GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP CINEMA

18 de janeiro de 2023

Com 21 trabalhos aceitos e 19 apresentados em em João Pessoa durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), além de uma sessão especial sobre o cinema da Paraíba, uma mostra de curtas-metragens paraibanos e o lançamento de uma coleção de livros, o Grupo de Pesquisa (GP) Cinema está entre os GPs da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que foram renovados em 2021.

"O GP Cinema é uma referência de tendências e do estado da arte na pesquisa da área, além de propiciar a iniciação de pesquisas acadêmicas, pois admite participação de mestrandos", afirma Luiza Cristina Lusvarghi (Unicamp), que coordena o GP ao lado de Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ). "A maior contribuição é justamente a possibilidade de diálogo que o GP estabelece com outras áreas e temas da Comunicação", completa.

No ano passado, o GP Cinema lançou os quatro primeiros volumes da Coleção Temas, publicados pela editora Polytheama, no Publicom – evento de lançamentos tradicionalmente realizado no congresso nacional. A coleção reúne artigos baseados nas apresentações do GP em 2021: "Afrofuturismos, xenofobia e feminismos no cinema" (volume 1); "Som, montagem e fotografia: colonialidades e regionalismos" (volume 2); "Horror e ficção científica no cinema como crítica social" (volume 3); "Resistência, exclusão e novos realismos nas telas" (volume 4). Segundo Luiza Lusvarghi, uma versão em e-book deve ser lançada ainda em 2023.

Quanto aos trabalhos apresentados no Intercom 2022, a coordenação do GP faz uma avaliação positiva, com destaque para a participação de pesquisadores(as) da região Nordeste, que apresentaram sete trabalhos. "A qualidade das pesquisas foi maior do que na edição anterior, e houve maior coincidência de temas em alguns casos, o que contribuiu para uma distribuição de sessões mais produtiva. Vieram estudantes e pesquisadores de outros grupos para participar do debate, e mais ativos, com novas ideias e uma demanda maior por outras atividades dentro do grupo ao longo do ano. De forma geral, o resultado foi bastante satisfatório, e a curadoria foi elogiada", comemora a coordenadora do GP.

Em 2022, como o congresso nacional da Intercom foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o GP Cinema escolheu o tema "Aruanda: sob o céu nordestino de curtas-metragens paraibanos" para sua sessão especial, realizada no dia 7 de setembro no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da UFPB. Coordenada por Luiza Lusvarghi e mediada por Lúcio Vilar (UFPB), a sessão incluiu o debate "Os circuitos regionais cinematográficos e as articulações entre eventos locais, produção e pesquisa", com a presença do professor, cineasta e produtor Lúcio Cesar Fernandes e do professor Fernando Trevas Falcone, coordenador do curso de Cinema da UFPB; e uma mostra que exibiu três curtas paraibanos premiados: "O pato" (Antonio Galdino), "Noite no sítio" (Lucas Machado) e "Faixa de Gaza" (Lúcio Cesar Fernandes).

"Além da exibição dos curtas e do debate sobre a relação entre cinema e realidade, a sessão especial funcionou como um 'esquenta' para o congresso, pois contou com forte participação da produção local, de alunos da UFPB e de integrantes do GP que não se conheciam ainda", avalia a professora Luiza, salientando que uma das premissas das sessões especiais do GP Cinema é trazer contribuições de outras áreas acadêmicas e também de fora da academia. "A pesquisa em pós-graduação sobre cinema e, sobretudo, cinema brasileiro não surgiu dentro dos programas de Comunicação, que começaram a se consolidar em regiões fora do eixo Rio-São Paulo somente na virada do milênio. Muitos pesquisadores não estão inseridos em departamentos de Comunicação, caso do próprio Linduarte Noronha, referência maior do documentário brasileiro e pesquisador acadêmico vinculado à UFPB. Daí surgiu a necessidade de convocar sessões especiais, para incorporar as contribuições locais da área que nem sempre estão na academia", explica. "Outra função das sessões especiais é promover o diálogo com outros temas e GPs. Em 2019, por exemplo, tivemos uma sessão conjunta com o GP Ficção Televisiva Seriada. Para este ano, estamos avaliando parceria com outros GPs."

Em 2023, o GP Cinema planeja realizar um seminário com painéis temáticos. Os temas serão selecionados a partir de propostas organizadas por Elianne Ivo (UFF) e Fernanda Carneiro (UFRB), pesquisadoras do GP, com base em congressos anteriores, de forma a representarem eixos mais permanentes de discussão. "Após a realização do seminário, poderemos discutir a organização de dossiês em periódicos baseados nas apresentações", antecipa a coordenadora. Além disso, o GP Cinema pretende propor uma sessão para a quinta temporada das Lives Cátedra Intercom, assim como fez nas temporadas anteriores.

"O GP promove o intercâmbio de ideias e de pesquisadores de diferentes regiões do país, pois o congresso nacional da Intercom é o evento nacional que mais se preocupa com a regionalização de seus participantes e com formas de estimular essa participação", avalia a professora Luiza Lusvarghi, acrescentando que as publicações recentes do GP Cinema são divulgadas e vendidas em congressos da área e de áreas afins, contribuindo para a produção e divulgação do conhecimento científico sobre a sétima arte.

Confira os trabalhos apresentados no GP Cinema durante o Intercom 2022, acessando os Anais do evento.

Para conhecer a ementa, a coordenação e as publicações coletivas, acesse a página do GP Cinema no Portal Intercom.

E, para acompanhar as novidades e discussões do GP Cinema, participe do grupo no Facebook.

O GP Cinema também tem um grupo de WhatsApp, criado organicamente por pesquisadores(as) participantes. Mais informações pelo e-mail gp.cinema@intercom.org.br.

SÉRIE ESPECIAL GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM

A Intercom mantém 33 GPs, abrangendo as mais diversas áreas da Comunicação. Leia as matérias anteriores e conheça mais GPs:

GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão

GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas

GP Comunicação e Esporte

GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente

GP Ficção Televisiva Seriada

GP Comunicação e Trabalho

GP Geografias da Comunicação

GP Semiótica da Comunicação

GP Produção Editorial

GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br