Intercom 2021: GP Comunicação e Culturas Urbanas promoverá simpósio sobre Linn da Quebrada

13 de julho de 2021

O Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Culturas Urbanas da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizará o Simpósio Linn, da Quebrada e das Urbanidades em sua sessão durante o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021), evento a ser realizado de 4 a 9 de outubro em plataforma virtual.

A submissão de artigos para o simpósio temático deve ser feita no sistema regular de submissão do Intercom 2021, cujo prazo é 12 de agosto. Vale ressaltar que é preciso se inscrever no congresso antes de submeter.

Todas as informações sobre inscrições e submissões podem ser conferidas na página do congresso nacional no Portal Intercom.

CHAMADA DE TRABALHOS: Simpósio Linn, da Quebrada e das Urbanidades

Copromoção: GP Comunicação e Culturas Urbanas (Intercom), Juvenália (ESPM), URBESOM (Unip) e Marginália (UFRN)

(Simpósio temático inserido na programação do GP de Comunicação e Culturas Urbanas no Congresso Nacional da Intercom 2021)

“Muito prazer, sou a nova Eva. Filha das travas, obra das trevas”. Assim Linn da Quebrada apresenta-se no documentário “Bixa travesty” (2019). Artista multimídia, cantora e ativista travesti, negra, vinda da periferia e dela transbordando, transitando das sarjetas ao mainstream, enviadescida e expressando suas mulheridades, Linn, e o que ela e sua obra acionam, permite examinar questões relacionadas ao corpo, gênero, sexualidade, performance, música, artivismos e todo um vasto escopo de produção de sentidos. Com letras e formas estéticas que confrontam padrões sociais e de sexualidade, a performer das dissidências de gênero confronta abertamente preconceitos e estigmas. Dissensual, dissidente, plurivocal, sua figura, seu corpo político, tanto quanto sua obra, correspondem a ferramentas estratégicas e combativas de representatividade, de tensionamento identitário, de re-existência e luta contra as violências estruturais de diversas ordens: de raça, de classe, de gênero.

Com vistas a discutir questões comunicacionais, midiáticas, corpóreas, performáticas, de gênero e sexualidade mobilizadas por Linn da Quebrada e suas políticas de audiovisibilidade e refletir sobre as ressonâncias culturais e sociais de sua obra, em diálogo com o campo da comunicação e particularmente os estudos das culturas comunicacionais urbanas, convidamos pesquisadores a submeterem artigos para o Simpósio temático "Linn, da Quebrada e das Urbanidades".

O simpósio ocorrerá dentro das atividades do Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas no Congresso Nacional da Intercom deste ano, a acontecer de 04 a 09 de outubro de 2021; com sessões de apresentação de trabalhos a ele dedicadas.

As contribuições, em formato de artigos científicos, conforme modelo da Intercom, devem tangenciar, individualmente ou de modo articulado, os eixos temáticos sugeridos a seguir – podendo evocar perspectivas sinérgicas ou complementares. Tendo Linn da Quebrada, sua obra e repercussões como objeto de estudo, serão aceitos artigos de abordagem teórico-metodológica, estudos empíricos, relatos de pesquisa e problematizações epistemológicas, em diálogo com os seguintes eixos nucleadores:

1. Estudos de gênero e sexualidade;

2. Reflexões sobre o corpo, o corpo negro e o corpo político;

3. Performance e cultura visual;

4. Mídia, midiatização e processos comunicacionais acionados por Linn;

5. Cultura de fãs e celebrização a partir de Linn;

6. Linn, experimentalismo e gêneros musicais;

7. Relações entre representação e representatividade;

8. Relação entre políticas identitárias e pós-identitárias;

9. Negritude e travestilidade no Brasil;

10. Periferias, margens e liminaridades das cidades e da cultura urbana acionados em/por de Linn da Quebrada.

A proposta é que a versão completa dos trabalhos apresentados, para os pesquisadores interessados, componha um e-book, a ser lançado em 2022.

Promoção e organização:

Grupo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas (Intercom):
Fernanda Elouise Budag (Coordenação)
Thiago Tavares das Neves (Vice-coordenação)
https://www.instagram.com/gpculturasurbanas.intercom/

Grupo de Pesquisa Juvenália (ESPM):
Rose de Melo Rocha
Daniel Zacariotti
https://www.instagram.com/gpjuvenalia

Grupo de Pesquisa URBESOM (UNIP):
Simone Luci Pereira
João Marcelo Bras
https://www.facebook.com/Urbesom

Grupo de Pesquisa Marginália (UFRN):
Fagner França
Carlos Cunha
https://www.instagram.com/marginaliaufrn/

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br