GP COMUNICAÇÃO E RELIGIÃO DA INTERCOM FAZ REUNIÃO ABERTA EM 11/06

4 de junho de 2019

O Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Religião da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realiza uma reunião no próximo 11 de junho (terça-feira), das 9h30 às 16h, no Centro Cultural José Marques de Melo, localizado na sede da Intercom no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O encontro, cujo objetivo é finalizar o processo de embasamento teórico para a editoração do Dicionário em Comunicação e Religiões, é aberto e gratuito.

O GP Comunicação e Religião da Intercom iniciou o trabalho para a criação do dicionário em agosto de 2018, quando realizou o primeiro de três Seminários Eixos Temáticos em Mídia e Religião – os outros dois ocorreram em outubro de 2018 e fevereiro de 2019. Os eixos temáticos definidos foram: Secularização/laicidade; Midiatização; Religiosidades; Tradição; Identidade e Subjetividade; Sagrado e Profano; Poder; e Consumo. Então, oito subgrupos de pesquisa foram constituídos a fim de estudar os conceitos-chave relacionados a cada eixo temático.

O encontro do dia 11 de junho reunirá todos os integrantes dos oito subgrupos para encerrar a etapa de definição dos eixos temáticos e respectivos verbetes, além de estabelecer o cronograma de produção do Dicionário. O Dicionário em Comunicação e Religiões será publicado em parceria com a Unaspress, editora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).

Um levantamento quantitativo realizado pelo GP no Banco de Teses e Dissertações da Capes no processo de embasamento teórico para o dicionário indicou um crescimento no número de pesquisas nesse campo no Brasil, porém revelou que faltam precisão conceitual e referências teóricas na maioria dos trabalhos, que acabam por tratar com pouca profundidade a relação entre religiões e comunicação. Assim, a proposta é que o dicionário seja uma obra de referência a quem ingressar na reflexão em Comunicação e religiões – desde estudantes da graduação até pesquisadores experientes.

“A discussão do resultado dos grupos na reunião do dia 11 de junho trará uma boa reflexão teórica, que pode ser aproveitada por qualquer pessoa interessada por esse campo de pesquisa”, afirma a professora Magali do Nascimento Cunha, coordenadora do GP Comunicação e Religião da Intercom e do Grupo de Estudos Mídia, Religião e Cultura/MIRE.

SERVIÇO
Reunião sobre o Dicionário em Comunicação e Religiões
Local: Centro Cultural José Marques de Melo (Intercom)
Endereço: Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Data: 11 de junho de 2019
Horário: das 9h30 às 16h
Informações: (11) 2574-8477 / 3596-4747
secretaria@intercom.org.br
gp.religiao@intercom.org.br

LEIA TAMBÉM:

POR DENTRO DOS GPS: GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E RELIGIÃO

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br