Fórum Ensicom se reúne durante o Pensacom 2018, em 11 de dezembro

6 de novembro de 2018

O Fórum Ensicom convida professores e coordenadores de cursos da área de Comunicação para discutir e refletir sobre o ensino de graduação e pós-graduação no dia 11 de dezembro, a partir das 11h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo. O Fórum faz parte da programação da V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2018), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

“O Ensicom sempre integrou a programação do Pensacom, que é um espaço importante para pensarmos o ensino de Comunicação. É também uma oportunidade de reunir docentes que não tiveram a oportunidade de acompanhar nossas discussões durante o congresso nacional da Intercom, em setembro”, afirma o professor Robson Bastos (Unisanta/Unitau), coordenador nacional do Fórum Ensicom-Intercom.

O tema central do Fórum Ensicom será “Juventude: Formação para o mundo do trabalho, para pesquisa e extensão na área da Comunicação para 2020. Como deve ser a Pós-Graduação lato e stricto sensu”. Coordenadas pelos professores Robson Bastos, Marcelo Briseno Marques de Melo (Intercom/Umesp) e Ariane Carla Pereira Fernandes (Intercom/Unicentro), as conversas abordarão as questões curriculares atuais para formar a próxima geração de profissionais nas diversas áreas do campo da Comunicação, bem como o desenvolvimento de pesquisadores nos programas de pós-graduação brasileiros.

Os convidados desta edição do Fórum Ensicom são: Cláudia Moura, professora titular da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS), que falará sobre o currículo de graduação em Comunicação, em geral, e de Relações Públicas, em particular; André Tezza, professor da Universidade Positivo (UP), que abordará a pós-graduação; Maria Ataíde Malcher, professora associada da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq, cuja conferência sobre pós-graduação irá focar as agências de fomento à pesquisa; e Rodrigo Gabrioti, professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (ESAMC), campus Sorocaba, que apresentará os resultados de sua pesquisa de doutorado, “A Fapesp e a Ciência da Comunicação: legitimação, contribuição e construção da área”, orientada pelo professor José Marques de Melo e defendida em abril de 2018 na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Além disso, serão debatidas as diretrizes curriculares dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Rádio, TV e Internet. A professora Cláudia Moura também apresentará o projeto do Fórum Ensicom de oferecer cursos para docentes durante os congressos regionais da Intercom. “Se nosso planejamento ocorrer como previsto, teremos cursos em alguns congressos regionais da Intercom já em 2019”, adianta o prof. Robson Bastos.

Ao final do fórum, às 18h, será lançado oficialmente o terceiro e-book do Ensicom, intitulado “Reflexões sobre o Ensino de Comunicação no Brasil”, que reúne sete textos apresentados nos fóruns realizados no âmbito dos congressos nacionais da Intercom de 2017 e 2018, com organização de Robson Bastos e Ariane Carla Pereira Fernandes.

“Nossa ideia é registrar o conteúdo de cada edição do Fórum Ensicom-Intercom em um livro eletrônico, para que não percamos as importantes discussões e os encaminhamentos resultantes do evento”, explica o professor Robson Bastos. O primeiro e-book foi lançado em 2016, com o título “Ensino de Comunicação Frente às Diretrizes Curriculares” (clique aqui para baixar). O segundo volume, “Fórum Ensicom: realidades e perspectivas do ensino de Comunicação no Brasil”, foi publicado em 2017 e apresenta as discussões do Fórum Ensicom no Intercom 2016 (clique aqui para baixar).

Confira a programação completa do Pensacom 2018.



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br