GP Comunicação e Trabalho


Ementa

"Parte-se do ponto de vista de que entre todos os trabalhadores e, especificamente, entre os profissionais da comunicação existe de comum o uso dos meios digitais para o trabalho e para as demais atividades cotidianas. Esses atravessamentos e interações, viabilizados pelos artefatos tecnológicos contemporâneos, têm especificidades demarcadas pelas lógicas econômicas de extração do valor trabalho e implicações que atingem as normas e rotinas produtivas, os perfis e as identidades profissionais, a emergência de novas profissões, transformando o conjunto da sociedade. O trabalho é assim conceito chave junto com a comunicação para se compreender o mundo contemporâneo. As pesquisas em comunicação ao considerarem o binômio comunicação e trabalho ganham perspectiva transdisciplinar, configurando-se como área do conhecimento capaz de responder aos enormes problemas que a sociedade enfrenta."

Palavras-chave: comunicação e trabalho; meios de produção; plataforma; trabalho digital; comunicação digital; atividade linguageira;

E-mail do grupo: gp.comunicacaoetrabalho@gmail.com

Coordenadora: Roseli Figaro (USP)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Claudia Nonato (USP)

Currículo lattes







PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

NONATO, Cláudia; FIGARO, Roseli; GROHMANN, Rafae; LELLO, T. V. Comunicação e Trabalho no Contexto de Plataformização e da Desinformação: Um diálogo com pesquisadores. In: PRATA, Nair et al. (org.). Comunicação e ciência: reflexões sobre a desinformação. 1ed. São Paulo: Intercom, 2022, v. 1, p. 51-78.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br