GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP ESTÉTICAS, POLÍTICAS DO CORPO E INTERSECCIONALIDADES

15 de fevereiro de 2023

O Grupo de Pesquisa (GP) Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) começa 2023 com mudanças na coordenação e duas publicações coletivas já programadas – uma delas em colaboração com o GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico.

Criado em 2017 como GP Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros, o grupo foi revalidado no processo de reestruturação dos GPs concluído pela Intercom no final de 2021, agora com a perspectiva da interseccionalidade. No primeiro ano de funcionamento, Gabriela Machado Ramos de Almeida (ESPM-SP) atuou como coordenadora e Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (UFRB), como vice-coordenador. Agora, o professor Jorge assume a coordenação, e a vice-coordenação fica a cargo de Francine Altheman (ESPM-SP).

"Agradecimentos pela liderança da colega Gabriela Almeida, desde a fundação do GP até hoje. Isso permitiu que o grupo se consolidasse e se tornasse uma referência, inclusive atuando para além do congresso nacional da Intercom”, afirma o novo coordenador. “A perspectiva é seguirmos com nossas ações de modo fazer as parcerias interinstitucionais se ampliarem. Vamos fazer isso coletivamente, com o apoio da professora Francine Altheman."

Entre as ações a que o professor Jorge se refere está a Jornada Entre Estética e Política, cuja segunda edição foi realizada em março de 2021 com transmissão pelo canal da TV UFRB no YouTube – na ocasião, Diana Taylor, da New York University (NYU), fez o lançamento brasileiro do livro "¡Presente! The Politics of Presence" e o GP lançou o livro "Políticas do sensível: corpos e marcadores de diferença na Comunicação". Em 2022, o grupo não realizou a jornada, mas cumpriu a meta de publicar o dossiê “Raça, mídia e comunicação antirracista” no volume 19, número 3 da Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura, períodico do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Atualmente, o GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades está trabalhando na organização de dois livros: um deles é coordenado por Gabriela Almeida,Jorge Cardoso e Ângela Marques (UFMG) e o outro, por Tamires Coêlho (UFMT), Deivison Campos (PUCRS) e Márcia Guena (Uneb), coordenadora do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico. “Esse segundo livro reunirá artigos produzidos por participantes dos dois GPs, marcando a primeira colaboração entre os grupos. Esperamos que venham muitas outras”, conta a professora Gabriela.

Outras parcerias importantes mantidas pelo GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades são com o GEECA - Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e coordenado por Jorge Cardoso, e com o grupo de pesquisa Sense – Comunicação, consumo, imagem e experiência, vinculado ao PPGCom da ESPM São Paulo e coordenado por Gabriela Almeida. “O GEECA e o Sense se reuniram para propor um projeto submetido e aprovado no edital universal do CNPq em 2021, com temática derivada das discussões realizadas no âmbito do GP da Intercom”, conta a professora Gabriela.

A ex-coordenadora comemora o encontro do GP no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), que reuniu pesquisadores e pesquisadoras presencialmente pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19. “O congresso nacional foi marcado por trocas muito afetivas. Para além dos debates acadêmicos em torno dos trabalhos, as pessoas estavam com saudade dos encontros, dos abraços, da confraternização no bar à noite após o congresso. Isso foi muito marcante e bonito”, comenta. “No âmbito estritamente acadêmico, pudemos manter a qualidade dos debates no grupo, com ações que já existiam e que têm sido continuadas, como as relatorias dos artigos e a valorização da presença de doutorandos/as/es na coordenação de mesas e relatorias”, acrescenta.

Com 26 trabalhos submetidos em 2022, o GP Estéticas, Políticas do Corpo e Interseccionalidades teve uma redução quantitativa em relação aos dois anos anteriores. Para a coordenação, isso se deve a dois fatores: a crise econômica no país e, mais especificamente, as dificuldades financeiras vivenciadas pela comunidade acadêmica; e a criação, na reestruturação de 2021, de GPs com temáticas afins, como é o caso do GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico. “Consideramos oportuna e urgente criação de espaços para discussão transversal sobre questões étnico-raciais no campo da Comunicação no Brasil e vimos como natural que pesquisadores/as interessados/as/es em verticalizar esse debate – sem a interface com a estética, que é o foco do nosso GP – ocupem esses novos ambientes”, salienta a ex-coordenadora, reforçando a relevância das parcerias que o GP tem estabelecido dentro e fora da Intercom.

“O GP foi o primeiro espaço dedicado à interface entre estética e políticas do corpo na área de Comunicação no Brasil, o que produz uma marca de originalidade na criação de um grupo que está nucleando do zero uma interface temática inédita na área. Há grupos de trabalho de estética e obviamente há muitos/as/es pesquisadores/as interessados/as/es nessa investigação de estética e política – o que justifica a própria criação do grupo e a procura por ele nos últimos cinco anos –, mas a criação do GP aglutinou esses interesses de forma mais objetiva. Outro aspecto é que, embora não seja o grupo dedicado exclusivamente à discussão racial ou de gênero, também foi pioneiro na institucionalização da abordagem interseccional num congresso científico, tendo, inclusive, encorajado a criação de grupos de trabalho em outras entidades científicas”, avalia a professora Gabriela.

Pesquisadores(as) interessados(as) na área de estéticas, políticas do corpo e interseccionalidades podem acompanhar as discussões e iniciativas do grupo no Instagram e no Facebook – em ambas as redes sociais, o perfil é @gpesteticasintercom.

Para conferir a ementa, as palavras-chave e as publicações do GP, clique aqui.

Para ler os artigos apresentados no GP durante o Intercom 2022, acesse os Anais.

GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM
Confira as matérias já publicadas na série especial do JORNAL INTERCOM:

GP Rádio e Mídia Sonora
GP Folkcomunicação
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
GP Cinema
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Comunicação e Trabalho
GP Geografias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br