EXPOCOM 2023 RECEBE INDICAÇÕES E SUBMISSÕES A PARTIR DE 01/03. CONFIRA AS DATAS E O REGULAMENTO

1º de fevereiro de 2023

Vai começar a 29a edição da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom 2023), mostra competitiva promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) para reconhecer trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação de todo o Brasil. As indicações e submissões serão abertas no Sistema Unificado Intercom no dia 1º de março, então coordenadores(as) de curso, professores(as) e alunos(as) têm todo o mês de fevereiro para estudar o regulamento do prêmio no Portal Intercom e ir se preparando.

“Apesar do fechamento de cursos e universidades, vemos este momento com esperança. Depois de dois anos de ensino remoto, com maiores dificuldades para a produção por parte de alunos, professores e instituições de ensino, a volta à presencialidade em 2022 possibilitou uma retomada das produções experimentais e, com isso, estudantes e docentes estão ávidos por mostrar seus trabalhos e ideias”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral do Expocom. “Participar dessa premiação representa a possibilidade de estudantes, professores e universidades de todas as partes do país mostrarem o que estão pensando em termos comunicacionais. Também é a oportunidade de conhecer o que está sendo feito em outras instituições, contribuindo para a emergência de novas ideias. E, claro: ganhar um Expocom é ter referendada a qualidade e o potencial inovador do trabalho produzido”, completa.

O Expocom 2023 mantém o mesmo fluxo dos anos anteriores, cujos detalhes estão nas Normas Técnicas:

1. As instituições de ensino superior (IESs) selecionam trabalhos experimentais desenvolvidos em seus cursos de graduação (bacharelado e superior tecnológico) em Comunicação nos anos letivos de 2022 e 2023. A recomendação é que façam esse processo já neste mês, de forma que orientadores(as) e alunos(as) tenham tempo hábil para preparar e submeter o material.

2. A partir de 1º de março, as IESs fazem as indicações dos trabalhos para suas respectivas etapas regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Saiba mais sobre indicações aqui.

3. Também a partir de 1º de março, o(a) aluno(a) líder de cada trabalho se inscreve no congresso regional e submete o trabalho no Sistema Unificado Intercom. As informações sobre esse passo, incluindo tutoriais de inscrição e submissão, estão neste link.

→ O prazo para indicação, inscrição e submissão varia de acordo com a região (confira o calendário abaixo).

4. Após a divulgação dos aceites, é hora de alunos(as) líderes e coautores(as) prepararem suas apresentações.

5. As apresentações são realizadas pelos(as) alunos(as) nos respectivos congressos regionais, cujos locais serão definidos em breve e cujas datas já estão marcadas (calendário abaixo). É nesse momento que são escolhidos os trabalhos vencedores das etapas regionais.

6. Os vencedores regionais são automaticamente finalistas da etapa nacional. Aí basta os(as) alunos(as) líderes se inscreverem (gratuitamente) no congresso nacional da Intercom, que será realizado de 4 a 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte.

7. Durante o congresso nacional, os(as) autores(as) apresentam novamente seus trabalhos e os vencedores são anunciados na festa de encerramento do evento.

Confira o calendário e programe-se:


REGULAMENTO EXPOCOM 2023

Uma das novidades do Prêmio Expocom 2023 é que as apresentações dos trabalhos em todas as etapas regionais voltarão a ser 100% em modalidade presencial – no ano passado, as etapas Centro-Oeste e Norte ainda foram virtuais

Outra novidade é a reconfiguração das modalidades, que são as subáreas das seis categorias. “A cada dois anos, a equipe do Expocom revisa as categorias, modalidades e ementas, considerando as observações, críticas e sugestões que recebemos ao longo desse período, bem como a adesão às modalidades e as tendências de produção nas instituições. Nosso objetivo é, sempre, buscar incentivar uma maior participação de instituições, professores e estudantes, contribuindo para o fortalecimento das áreas da Comunicação”, explica a professora Ariane. “Levando em conta todos esses aspectos, algumas modalidades foram excluídas, outras foram desmembradas, e novas foram incluídas. Houve alteração, por exemplo, na categoria Cinema e Audiovisual, que passou de seis para oito modalidades. Também tivemos reformulações na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional, com base, inclusive, em sugestões que solicitamos à Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp). Tivemos, ainda, a inclusão de duas novas modalidades, uma na categoria Produção Transdisciplinar (Empreendedorismo em comunicação) e outra na categoria Rádio, TV e Internet (Planejamento e gestão na web/mídias sociais)”, conta a coordenadora.

Confira a seguir as modalidades, organizadas entre as categorias Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet. Para acessar as ementas, clique aqui.



RECOMENDAÇÕES E DICAS

É de extrema importância que, antes da etapa local e da indicação dos trabalhos selecionados, os(as) coordenadores(as) de curso e professores(as) leiam com atenção o regulamento e o ementário – pois, caso um trabalho não atenda às especificidades da modalidade, ele será desclassificado. Cada IES só pode indicar um trabalho por modalidade, sendo que há regras específicas para instituições com cursos multicampi e a distância.

Outro ponto fundamental a ser observado pelas IESs é o tipo e formato do trabalho. No Expocom, podem concorrer trabalhos desenvolvidos como atividades de componentes curriculares de curso: disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Projetos Experimentais, projetos de extensão vinculados à curricularização da extensão, e produtos criados no âmbito de agências de comunicação integrada, agências-escolas ou agências juniores de jornalismo e de publicidade e propaganda (desde que a agência seja vinculada ao curso e faça parte de sua estrutura curricular). No caso de projetos de extensão não curriculares, eles podem ser inscritos apenas na modalidade PT 16 Projeto de extensão (avulso). E atenção: trabalhos produzidos em ambiente profissional, como estágio, treinamento ou projeto institucional, não podem concorrer no Expocom; o mesmo vale para artigos de iniciação científica, que podem ser submetidos aos congressos regionais e nacional no Intercom Júnior.

Todo trabalho indicado ao Expocom deve ter um(a) aluno(a) líder, que será responsável pela submissão, e um(a) professor(a) orientador(a) que supervisionou sua realização. É importante que os(as) professores(as) orientem os estudantes para o preenchimento do relatório dos trabalhos no momento da submissão. “A avaliação leva em consideração o produto e o relatório. Assim, ambos têm a mesma importância e precisam do mesmo cuidado e rigor. É preciso estar atento, por exemplo, ao número de caracteres e às informações necessárias para a compreensão de todo o processo, desde a concepção até a finalização. Relatório e produto são complementares e precisam ser convergentes, ou seja, para cada produto submetido precisa ser redigido um relatório diferente”, explica a professora Ariane.

Para consultar todas as informações do Expocom 2023, acesse a página do prêmio no Portal Intercom e navegue pelo menu lateral.

Nos próximos meses, serão divulgadas informações e dicas nos perfis institucionais da Intercom no Facebook @intercomcomunicacao e no Instagram @intercom_oficial. Fique de olho e boa sorte!



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