COM 34 GRUPOS DE PESQUISA, INTERCOM CONTRIBUI PARA CONSOLIDAÇÃO DO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

9 de outubro de 2018

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) tem atuado desde 1977 no estímulo e desenvolvimento da pesquisa em Ciências de Comunicação no Brasil. E um dos principais espaços em que essa missão se concretiza são os Grupos de Pesquisa (GPs), que reúnem um número cada mais vez mais expressivo de pesquisadores das mais variadas áreas das Ciências da Comunicação, de instituições públicas e privadas de todas as regiões brasileiras.

Atualmente, a Intercom conta com 34 GPs, divididos em oito Divisões Temáticas (DTs). Esses espaços plurais e democráticos criam grandes oportunidades de troca de experiências e conhecimento entre pesquisadores, o que gera resultados quantitativos e qualitativos na pesquisa em Comunicação. O ponto alto desse trabalho se dá no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado anualmente pela Intercom. “As sessões de apresentação de trabalhos dos GPs são o coração do congresso nacional da Intercom. Nelas, os pesquisadores mostram o que têm investigado e conhecem o trabalho de colegas com os quais talvez nunca tivessem a chance de interagir”, afirma Nair Prata, diretora Científica da Intercom.

Na 41ª edição do congresso, realizada entre 2 e 8 de setembro de 2018 em Joinville (SC), 1.069 trabalhos foram submetidos para as sessões dos 34 GPs. Esses números – somados aos 340 trabalhos submetidos para o Intercom Júnior e a outros 12, para os colóquios – mostram a relevância desse esforço de congregar pesquisadores. E, neste ano, todos os artigos apresentados foram previamente disponibilizados on-line, o que favoreceu a qualidade das conversas promovidas pelos GPs.

Além dos trabalhos apresentados, muitas das sessões de GPs realizadas durante o Intercom 2018 enriqueceram ainda mais as oportunidades de diálogo com eventos especiais. Por exemplo, foram apresentadas palestras sobre desigualdades sociais e narrativas dos excluídos (GP Teorias do Jornalismo); sobre Relações Públicas e opinião: influências na produção de incertezas (GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional); sobre relações entre o jogo e a experiência estética (GP Games); e sobre o déficit de comunicação e a reforma do Ensino Médio (GP Comunicação e Educação).

Já o GP Rádio e Mídia Sonora realizou a sessão especial “La indústria radiofónica en España: panorama e desafios” e o GP Comunicação, Música e Entretenimento promoveu o Simpósio Madonna 60 - Um Legado Crítico (com 13 artigos submetidos). Outros três GPs tiveram conferências temáticas: o GP Semiótica da Comunicação abordou o tema “Televisão: as narrativas como mercadoria”; o GP Teorias da Comunicação tratou de “Perspectivas e desafios nos estudos das teorias da comunicação”; e o GP Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros abraçou o tema central do congresso, “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”.

O tema central do Intercom 2018 também guiou as conversas em uma sessão conjunta dos GPs América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais e o GP Comunicação para a Cidadania. E, ainda, os GPs Políticas e Estratégias de Comunicação e Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura fizeram uma mesa conjunta em homenagem ao Prof. José Marques de Melo.

Aliás, homenagens póstumas ao fundador da Intercom marcaram grande parte das sessões dos Grupos de Pesquisa, fazendo um importante registro do legado deixado pelo Prof. Marques de Melo nas mais variadas áreas de pesquisa da Comunicação.

Todas essas atividades durante o congresso nacional da Intercom são resultado de um extenso e profícuo trabalho realizado pelos GPs ao longo de todo o ano. Além de pesquisas coletivas, publicação de livros e eventos presenciais, os grupos também estimulam as interações entre pesquisadores no ambiente on-line, em publicações científicas, websites e redes sociais próprios (confira os endereços nos quadros abaixo).

A Intercom convida pesquisadores de todo o Brasil a conhecer e participar dos Grupos de Pesquisa, que estão permanentemente de portas abertas para serem cada vez mais plurais e democráticos. O Portal Intercom disponibiliza as ementas de todos os 34 GPs, acesse para mais informações.

GRUPOS DE PESQUISA NA INTERNET

REVISTAS

GRUPO DE PESQUISA PARCERIA NA PUBLICAÇÃO TÍTULO ENDEREÇO
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura GP Economia Política da Comunicação da Associação Latino-americana de Pesquisadores da Comunicação (ALAIC) Revista Eptic – Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura https://seer.ufs.br/index.php/eptic
GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade Programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG, Rede de Estudos e Pesquisa em
Folkcomunicação (Rede Folkcom) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o
Desenvolvimento Regional
RIF – Revista Internacional de Folkcomunicação http://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/inde...
GP Rádio e Mídia Sonora Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo Revista Rádio-Leituras https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/radio-...



WEBSITES

GRUPO DE PESQUISA ENDEREÇO
GP Comunicação e Esporte https://comunicacaoeesporte.com/tag/comunicacao-e-...
GP Comunicação e Religião http://gpcomreligiaointercom.blogspot.com
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura http://eptic.com.br/
GP Geografias da Comunicação geografias.net.br
GP Produção Editorial ufrgs.br/lead-producaoeditorial/
GP Rádio e Mídia Sonora blog.ufba.br/portaldoradio/
GP Teorias do Jornalismo intercomgpteoriasdojornalismo.blogspot.com.br



REDES SOCIAIS

GRUPO DE PESQUISA ENDEREÇO
GP América Latina, Mídia, Culturas e Tecnologias Digitais facebook.com/GpAmericaLatinaMidiaCulturasETecnologiasDigitais
GP Cinema facebook.com/Cinema
GP Comunicação e Cultura Digital facebook.com/groups/comcultdigintercom
twitter.com/@GP_comcultdig
GP Comunicação e Culturas Urbanas facebook.com/gpcomunicaculturbana
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local facebook.com/Com.Regional.Local.Intercom
GP Comunicação e Educação facebook.com/comunicacaoeeducacao
GP Comunicação e Religião facebook.com/gpcomunicacaoereligiaoegrupomire
GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente facebook.com/GPIntercom
GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão facebook.com/gplivrexpressao/
youtube.com/channel/gplivrexpressao
GP Comunicação, Música e Entretenimento facebook.com/commusicaentretenimento
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas facebook.com/GPCDCT
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura facebook.com/groups/discutindoepc
GP Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros facebook.com/gpesteticasintercom
GP Ficção Seriada facebook.com/groups/gpficcaoseriada
GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade facebook.com/redefolkcom
GP Games facebook.com/gpgamesintercom
GP Gêneros Jornalísticos facebook.com/Gêneros.Jornalistico.Intercom
GP Geografias da Comunicação
GP Produção Editorial facebook.com/gpproducaoeditorial twitter.com/@gpprodeditorial
GP Rádio e Mídia Sonora facebook.com/intercom.radio twitter.com/intercomradio
GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional facebook.com/profile.php?id=1831483323749840
GP Semiótica da Comunicação facebook.com/semioticaintercom
GP Teorias do Jornalismo facebook.com/Teorias.Jornalismo.Intercom

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br