Ementa
O Grupo de Pesquisa trabalha com Estudos de Cinema contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologia, análise estética e teórica, relação do cinema com outras artes, preservação, procurando compreender seus efeitos socioculturais, políticos e econômicos. Os novos protocolos de segurança sanitária agudizaram os conflitos entre o global e o local, criando novos polos de produção e audiências de nicho, além de diversificarem os dispositivos de produção, exibição e distribuição desses conteúdos. Essas questões vêm impactando diretamente sobre o fazer cinema e representação nas telas, enfatizando questões como a violência de gênero e étnica.
Palavras-chave: gêneros cinematográficos; análise fílmica; história e teoria do cinema; linguagem e estética cinematográfica; som e imagem no cinema.
E-mail do grupo: gp.cinema@intercom.org.br
Facebook: facebook.com/Cinema/
Coordenadora: Luiza Cristina Lusvarghi (Unicamp)
Vice-coordenadora: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)
PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP
CANEPA, Laura Loguércio; SOUZA, Gustavo; NASCIMENTO, Genio (Org). I Estudos de Cinema Intercom, São Paulo: Intercom, 2015
LUSVARGHI, Luiza; ALVIM, Luiza Beatriz; NASCIMENTO, Genio (org). Cinema,
Representação e Relações de Gênero
. São Paulo, Intercom e E-Galáxia, 2018.
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
AUMONT, Jacques. O olho interminável : cinema e pintura. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo : Cosac & Naify, 2004.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 1995.
BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Prefácio e apêndice: Ismail Xavier. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
BURCH, Noël. Praxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (Org.). O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa : Texto & Grafia, 2011.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder, a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Tradução: Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira, Rubens Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.
COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro Cinema: espetáculo, narração e domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 1995.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo – Cinema II. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro; revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
GALLOWAY, Patrick. Stray dogs & Lone Wolfs: The samurai film handbook. Albany: Stone Bridge Press, 2005.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Brasília: 2007.
SHOHAT, Ella. STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
STAM, Robert. A Literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
XAVIER, Ismail (Org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2003.
SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).