GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP FOLKCOMUNICAÇÃO

8 de fevereiro de 2023

Os estudos de folkcomunicação, que se dedicam aos processos comunicacionais presentes nas dinâmicas da cultura popular, estão entre as 33 áreas abrangidas pelos Grupos de Pesquisa (GPs) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Com pesquisadores e pesquisadoras integrados(as) pela Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), o GP Folkcomunicação contempla aspectos teóricos, metodológicos e empíricos das pesquisas na área.

“Nosso campo de estudo é uma comunidade relativamente pequena e bastante integrada, e todos os pesquisadores nucleados no GP atualmente participam da Rede Folkcom”, afirma Marcelo Sabbatini, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que também coordena o grupo de trabalho Comunicação Intercultural e Folkcomunicação da Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação (Alaic). No triênio 2022-2024, ele compartilha a coordenação do GP com Betania Maciel, professora da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, coordenadora adjunta do Centro Latino-americano de Estudos em Cultura (Claec) e presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

No 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado em setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Folkcomunicação teve 14 trabalhos submetidos, e todos foram aprovados e apresentados nas sessões do GP. “A nosso ver, isso mostra a identificação e o comprometimento dos pesquisadores com nossa área de estudo”, avalia o professor Marcelo, explicando que as sessões combinaram apresentações que sintetizassem o conhecimento produzido na área com novas abordagens. “Privilegiamos uma visão local, com um convite a pesquisadores e professores paraibanos, como uma forma de conectar as temáticas que abordamos com um determinado contexto. Avaliamos muito positivamente o resultado e pretendemos seguir a mesma ideia nos próximos encontros”, antecipa.

Além do encontro do GP, pesquisadores(as) interessados(as) na área tiveram a oportunidade de acompanhar a V Jornada Beltraniana, realizada pela Rede Folkcom no primeiro dia do congresso nacional (05/09) com o tema “Folkcomunicação contra a desinformação”.

Passado o congresso, a coordenação faz uma avaliação positiva: “Foi de fato um reencontro, o primeiro momento de interação e de troca pessoal após o hiato da pandemia. Apesar das dificuldades contextuais, incluindo a precarização do financiamento da ciência em nosso país e mesmo a questão de acesso à cidade do evento, tivemos uma representação abrangente e diversa em nossos trabalhos – com pesquisadores mais experientes, que fazem parte da história do GP, e também novos participantes, que trazem novos olhares e objetos de pesquisa. A Folkcomunicação tem um olhar bastante humano, de relação, de afeto. E isto foi vivenciado nesse reencontro”, afirma Marcelo Sabbatini.

Segundo o coordenador, os(as) participantes aproveitaram o encontro presencial para discutir e avaliar o futuro do GP. “O momento de discussão da permanência e capacidade de produção do GP nos instou a pensar e planejar com maior antecipação o evento de 2023. Nesse sentido, resgatamos atividades que haviam sido propostas na reclivagem e avançamos em sua operacionalização”, conta, lembrando que, no processo de reestruturação dos GPs conduzido pela Intercom em 2021, os(as) pesquisadores(as) do grupo chegaram a um “conceito ampliado” de folkcomunicação, passando a incluir temas como ancestralidade e decolonialidade, ativismo digital e questões ambientais.

Para este ano, o GP trará a proposta de um e-book sobre a epistemologia da Folkcomunicação e de uma pesquisa em rede relacionada ao tema geral do Intercom 2023 – “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

“O GP Folkcomunicação, num espaço importante e representativo como é a Intercom, é uma das pedras angulares para o estabelecimento e fortalecimento da Folkcomunicação enquanto teoria da comunicação nascida no Brasil. É um local de representatividade e, principalmente, de reconhecimento”, afirma o professor Marcelo. “Para além dos números de produção acadêmica, o GP cumpre essa função qualitativa de pensar uma práxis comunicativa ligada a nossa realidade ainda marcada pela desigualdade, pela exclusão, pelo preconceito.”

Para conhecer os trabalhos apresentados no GP Folkcomunicação no Intercom 2022, acesse os Anais.

Acompanhe as novidades da área no Instagram @redefolkcom e no site da Rede Folkcom.

Outras informações, incluindo a ementa e as publicações coletivas, estão na página do GP Folkcomunicação no Portal Intercom.

GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM
Esta é a 14a matéria da série especial do JORNAL INTERCOM sobre os GPs. Confira o que já foi publicado:

GP Rádio e Mídia Sonora
GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico
GP Comunicação, Alteridade e Diversidade
GP Cinema
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão
GP Comunicação, Tecnicidades e Culturas Urbanas
GP Comunicação e Esporte
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente
GP Ficção Televisiva Seriada
GP Comunicação e Trabalho
GP Geografias da Comunicação
GP Semiótica da Comunicação
GP Produção Editorial
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br