GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: APESAR DAS DIFICULDADES, 2022 FOI UM ANO POSITIVO

26 de janeiro de 2023

O ano de 2022 marcou o início das atividades dos 33 Grupos de Pesquisa (GPs) aprovados no processo de reestruturação que a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) concluíra em 2021 em sua área científica. E, conforme previsto nas novas Normas Regimentais, a Comissão de Avaliação fez, juntamente com as coordenações dos GPs, um balanço positivo desse primeiro ano.

Segundo Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom, o processo de avaliação anual segue a premissa de diálogo aberto e colaboração que permitam a construção de GPs fortes, pulsantes e com cada vez mais penetração na comunidade científica da Comunicação. “É a primeira vez que essa avaliação anual acontece, permitindo à Intercom obter informações sobre as atividades já realizadas e os projetos em andamento, além de apontar sugestões para possíveis alterações no percurso. Para aprofundar as reflexões feitas pela avaliação, foi oferecido às coordenações dos grupos o agendamento de uma reunião com a Diretoria Científica para que, numa conversa exclusiva sobre o GP, possam ser discutidas as dúvidas e as ações em curso”, afirma a professora Nair.

Em relação ao 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado em setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, as coordenações dos GPs apontaram o reencontro presencial como grande ponto positivo, após duas edições on-line devido à pandemia de covid-19. “O encontro foi chamado de ‘congresso do abraço’, pois as pessoas puderam se rever face a facee isso trouxe novo alento para quem já estava cansado de tantas telas. As coordenações também destacaram o empenho da comissão organizadora da UFPB, a oferta de intensa programação científica e a melhoria do sistema de submissão e avaliação de trabalhos”, relata a diretora Científica. Ela acrescenta que, apesar das dificuldades econômicas, políticas e sociais que o país enfrentava no ano passado, a maioria dos GPs teve um bom número de artigos – sendo que alguns receberam acima de 40 submissões.

Para além do reencontro no congresso, a Comissão de Avaliação considerou que a atuação, tanto autônoma como em colaboração com a Intercom, dos GPs em geral tem contribuído para a interação entre pesquisadores(as) de todo o país e para a divulgação científica do trabalho realizado por eles(as), o que é essencial para a realização da missão da entidade. Nesse sentido, destacam-se a forte presença dos GPs nas redes sociais, a criação e manutenção de sites próprios e listas de discussão por e-mail, a realização de eventos independentes, a organização de pesquisas e publicações coletivas, a capacitação de pesquisadores(as) e ações de internacionalização, entre outras iniciativas. O comprometimento das coordenações dos GPs também tem sido um aspecto importante, desde a elaboração de relatórios densos e bem organizados até a concretização da maior parte das atividades que haviam sido programadas, passando pela colaboração na realização das Lives Cátedra Intercom.

“A Intercom tem trabalhado fortemente no sentido de que os Grupos de Pesquisa tenham vida não apenas durante as sessões de cada edição do Congresso Nacional, mas também ao longo de todo o ano. Os GPs são incentivados à realização de pesquisas coletivas, à organização de eventos próprios, à publicação de e-books e dossiês em periódicos, à presença em redes sociais. Ações assim qualificam a pesquisa em Comunicação, atraindo novos pesquisadores e construindo redes. E a diretoria Científica está a postos diariamente para atender as necessidades das coordenações dos grupos, seja para a realização de reuniões com um GP específico, ou na resolução de dúvidas e no encaminhamento de solicitações”, afirma a professora Nair. “Em 2023 as coordenações dos GPs também devem enviar seus relatórios para análise da Comissão e, em 2024, deverá ser produzido um documento relativo aos três anos de funcionamento dos grupos”, acrescenta, lembrando que a renovação dos GPs agora é trienal, vinculada à apresentação desse relatório final e reapresentação da proposta de funcionamento.

Ainda sobre 2023, a diretora Científica demonstra otimismo: “Um aspecto negativo de 2022 foi a conjuntura nacional extremamente restritiva à pesquisa, que impactou as atividades de alguns grupos. Mas esperamos que neste ano a situação se reverta e os GPs possam cumprir seu planejamento, qualificando ainda mais a pesquisa em Comunicação no âmbito da Intercom”.

Acompanhe as novidades dos GPs e do Intercom 2023 no JORNAL INTERCOM e nas redes sociais institucionais no Facebook e no Instagram. E não deixe de seguir as redes sociais dos GPs que sejam de seu interesse! Confira as ementas e informações na página de Grupos de Pesquisa do Portal Intercom.

Para conhecer os trabalhos apresentados nos 33 GPs durante o Intercom 2022, acesse os Anais.

SÉRIE GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM

O JORNAL INTERCOM tem apresentado os GPs em uma série especial de reportagens. Confira:
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade

GP Cinema
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Comunicação e Trabalho
GP Geografias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br