GP Cinema


Ementa

O Grupo de Pesquisa trabalha com Estudos de Cinema e Audiovisual contemplando aspectos relacionados à produção, distribuição, exibição, tecnologia, análise estética e teórica, relação com outras artes, interação com demais mídias audiovisuais e preservação, procurando compreender seus efeitos socioculturais, políticos e econômicos.

A ênfase dada pelo atual contexto internacional de convergência, acentuado pela pandemia, e seu impacto na produção de obras e de conhecimento sobre a área nos faz retomar a importância do Audiovisual associado à área do Cinema, que estava presente nos primórdios da existência do grupo, então denominado Cinema e Vídeo. As mudanças não incidiram somente sobre as práticas de mercado ou nas formas de exibição e recepção dos conteúdos fílmicos e audiovisuais, com lançamentos híbridos. Os novos protocolos de segurança sanitária agudizaram os conflitos entre o global e o local, criando novos polos de produção e audiências de nicho, além de diversificarem os dispositivos de produção, exibição e distribuição desses conteúdos. Essas questões vêm impactando diretamente sobre o fazer cinema e representação nas telas, enfatizando questões como a violência de gênero e étnica.

Além disso, é um grupo em que são estudados de modo central os objetos do cinema e do audiovisual a partir do ponto de vista de especialistas, e não como ilustração de outras teorias, embora os contextos das relações de gênero e outros estejam intimamente implicados nos estudos desenvolvidos.

Objetivo: o estudo da estética e da narrativa cinematográfica em diferentes manifestações e dispositivos.

Palavras-chave: gêneros cinematográficos e audiovisuais; análise fílmica; história e teoria do cinema; linguagem e estética cinematográfica; som e imagem no cinema e audiovisual

Exposição de motivos que justifiquem a criação ou renovação do GP:

O GP de Cinema nasceu em 1997 como Cinema e Vídeo. O contexto mundial de convergência midiática, que se inicia ainda na década de 1990, e seu impacto na produção de obras e de conhecimento sobre a área nos faz retomar a importância do Audiovisual associado à área do Cinema, que estava presente nos primórdios da existência do grupo, então denominado Cinema e Vídeo. Essa renovação se trata na verdade da atualização de um processo que já está ocorrendo na prática, a de trabalhar a narrativa cinematográfica e suas interfaces com outras áreas. Esse contexto vem se consolidando desde a resolução Nº 10, de 27 de Junho de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual, atualmente aplicadas por todas as instituições de Ensino Superior do País e que se reflete na abordagem dos trabalhos de pesquisa na Pós-Graduação.

Fundamentação teórico-metodológica que ampara o GP:

O enfoque metodológico do GP é multidisciplinar e nosso escopo de trabalho não é monotemático, incluindo, como temas:

- História do cinema brasileiro e mundial;
- Teoria, análise e crítica do cinema e audiovisual;
- Processos de significação, interpretação e experimentação do texto cinematográfico;
- Estudos de gêneros ficcionais e formatos;
- Estudos de som no cinema e no audiovisual;
- Estudos das relações de gênero (queer, feminista);
- Cinema e diásporas (religiosas, étnico-raciais);
- Interfaces do cinema com os meios audiovisuais;
- Cinema e outras artes visuais e sonoras;
- Modos de recepção cinematográfica e espectatorialidade;
- Políticas (públicas e privadas) e investigações sobre o mercado de cinema;
- Formação e profissionalização no campo cinematográfico e audiovisual;
- Preservação de materiais cinematográficos.

E-mail do grupo: gp.cinema@intercom.org.br

Facebook: facebook.com/Cinema/

Coordenadora: Luiza Cristina Lusvarghi (Unicamp)

Currículo lattes






Vice-coordenadora: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (UFRJ)

Currículo lattes






Vice-coordenador: Genio Nascimento (UAM)

Currículo lattes






Publicações produzidas coletivamente pelo GP

CANEPA, Laura Loguércio; SOUZA, Gustavo; NASCIMENTO, Genio (Org). I Estudos de Cinema Intercom, São Paulo: Intercom, 2015

LUSVARGHI, Luiza; ALVIM, Luiza Beatriz; NASCIMENTO, Genio (org). Cinema, Representação e Relações de Gênero. São Paulo, Intercom e E-Galáxia, 2018.

LOPES, Denise Costa, ALVIM, Luiza Beatriz, LUSVARGHI, Luiza (ogs). Estudos de Cinema. Retrospectiva e Perspectivas. São Paulo, Editora Polytheama, 2021

LUSVARGHI, Luiza (org), MARTINS, Ana Taís, SOARES, Alan Rodrigues, AZENHA, André Luiz de Albuquerque, QUIANGALA Anne, MELLO, Jamer Guterres de, SATLER, Lara Lima, Marina Vlacic, SOUSA, Tamara Lopes de. Afrofuturismo, Xenofobia e Feminismos no Cinema. São Paulo: Editora Polytheama, 2022 (impresso) e 2023 (ebook).

LUSVARGHI, Luiza (org), CASSITAS, Cassia, ARAUJO, Denize Correa, BARROSO, Elianne Ivo, GAMA, Filipe Brito, FALCÃO, Filipe, SANTANA, Glaucenira Neves Correia, ALVIM, Luiza Beatriz, ROCHA, Sidney, FLÔRES, Virginia Osorio. Som, montagem e fotografia: Colonialidades e Regionalismos. São Paulo: Editora Polytheama, 2022 (impresso) e 2023 (ebook).

LUSVARGHI, Luiza (org), SUPPIA Alfredo, LUSVARGHI, Luiza, SILVA, Carolina de Oliveira, BRUM, Bernardo Demaria Ignácio, XAVIER, Fernando de Barros Honda, SANTOS, Luís Fellipe dos, GUERRA, André, FALCÃO, Filipe, CAZANI JÚNIOR, Luís Enrique. Horror e Ficção Científica como crítica social no Cinema. São Paulo: Editora Polytheama, 2022 (impresso) e 2023 (ebook).

LUSVARGHI, Luiza (org), FEIX, Daniel, MATOS, Daniel Augusto de, ROSSINI, Miriam de Souza, HOFF, Rafael, SANTOS, Luís Fellipe dos, FERRAZ, Ana Flávia de Andrade, VIEIRA, Arnaldo de Freitas, ARAÚJO, Juliano José de. Resistência, Exclusão e Novos Realismos nas Telas. São Paulo: Editora Polytheama, 2022 (impresso) e 2023 (ebook).


Bibliografia Referencial

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro, São Paulo : Cosac &Naify, 2004.

BAZIN, André. O que é cinema? Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Prefácio e apêndice: Ismail Xavier. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

BURCH, Noël. Praxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero. Feminismo e Subversão da Identidade. Rio deJaneiro, Civilização Brasileira, 2018.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa : Texto & Grafia, 2011.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder, a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Tradução: Augustin de Tugny, Oswaldo Teixeira, Rubens Caixeta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CORRIGAN, Timothy. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas, SP: Papirus, 2015.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro Cinema: espetáculo, narração e domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 1995.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo – Cinema II. Tradução: Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

Hooks, bell. Olhares Negros: Raça e Representação. São Paulo: editora Elefante, 2019.

LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

LUCENA JUNIOR, Alberto. Arte da Animação: Técnica e estética através da história. São Paulo: Senac, 2005.

LUSVARGHI, Luiza, SILVA, Camila Vieira da (org.). Mulheres atrás das câmeras. As cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: EstaçãoLiberdade, 2018.

MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2009.

MCKEE, Robert. Story. Substância estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Tradução: Chico Marés. Curitiba: Arte e Letras Editora, 2013.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

RAMOS, Fernão Pessoa; SCHVARZMAN, Sheila. Nova História do Cinema Brasileiro I. São Paulo: Edições Sesc, 2018.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução: Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SOUZA, Edileuza Penha. Negritude, Cinema e Educação, volume 3. Belo Horizonte: Editora Mazza, 2014.

STAM, Robert. A Literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

YOUNGBLOOD, Gene. Expanded Cinema. New York: Dutton Paperback, 1970.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br