GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP COMUNICAÇÃO, TECNICIDADES E CULTURAS URBANAS

11 de janeiro de 2023

Nesta primeira edição de 2023, o JORNAL INTERCOM retoma a série especial sobre os Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A série tem o intuito de ajudar a comunidade de pesquisadores(as) do campo a conhecer as áreas abrangidas pelos 33 GPs, participar das atividades que eles promovem ao longo do ano e preparar artigos para submissão ao congresso nacional da Intercom, que será realizado em setembro em Belo Horizonte.

Nesta semana, apresentamos o GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas, que reúne pesquisadores(as) que estudam as culturas comunicacionais urbanas na contemporaneidade, incluindo temas como: produção cultural articulada a cenários urbanos, rurbanos e juvenis; práticas de consumo na/da cidade; manifestações midiáticas vinculadas à reflexão sobre culturas urbanas; ressonância dos produtos materiais e simbólicos na vida cotidiana; práticas culturais de fãs e manifestações de subculturas juvenis; hibridismos e miscigenações; cultura pop e experiências de cidade; conexões entre imagens/imaginários e os novos sensórios inerentes ao urbano; juvenilização da cultura; usos da cidade; tecnicidades, atravessamento pelas tecnologias e sua experiência estética; a(r)tivismos e práticas políticas; sonoridades e (audio)visualidades; performance e cultura visual; liminaridades das culturas urbanas; corpo, corporalidades e corpo político; e perspectivas decoloniais e interseccionais do urbano.

Coordenado no período de 2022 a 2024 por Fernanda Elouise Budag, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM-SP, e professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) e da Universidade São Judas (USJT), e por Thiago Tavares das Neves, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, o GP foi fundado em 2005 e renovado na reestruturação realizada pela Intercom em 2021. "Ao longo de 16 anos, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas da Intercom tem abordado tanto temáticas já estabelecidas no campo acadêmico-profissional da Comunicação – contribuindo inclusive para sua legitimação – quanto temas emergentes", afirma a professora Fernanda. "Com a reclivagem dos GPs, arejamos as discussões adicionando 'Tecnicidades' ao título do grupo como um marcador conceitual importante porque, no sentido de Martín-Barbero, que faz o cruzamento das urbanidades com as tecnicidades, o conceito abarca a experiência estética e os usos das cidades comunicacionais, atravessadas pelas tecnologias. Toda essa equação é muito cara às reflexões empreendidas pelo GP, mostrando-se pertinente ganhar destaque já no nome", completa.

No 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), em setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas teve 15 trabalhos apresentados em suas sessões. Clique aqui para conferir os artigos nos Anais do Intercom 2022. Cerca de dois meses antes, no dia 1º de julho, o GP promoveu o II Seminário Quebras e Dobras do Urbano, evento on-line em parceria com os grupos Juvenália (ESPM), Urbesom (UNIP) e Marginália (UFRN).

Para este ano, o GP planeja realizar a terceira edição do Seminário Quebras e Dobras do Urbano. "O evento sempre promove reflexões e discussões disparadas pelo que é da ordem do periférico, do disruptivo e do dissidente no que tange às culturas urbanas e a sua dimensão comunicacional. Interessa-nos discutir corpos, tecnicidades, gêneros, narrativas, sonoridades e visualidades em suas expressões transfronteiriças e marginais", explica o vice-coordenador Thiago Tavares das Neves.

Além disso, deve ser publicado neste ano o livro "Linn, da Quebrada e das Urbanidades", com textos revisados apresentados no simpósio homônimo realizado pelo grupo durante o Intercom 2021. Com prefácio de Leandro Colling e apresentação da própria Linn da Quebrada, a coletânea discutirá questões comunicacionais, midiáticas, corpóreas, performáticas, de gênero e sexualidade mobilizadas pela artista e suas políticas de audiovisibilidade, refletindo também sobre as ressonâncias culturais e sociais de sua obra.

"Acreditamos que podemos fortalecer ainda mais nossas contribuições com a formação de redes e parcerias. Por exemplo, como já fizemos com o GP Comunicação, Música e Entretenimento no passado e, em 2023, pretendemos fazer com uma mesa no pré-congresso em parceria com o GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades", antecipa a coordenadora do GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas.

SAIBA MAIS

Para acompanhar as novidades, siga o perfil @gpculturasurbanas.intercom no Instagram e a página do GP no Facebook. No YouTube, é possível assistir aos eventos virtuais já realizados pelo GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas.

Conheça a ementa e as publicações coletivas do GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas no Portal Intercom.

Para consultar os artigos apresentados nas sessões do GP no Intercom 2022, acesse os Anais.

SÉRIE ESPECIAL GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM
Leia as matérias anteriores e conheça mais GPs:

GP Comunicação e Esporte

GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente

GP Ficção Televisiva Seriada

GP Comunicação e Trabalho

GP Geografias da Comunicação

GP Semiótica da Comunicação

GP Produção Editorial

GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br