INTERCOM 2022: 20/07 É O NOVO PRAZO DE SUBMISSÃO

13 de julho de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) prorrogou a chamada de trabalhos do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). Agora, pesquisadores, pesquisadoras e estudantes têm até 20 de julho para fazer suas submissões aos Grupos de Pesquisa (GPs), ao Intercom Júnior (IJ) e ao Publicom. O Intercom 2022 será realizado de 5 a 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, em modalidade presencial, com o tema central “Ciências da Comunicação contra a desinformação”.

A Diretoria Executiva e representantes dos conselhos Curador e Fiscal da Intercom, juntamente com a comissão organizadora do congresso na UFPB, escutaram atentamente as preocupações apresentadas por congressistas e coordenadores de GPs e fizeram um estudo ainda mais aprofundado das questões técnicas que envolvem um evento da magnitude de nosso congresso nacional. Assim, as decisões de prorrogar o prazo de submissão e manter o formato presencial foram cuidadosamente ponderadas, com o objetivo de propiciar o espaço de troca e afeto que é a marca dos congressos da Intercom.

ENVIE SEU ARTIGO ATÉ 20/07

No congresso nacional da Intercom, há espaços para pesquisadores(as) desde iniciantes até sêniores.

● Estudantes de graduação e recém-graduados (em 2021/2022) podem submeter artigo científico para uma das oito áreas temáticas do Intercom Júnior. Confira as ementas aqui.

● Mestrandos(as), mestres, doutorandos(as) e doutores(as) podem submeter artigo científico para um dos 33 Grupos de Pesquisa. Clique aqui para ler as ementas. Além disso, também podem enviar propostas de lançamentos ao Publicom.

● Estudantes de especialização e especialistas podem ser coautores(as) com mestres, doutorandos(as) e doutores(as).

Siga o passo a passo:

1. Inscreva-se no Intercom 2022: acesse o Sistema Unificado Intercom, cadastre-se, faça o logine clique em “Congresso Nacional”.
Se você quiser aproveitar o desconto de associado(a) ativo(a) da Intercom, basta fazer (ou atualizar) o cadastro e pagar a anuidade antes de se inscrever.

2. Leia atentamente as normas e a chamada de trabalhos.

3. Após o sistema dar baixa na inscrição, a área de submissão é disponibilizada no Sistema Unificado Intercom.

Vale lembrar que artigos aceitos que não forem apresentados por seus(suas) autores(as) serão publicados nos Anais do congresso.

Dúvidas sobre a chamada e as normas devem ser encaminhadas para o e-mail secretaria@intercom.org.br. Já questões sobre o sistema devem ser enviadas para o e-mail suporte@kirc.com.br.

PROGRAMAÇÃO
Todos(as) os(as) congressistas inscritos(as) no Intercom 2022 terão 37 opções de oficinas e minicursos, com abordagens teóricas e práticas nas mais diversas áreas da Comunicação. Também poderão acompanhar as apresentações e discussões em GPs e IJs, a sessão de lançamentos do Publicom e mais de 15 conferências, mesas, fóruns e colóquios com convidados(as) que são referência no campo da Comunicação.

O evento central do congresso será o 45º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que terá conferência de abertura com Eugênio Bucci (USP) e três mesas sobre assuntos relacionados ao tema central. Outros eventos que compõem a programação preliminar são:

● VII Colóquio Latino-americano de Ciências da Comunicação;

● V Jornada Beltraniana – Rede Folkcom;

● IX Encontro do Brasilianismo Comunicacional;

● Mesa “Imprensa, Ditadura e Violações de Direitos: o caso da Folha de S. Paulo”;

● Mobilize-se V: Disputa pelo Comum e Engajamento das Resistências (Laccops/UFF);

● Fórum Ensicom 2022 – Ciências da Comunicação e formação acadêmica: ensino, pesquisa e extensão curricularizada;

● VIII Fórum Socicom-Intercom;

● III Encontro Latino-Americano de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Local;

● II Encontro da Rede Brasileira de Mestrados Profissionais em Comunicação;

● VII Fórum Comunicação e Trabalho;

● VI Fórum de Rádios e TVs Universitárias;

● III Fórum de Revistas Científicas;

● “A Intercom e a memória das Ciências da Comunicação” – Homenagem a Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UAM);

● Lançamento da Revista Iniciacom n. 12;

● VII Colóquio Jornalismo de Resistência;

● Cerimônia de premiação – Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2022, Troféu José Marques de Melo Maturidade Acadêmica Regional e Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação (Prêmios Estudantis);

● Mostra competitiva de trabalhos experimentais na etapa nacional do Expocom 2022, cuja festa de premiação encerrará o congresso.

Clique aqui para conferir os detalhes da programação preliminar.

Os(as) congressistas poderão, ainda, curtir a programação artística e cultural que está sendo montada pela organização na UFPB, além de aproveitar momentos de confraternização e conhecer colegas de todos os cantos do Brasil.

Para quem não pretende submeter trabalhos, as inscrições seguem abertas até o dia 12 de agosto. Todos(as) os(as) congressistas receberão certificado de participação.

Acompanhe as novidades do Intercom 2022 nas redes sociais:
Intercom no Facebook
Intercom no Instagram
Intercom 2022 no Facebook
Intercom 2022 no Instagram

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br