EXPOCOM 2022: ETAPAS REGIONAIS EM CONTAGEM REGRESSIVA

6 de abril de 2022

Os prazos para concorrer nas etapas regionais Expocom 2022 – prêmio de pesquisa experimental da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) – começam a vencer nesta semana. A primeira região a encerrar o prazo é o Nordeste, que recebe indicações e submissões de trabalhos até domingo, 10 de abril. Já na próxima quarta (13), termina o prazo do Expocom Sudeste. Nas semanas seguintes, será a vez do Norte (19/04), Centro-Oeste (26/04) e Sul (04/05).

Podem participar do Expocom trabalhos de cunho experimental desenvolvidos na graduação no ano-calendário e no ano letivo de 2021. O processo para inscrever trabalhos na competição segue o mesmo dos anos anteriores: primeiro, a instituição de ensino superior (IES) faz a indicação dos trabalhos para, só então, os(as) alunos(as) líderes desses trabalhos fazerem a submissão. Como o Expocom faz parte da programação dos congressos regionais da Intercom, é necessário que os(as) alunos(as) líderes se inscrevam no congresso de sua região para poderem submeter.

A grande novidade neste ano é o sistema, que foi alterado e ficou mais simples. Para indicar trabalhos, professores(as), orientadores(as) ou coordenadores(as) de curso só precisam preencher corretamente todos os campos do formulário de indicação. Para saber mais, visite a seção Indicações IES no Portal Intercom, que disponibiliza todas as informações e um tutorial.

Após a indicação, o(a) aluno(a) líder de cada trabalho já pode fazer a submissão, desde que esteja devidamente inscrito(a) no congresso regional. Um detalhe muito importante: caso a opção seja pelo boleto bancário, é necessário fazer a inscrição com, pelo menos, três dias de antecedência para não perder o prazo de submissão. Além dos tutoriais de inscrição e submissão, os(as) estudantes podem tirar dúvidas na gravação da live realizada pela coordenação do Expocom no último dia 30 de março.

Antes de mais nada, porém, é preciso dar atenção ao Regulamento do Expocom 2022 e à ementa da modalidade em que se enquadra cada trabalho. "O fundamental é que professores leiam o Regulamento e o Ementário antes de definir os trabalhos indicados e, portanto, concorrentes em cada modalidade, e que os estudantes façam o mesmo antes de submeter o texto do formulário e o produto. Com isso, já é evitada a maior parte dos problemas que nós temos, tradicionalmente, com a desclassificação de produções", destaca a professora Ariane Pereira (Unicentro), coordenadora geral do Expocom e diretora Cultural da Intercom.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: VIRTUAL OU PRESENCIAL

Em 2022, a Intercom volta a realizar seus cinco congressos regionais, que foram substituídos pelo Encontro Inter-regiões Intercom (virtual) nos últimos dois anos devido à pandemia de covid-19. Assim, o Expocom também volta a realizar cada etapa regional no congresso da respectiva região.

Três dos cinco congressos regionais estão previstos para ocorrer presencialmente: o Intercom Nordeste, 18 a 20 de maio na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), em Salvador, Bahia; o Intercom Sudeste, 26 a 28 de maio na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Poços de Caldas, Minas Gerais; e o Intercom Sul, de 16 a 18 de junho na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O Intercom Nordeste já confirmou a realização presencial, enquanto os demais farão a confirmação até um dia antes do encerramento das inscrições.

Devido a fatores como cobertura vacinal, distâncias geográficas e infraestrutura das instituições anfitriãs, os outros dois congressos regionais serão realizados integralmente on-line: o Intercom Norte, organizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), será entre 2 e 4 de junho; e o Intercom Centro-Oeste será de 9 a 11 de junho, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Portanto, os(as) estudantes do Nordeste, Sudeste e Sul já podem se preparar para fazer a apresentação dos trabalhos presencialmente, durante os congressos. Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, a apresentação deverá ser gravada em vídeo, a ser enviado após a classificação dos finalistas. Vale ressaltar que todos os participantes – tanto dos eventos virtuais quanto dos eventos presenciais – deverão enviar o vídeo de apresentação, como precaução para qualquer eventualidade.

RECOMENDAÇÕES

Aqui vão algumas recomendações dadas pela coordenação durante a Live Tira-Dúvidas:

  • • Podem participar trabalhos realizados na graduação no ano-calendário ou ano letivo de 2021.
  • • Leia atentamente o Regulamento e o ementário do Expocom 2022, que estão disponíveis na página do Expocom no Portal Intercom. Clique aqui para acessar.
  • • Confira o tutorial de indicação, o tutorial de inscrição e o tutorial de submissão.
  • • Ao preencher o formulário, tanto de indicação quanto de submissão, redobre a atenção, pois erros podem desclassificar o trabalho.
  • • No formulário de submissão, os campos de descrição do trabalho são cruciais. Prepare esses textos com cuidado. Nunca use o mesmo texto para trabalhos submetidos em modalidades diferentes.
  • • Cada IES pode indicar apenas um trabalho por modalidade.
  • • Para que o formulário de submissão seja disponibilizado, é preciso que o(a) aluno(a) líder esteja inscrito(a) no congresso regional. É recomendado fazer a inscrição pelo menos três dias antes do encerramento do prazo de submissão caso a opção seja pelo boleto bancário, pois esse meio de pagamento leva mais tempo para compensar do que o cartão de crédito.
  • • Não deixe para a última hora, pois os prazos de submissão não serão prorrogados.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br