ATENÇÃO: ESSAS INFORMAÇÕES SÃO PARA O INTERCOM JÚNIOR DO CONGRESSO NACIONAL

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). A atividade se dá em dois momentos distintos ao longo de cada ano: no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Os trabalhos inscritos, tanto nos congressos regionais quanto no nacional, devem seguir as divisões do Intercom Júnior (IJs) e suas ementas, estabelecidas também para os grupos de pesquisa.

INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Para participar do Intercom Júnior, os graduandos e recém-graduados devem, após o pagamento da taxa e a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos à apreciação no site dos congressos regionais e nacional. Os papers devem ter entre dez e quinze páginas e seguir as normas de formatação e o template do congresso, também disponíveis nos sites de cada evento e da Intercom.

Após a inscrição, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico, formado por professores-pesquisadores sócios da Intercom, sob a coordenação de cada divisão temática ligada ao Intercom Júnior.

Ressalta-se que o objetivo do Intercom Júnior é o estímulo à atividade de pesquisa ainda na graduação, para formação de jovens pesquisadores. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS CONGRESSOS

Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no congresso em que foi inscrito. Essa apresentação seguirá o tempo estabelecido pelo coordenador da atividade (15 minutos), bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. A divisão, dentro dos IJs, se dará pela afinidade entre as temáticas dos trabalhos inscritos, formando-se, assim, mesas de discussão e trabalho.

Todas as mesas no congresso nacional serão acompanhadas pelo coordenador de cada IJ ou por pessoa que ele tenha designado, caso existam sessões simultâneas daquele IJ. Além dos coordenadores, participarão das mesas todos aqueles que apresentem trabalho e um ou dois professores-pesquisadores convidados pelo coordenador, de acordo com sua afinidade com a temática em discussão. Devem participar das sessões também os demais inscritos no IJ determinada e os interessados na temática em debate inscritos no congresso.

Reitera-se a obrigatoriedade de apresentação do trabalho pelo autor ou por um dos coautores acadêmicos. Recomenda-se, ainda, a participação do professor-orientador, quando houver.

COORDENAÇÃO

O Intercom Júnior é coordenado pelo diretor científico adjunto, função ligada à diretoria científica da Intercom. No triênio 2020-2023, esses cargos são ocupados pelos professores-pesquisadores Hendryo André (UFPR) (hendryoandre@gmail.com) e Sílvio Simon (simon@univille.br), diretores científicos adjuntos e coordenadores geral do Intercom Júnior.

Cabe à diretoria científica designar, com aprovação da diretoria executiva, os coordenadores de cada IJ no período de sua gestão. O nome dos coordenadores pode ser consultado na Ementa de cada IJ, disponível abaixo e no menu lateral.

Ementas

Aos coordenadores do Intercom Júnior cabe também a responsabilidade de avaliar as atividades realizadas ao longo do congresso nacional e dar apoio à avaliação, à formação das mesas e às atividades concernentes ao IJ nos encontros regionais.

E-book ANUAL DA INTERCOM JÚNIOR

Os artigos apresentados no Intercom Júnior (IJ) são avaliados por uma comissão constituída pelos coordenadores do IJ e pela diretoria científica. A comissão escolhe o melhor artigo de cada IJ, que fará parte do e-book a ser lançado no congresso do ano seguinte.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br