GP Estudos de Televisão e Televisualidades


Ementa

Considerando televisualidade enquanto mimetização ou lembrança de aspectos televisuais em outras mídias, suportes e fluxos, assim como o comparecimento, a ingerência ou a lembrança das lógicas operacionais, das estéticas e da linguagem da TV nesses outros dispositivos, o GP compreende os estudos de televisão como mídia e como televisualidade replicada em diferentes materialidades. Assim, são acolhidos estudos sobre a produção, circulação e recepção de conteúdos televisivos; sobre programas, gêneros, discursos e formatos de TV; e sobre o impacto do estágio da técnica e da cultura sobre a TV. O GP acolhe estudos que revisam teorias e métodos de pesquisa sobre televisão e televisualidades, os estudos relacionados à natureza tecnocultural, discursiva, ética e estética de produtos ou conteúdos; estudos históricos, arqueológicos e memoriais da televisão, e sua relação com outras mídias.

Palavras-chave: TV, televisualidades, estéticas televisivas, tecnocultura televisual, história dos meios audiovisuais, vídeo multiplataforma.

E-mail do grupo: gp.estudos.televisao@intercom.org.br

Grupo de discussão: tv-televisualidades@googlegroups.com

Site: www.televisaoetelevisualidades.com.br

Coordenador: Gustavo Daudt Fischer (Unisinos)

Currículo lattes






Vice-coordenador: Francisco Machado Filho (FAAC)

Currículo lattes









BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, François. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.

KILPP, Suzana. Ethicidades televisivas. Sentidos identitários na TV: moldurações homológicas e tensionamentos. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Senac, 2000.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Massachussets: The MIT Press, 2001.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1987.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem: understanding media. São Paulo: Cultrix, 1964.

WILLIAMS, Raymond. Television: Technology and Cultural Form. Padstow: Routledge Classics, 1974.

KILPP, Suzana. Imagem-Duração e Teleaudiovisualidades na Internet. Curitiba: Appris, 2018.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br