênero . São Paulo, Intercom e E-Galáxia, 2018.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AUMONT, Jacques. O olho interminável : cinema e pintura. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo : Cosac & Naify, 2004.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 1995.

BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Prefácio e apêndice: Ismail Xavier. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

BURCH, Noël. Praxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org.). O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa : Texto & Grafia, 2011.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder, a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Tradução: Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira, Rubens Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro Cinema: espetáculo, narração e domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 1995.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo – Cinema II. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro; revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

GALLOWAY, Patrick. Stray dogs & Lone Wolfs: The samurai film handbook. Albany: Stone Bridge Press, 2005.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Brasília: 2007.

SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. A Literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

XAVIER, Ismail (Org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br