GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA

23 de novembro de 2022

Em mais uma matéria especial da série sobre os Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o JORNAL INTERCOM apresenta nesta edição o GP Ficção Televisiva Seriada, que no triênio 2022-2024 é coordenado por Larissa Leda Rocha (UFMA) e Ligia Maria Prezia Lemos (USP).

Criado em 1993 como Grupo de Estudos de Telenovela, o GP Ficção Televisiva Seriada remonta a um movimento encabeçado por José Marques de Melo, um dos fundadores da Intercom e um dos principais pensadores da Comunicação no Brasil, para consolidar a telenovela como objeto de estudo do campo. "No final dos anos 1980 e início dos 90, estudava-se telenovela apenas no exterior. O professor Marques de Melo acreditava que deveria ser um objeto de estudo no Brasil, principalmente por ter tanta importância aqui, em termos de audiência e de debates", conta Ligia Lemos. "Então, com o apoio dele, a professora Anamaria Fadul criou o Núcleo de Pesquisa de Telenovela, hoje Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O grupo da Intercom foi lançado no ano seguinte."

Em seus quase 30 anos de existência, o grupo da Intercom tem contribuído ativamente para o desenvolvimento dos estudos na área, que englobam telenovela, série, gêneros, streaming, TV aberta e fechada, políticas públicas, produção asiática, merchandising social, recepção e audiência, entre muitas outras questões. "Nossa área é de um dinamismo extremo, pois o objeto transita por diversas realidades, culturas e formas de produção, recepção e, portanto, de circulação", explica Ligia Lemos. E essa característica é justamente o que imprime tamanha relevância ao GP Ficção Televisiva Seriada, segundo a coordenadora Larissa Rocha: "Tudo o que a gente está falando sobre televisão hoje é transitório. Então, nesse aspecto, participar do GP todos os anos é fundamental".

O GP Ficção Televisiva Seriada empenha-se para se manter em atividade ao longo do ano inteiro. Além da participação nos congressos nacionais da Intercom, pesquisadores(as) da área podem trocar experiências e conhecimentos em um grupo aberto no Facebook e em um grupo fechado no Telegram (para participar, é preciso solicitar o link pelo e-mail gp.ficcao.seriada@intercom.org.br); acompanhar a lista de referências do GP, que é atualizada anualmente por meio de um processo de curadoria; acessar os anais do congresso, que reúnem todos os trabalhos apresentados a cada ano; e baixar gratuitamente os livros editados anualmente pelo grupo a partir do trabalho de avaliação e relatoria desenvolvido durante os encontros anuais nos congressos (clique aqui para acessar os quatro primeiros volumes da coleção Ficção Seriada: estudos e pesquisas). "Os textos dos livros não são necessariamente os mesmos textos dos anais. Com base na avaliação e na relatoria realizadas durante as apresentações, os autores são convidados a ajustar seus textos e submetê-los novamente. Então, alguns são escolhidos para o livro. Além, os primeiros volumes trazem textos históricos de Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Anamaria Fadul e Maria Aparecida Baccega", explica a professora Larissa, acrescentando que o GP Ficção Televisiva Seriada tem uma tradição de realizar mesas especiais conjuntas com o GP Cinema (a última foi em 2019, em Belém).

Como 2023 será um ano especial por causa do 30º aniversário do GP Ficção Televisiva Seriada, a programação incluirá também: um dossiê temático (em publicação a ser definida); uma série de quatro lives no pré-congresso; e a publicação do quinto volume da coleção Ficção Seriada: estudos e pesquisas, que reunirá artigos de pesquisadores(as) que participaram do encontro em João Pessoa, durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), e um artigo especial de Maria Ataide Malcher (UFPA).

Por falar no Intercom 2022, o GP Ficção Televisiva Seriada realizou, no dia 6 de setembro, uma mesa especial em celebração dos 30 anos do CETVN da ECA-USP, com a presença de Maria Immacolata Vassallo de Lopes. "A professora Immacolata está junto do centro de estudos desde sua criação e é sua coordenadora desde 2005, além de ter uma relação muito próxima com o GP da Intercom. É sempre uma honra contar com a presença dela", comemora Ligia Lemos, ressaltando a importância do CETVN para a área. "O centro de estudos teve coordenadoras da importância de Anamaria Fadul, Solange Couceiro, Maria Aparecida Baccega (uma referência por todos nós, que a perdemos há pouco tempo), Cristina Costa… E, também a partir do CETVN, foram criados o Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (Obitel), em 2005, e a rede Obitel Brasil", completa.

Neste ano, o GP Ficção Televisiva Seriada teve 28 artigos submetidos – quantidade um pouco abaixo da média histórica. "Entendemos que o contexto sanitário e, principalmente, o econômico – afinal, foram seis anos de governos que de modo algum ajudaram o progresso da ciência e o desenvolvimento de comunidades científicas – têm se refletido nos eventos acadêmicos. Mas, em contrapartida, o congresso em João Pessoa promoveu um movimento nas universidades do Nordeste, e isso é muito interessante", analisa a professora Larissa. "E um ponto importante: não houve queda de qualidade. Tivemos, como todos os anos, pesquisas muito interessantes, a presença de pesquisadores sêniores que já acompanham o GP há muito tempo e também novos pesquisadores, que não costumavam vir para o GP, de Pernambuco, da Paraíba, da Bahia. A tônica geral foi de muita felicidade por termos voltado ao presencial – porque, por mais que o evento híbrido ou on-line resolva a questão dessa despossessão material para participar do evento, nos tira uma coisa que é fundamental: essa conexão humana, esse laço."

SAIBA MAIS SOBRE O GP FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA:
Grupo do GP no Facebook (aberto): facebook.com/groups/gpficcaoseriada/.
Página do GP no Portal Intercom: https://www.portalintercom.org.br/eventos1/gps1/gp-ficcao-televisiva-seriada
E-books da série Ficção Televisita: estudos e pesquisas: https://www.jogodepalavras.com/ficcao-seriada
Artigos apresentados no GP (Anais do Intercom 2022): https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/listaGP.php?gp=17

SÉRIE ESPECIAL GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM:
GP Comunicação e Trabalho
GP Geografias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br