GUERRA DAS NARRATIVAS FOI TEMA DO III ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE CÁTEDRAS E OBSERVATÓRIOS

13 de outubro de 2022

O III Encontro Latino-Americano de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Local foi realizado no último dia 6 de setembro, como parte da programação do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), no Auditório CCJ, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. O tema do encontro deste ano foi “Guerra das Narrativas: controle e imaginário”.

Coordenado por Sônia Jaconi (IEA-USP) e Rodrigo Gabrioti (Athon/Ceunsp), respectivamente diretora e diretor adjunto de Projetos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o evento contou com a presença de Maria Immacolata Vassallo de Lopes, do Observatório da Ficção Televisiva Ibero-Americana (Obitel/USP) e membro do Conselho Curador da Intercom; Edgard Rebouças, diretor de Relações Internacionais da Intercom e representante do Observatório da Mídia (Ufes); e Efendy Maldonado, da Cátedra Armand Mattelart. Roberto Chiachiari, da Cátedra Unesco Metodista, e Maria Helena Weber, do Observatório da Comunicação Pública (UFRGS), enviaram suas participações em vídeo.

Na palestra de abertura, intitulada “Observatório de Narrativas Ficcionais”, a professora Immacolata falou sobre como as narrativas ficcionais se entremeiam na vida das pessoas, na perspectiva da obra ficcional como recurso comunicativo. Em seguida, o professor Edgard Rebouças abordou as narrativas pelo viés da educação midiática, com uma exposição sobre os projetos desenvolvidos pelo Observatório da Mídia. Já o professor Efendy tratou das narrativas sob o aspecto da transmetodologia.

Segundo a professora Sônia Jaconi, os encontros anuais têm sido um espaço importante para cada cátedra e observatório participante compartilhar seus projetos e iniciativas, mas sempre voltando-se a pensar o contexto da Comunicação, da Cultura e da Cidadania na América Latina. “A partir do momento em que foi criada a Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura, em 2021, e divulgada a Carta Cidadã (AL21), todos os participantes entenderam que há uma diretriz que indica um caminho a ser seguido, necessário para atender demandas e refletir sobre problemas contemporâneos do campo. E o tema central do Intercom 2022 – ‘Ciências da Comunicação contra a desinformação’ – estimulou isso”, afirma.

ARede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura foi criada em junho de 2021 por iniciativa da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo. No mesmo ano, foi divulgada a Carta Cidadã (AL21) – Comunicação para Liberdade, Democracia, Cidadania e Bem-Viver. Em junho deste ano, a carta ganhou a adesão de mais cátedras e observatórios, ampliando para 34 o total de cátedras e observatórios integrantes da Rede e demonstrando sua relevância. “A Rede de Cátedras e Observatórios tem uma série de atividades em desenvolvimento – a atual etapa desse percurso envolve a criação da logomarca e a produção de textos que registrem os encontros. Todo esse processo de construção é coletivo, e a formação dessa rede está fazendo a diferença pelo fato de os pesquisadores saberem que podem estabelecer trocas entre si”, conta o professor Rodrigo Gabrioti. “Certamente a Rede já se institucionalizou e busca sua legitimação”, completa Sônia Jaconi.

Gabrioti destaca que a terceira edição do encontro atraiu um bom número de congressistas, que puderam interagir e participar ativamente das discussões. “A continuidade do evento, que ocorre há três anos consecutivos, tem consolidado o trabalho de articulação entre cátedras e observatórios da América Latina, pois sabe-se que há um espaço para refletir, contribuir e trocar experiências. Ainda mais agora, neste ano, que o congresso nacional da Intercom voltou a ser realizado presencialmente”, avalia o coordenador, que fez a mediação presencial do encontro.

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) reuniu cerca de 1,7 mil pessoas entre os dias 5 e 9 de setembro em João Pessoa, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e organizado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e pelo Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com coordenação de Norma Meireles, professora da UFPB e diretora Regional Nordeste da Intercom. Saiba mais.

Fotos no site oficial do Intercom 2022

Fotos e vídeos no Instagram do congresso

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br