EXPOCOM 2020 – PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Com as mudanças nos congressos regionais da Intercom em 2020, como ficará a Expocom?

Em 2020, devido à pandemia de covid-19, a Intercom realizará um único evento virtual para todas as cinco regiões: o Encontro Inter-regiões Intercom, cuja programação se estenderá ao longo de todo o mês de outubro. Nesse evento, serão realizadas as cinco festas de premiação das etapas regionais da Expocom, sempre em ambiente virtual. Com exceção das festas e da apresentação dos trabalhos para avaliação, que neste ano serão virtuais, nada muda: os trabalhos devem ser inscritos em seus respectivos regionais, dentro do prazo de cada um e seguindo as mesmas normas estabelecidas no Regulamento. Após as etapas regionais, os vencedores de cada modalidade irão para a etapa nacional, que também será inteiramente virtual e cuja premiação será revelada no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), em dezembro.

2. Quem pode participar da Expocom 2020?

Estudantes de graduação e recém-graduados em cursos (bacharelados e tecnólogos) de todas as áreas da Comunicação que sejam autores ou coautores de trabalhos experimentais realizados no ano letivo de 2019.

3. Como deve ser feita a inscrição do trabalho na Expocom 2020?

Para participação na Expocom, é preciso seguir o passo a passo:

Passo 1. A instituição de ensino superior indica, via sistema on-line, trabalhos e autores líderes.
Importante:

• A indicação deve ser feita para a região da instituição;

• Só pode ser indicado um trabalho por modalidade da Expocom;

• Cada aluno pode ser indicado como líder apenas de um trabalho; como coautor, não há limitação.

Passo 2.O aluno líder se inscreve no Encontro Inter-regiões Intercom para poder enviar o trabalho indicado pela instituição de ensino superior. O professor orientador/supervisor do trabalho e os coautores também precisam se inscrever para obter o certificado. A inscrição é feita na respectiva região, que tem prazo específico para inscrição:

CENTRO-OESTE:até 29/07/2020 – inscrição aqui
SUL: até 10/08/2020 – inscrição aqui
SUDESTE: até 17/08/2020 – inscrição aqui
NORTE: até 24/08/2020 - inscrição aqui
NORDESTE: até 31/08/2020 - inscrição aqui

Passo 3. O aluno líder submete o trabalho, também via sistema on-line e seguindo as normas da Expocom. Neste passo, é necessário enviar o trabalho em si, além de indicar nome do orientador/supervisor e disciplina/módulo/projeto de extensão/TCC/projeto experimental no qual o trabalho foi desenvolvido; também é necessário preencher, no sistema, a descrição do objeto, a descrição das pesquisas realizadas e a descrição da produção.

4. Em qual modalidade da Expocom posso inscrever meu trabalho?

A Expocom tem modalidades em seis categorias: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Cinema e Audiovisual; Produção Transdisciplinar; e Rádio, TV e Internet.

Você e sua equipe precisam conferir as modalidades de sua categoria, atentando-se para as características de cada uma, tais como: o tipo de produto; se o trabalho faz parte de um conjunto ou série; e se é projeto experimental/trabalho de conclusão de curso.

Conheça as modalidades no Ementário aqui.

5. O que acontece após a inscrição do trabalho?

Os trabalhos devidamente inscritos (conforme item 3, acima) serão avaliados virtualmente. Se seu trabalho obtiver uma das cinco maiores notas nessa avaliação remota, você e sua equipe vão apresentá-lo. Neste ano, a apresentação não será presencial, e sim virtual, no âmbito do Encontro Inter-regiões Intercom.

Você e sua equipe vão gravar sua apresentação em vídeo (de 5 a 8 minutos), em um prazo de dez dias a partir da data do aceite. O vídeo deverá ser postado em uma plataforma de compartilhamento de vídeos (como YouTube ou Vimeo). O link da postagem deverá ser informado em um campo específico de sua área reservada.

Todas as apresentações serão, então, disponibilizadas em Salas Virtuais da Expocom, a que todos os inscritos no Encontro Inter-regiões Intercom terão acesso.

Para conhecer as regras completas de gravação e envio do vídeo, consulte a página da Expocom no Portal Intercom aqui.

O vídeo de apresentação e o trabalho serão avaliados pelo júri da Expocom, que selecionará os vencedores de cada modalidade por região.

6. Quando e como serão revelados os vencedores das etapas regionais?

Cada etapa regional terá um evento de premiação virtual durante o Encontro Inter-regiões Intercom, em outubro. Nesses eventos é que conheceremos os vencedores de cada regional. Para acompanhar as festas de premiação, será necessário estar inscrito no Encontro Inter-regiões, cujas inscrições para ouvintes vão até o dia 25 de setembro (atenção: os prazos de inscrição para alunos líderes e orientadores são diferentes, conforme informado na questão 3 – passo 2).

7. O que acontece após as etapas regionais da Expocom?

Os vencedores regionais de cada modalidade seguirão para a etapa nacional, que será realizada no âmbito do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), também virtualmente.

Para participar da etapa nacional, o aluno líder precisará se inscrever no Intercom 2020. Vale ressaltar que alunos líderes de trabalhos vencedores da Expocom regional estão isentos da taxa de inscrição no congresso nacional. As inscrições do Intercom 2020 poderão ser feitas até 6 de novembro no Portal Intercom.

Para a etapa nacional, não é necessário submeter o trabalho novamente. A avaliação será feita virtualmente pelo júri, nos mesmos moldes da etapa regional.

A cerimônia de premiação da Expocom nacional fará parte da programação virtual do Intercom 2020, em dezembro. A data será divulgada em breve, juntamente com a programação preliminar do congresso.

LEMBRETES IMPORTANTES:

• Se você tem interesse de participar da Expocom, a primeira coisa que precisa fazer é conversar com a coordenação de sua instituição de ensino superior, pois é ela que faz a indicação do trabalho. Somente após essa indicação é que você pode enviar seu trabalho.

• Antes de enviar o trabalho, lembre-se de fazer a inscrição no Encontro Inter-regiões Intercom) e de ler atentamente o Regulamento, o Ementário e as Normas Técnicas da Expocom 2020. Dessa forma, você evita que seu trabalho seja recusado por falta de adequação.

• Aguarde receber o aceite para gravar o vídeo da apresentação. O vídeo deve ter de 5 a 8 minutos de duração e ser postado em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. O que você vai enviar à Expocom, via área reservada, será o link da postagem.

• É imprescindível que tanto o vídeo da apresentação quanto seu trabalho (caso o trabalho seja/inclua site, áudio ou vídeo) estejam ativos durante toda a duração da Expocom, inclusive a etapa nacional. Assim, confira sempre o(s) link(s).

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA