GP Fotografia da Intercom disponibiliza conversa com jornalista que fez foto emblemática da posse de Moraes no TSE

14 de dezembro de 2022

O Grupo de Pesquisa (GP) Fotografia da Intercom realizou hoje (14/12) a live “Uma foto, uma conversa”, com o jornalista Mateus Vargas, autor de foto feita em agosto durante a posse do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alimentou o debate político antes das eleições presidenciais. Quem perdeu a transmissão ao vivo pode conferir o bate-papo no canal do GP Foto no YouTube.

No dia 17 de agosto, a posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE precedeu o que seria a disputa presidencial mais polarizada desde a redemocratização. Na mesma sala, estavam os principais oponentes: o presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. O cerimonial só permitia a presença de fotógrafos e cinegrafistas oficiais, mas o jornalista Mateus Vargas, que não é fotógrafo, cobria o evento munido de seu celular. Já no final do evento, Mateus capturou uma sequência de imagens de Lula cumprimentando os presentes e, ao fundo, todas as chefias dos poderes do Estado o observando.

Uma das fotos, de aspecto difuso, sintetiza a tensão do contexto político do momento. À época, o professor José Afonso Jr. (UFPE), coordenador do GP Fotografia, escreveu em suas redes sociais: “Imagem premonitória. Ainda não sei do que. Tantos homens brancos, poucas mulheres, poucos negros. Um olhar de profunda inveja. Tá tudo aí".

Passados quatro meses do clique, é hora de discutir a imagem a frio e especular sobre quais sentidos ainda estão contidos no registro. Os significados se esgotaram? O que essa fotografia ainda pode ser?

Além da participação de Mateus Vargas e da mediação de Afonso Jr., a atividade contou com a presença de Cárlida Emerim (UFSC) e André Carvalho (UFPE).

Clique aqui para assistir.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br