GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas


Ementa

Estudo das culturas comunicacionais urbanas na contemporaneidade, privilegiando-se discussões sobre: produção cultural articulada a cenários urbanos, rurbanos e juvenis; práticas de consumo na/da cidade; manifestações midiáticas vinculadas à reflexão sobre culturas urbanas; ressonância dos produtos materiais e simbólicos na vida cotidiana; práticas culturais de fãs e manifestações de subculturas juvenis; hibridismos e miscigenações; cultura pop e experiências de cidade; conexões entre imagens/imaginários e os novos sensóreos inerentes ao urbano; juvenilização da cultura; usos da cidade; tecnicidades, atravessamento pelas tecnologias e sua experiência estética; a(r)tivismos e práticas políticas; sonoridades e (audio)visualidades; performance e cultura visual; liminaridades das culturas urbanas; corpo, corporalidades e corpo político; perspectivas decoloniais e interseccionais do urbano.

Palavras-chave: culturas urbanas; culturas juvenis; tecnicidades; consumos; corporalidades; a(r)tivismos.

E-mail do grupo: gp.culturas.urbanas@intercom.org.br

Facebook: facebook.com/gpcomunicaculturbana/

Coordenação: Fernanda Elouise Budag (FAPCOM/USJT)

Currículo lattes






Vice-coordenação: Thiago Tavares das Neves (ESPM/UFRN)

Currículo lattes






PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS COLETIVAMENTE PELO GP

BORELLI, Silvia e FREITAS, Ricardo. Comunicação e culturas urbanas. São Paulo: EDUC, 2009.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. (3 volumes).

BORELLI, S. e FREITAS, R. (orgs.). Comunicação, narrativas e culturas urbanas. São Paulo: EDUC, 2009.

BORELLI, S. e FREIRE FILHO, J. (orgs.). (Orgs). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

BORELLI, S.; ROCHA, R.M.; OLIVEIRA, R. C. Jovens na cena metropolitana: percepções, narrativas e modos de comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009.

CANCLINI, N G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais na globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.

CANCLINI, N. G. et al. (Eds.) Jóvenes, Culturas Urbanas y Redes Digitales. Madrid: Ariel/Telefonica, 2012.

CANEVACCI, M. A cidade polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano – Artes de Fazer. vol.1. Petrópolis: Vozes, 1994.

CRUCES, F. (coord). Cosmópolis: nuevas maneras de ser urbanos. Barcelona: Gedisa, 2016.

DELGADO, M. 1999. El animal publico - hacia una antropología de los espacios urbanos. Barcelona: Anagrama.

MARTIN-BARBERO, J. Jóvenes entre el palimpsesto y el hipertexto. Barcelona: NED Ediciones, 2017.

Reguillo, R. Estrategias del desencanto - emergencia de las culturas juveniles. Bogotá: Norma, 2000.

ROCHA, E.; PEREIRA, C. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

SILVA, A. Imaginários urbanos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2011.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br