INTERCOM 2022: GRUPOS DE PESQUISA TERÃO PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

24 de agosto de 2022

Já é tradição nos congressos nacionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) que Grupos de Pesquisa (GPs) vinculados à entidade aproveitem o encontro anual para promover eventos especiais, como palestras, mesas-redondas e lançamentos de publicações. E assim será no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), a ser realizado de 5 a 9 de setembro no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Antes das sessões de apresentação de trabalhos, concentradas nos dias 7 e 8 de setembro, muitos GPs terão uma programação especial – a maior parte na tarde do dia 6, mas haverá algumas sessões especiais também na manhã do dia 7. Confira:

6 DE SETEMBRO

O GP Cinema fará uma sessão de abertura das 14h às 18h no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc). Intitulada “Aruanda: sob o céu nordestino de curtas-metragens paraibanos”. Coordenada por Luiza Lusvarghi (Unicamp, coordenadora do GP) e mediada por Lúcio Vilar (UFPB), a sessão será iniciada por um debate sobre os “Circuitos regionais cinematográficos e as articulações entre eventos locais, produção e pesquisa”, com a participação do cineasta e produtor Lúcio Cesar Fernandes e do professor Fernando Trevas Falcone, coordenador do curso de Cinema da UFPB. A programação terá, ainda, uma mostra de curtas-metragens, com a exibição de três títulos: O Pato (11’18’’), dirigido por Antonio Galdino; Noite no Sítio (1’85”), de Lucas Machado; e Faixa de Gaza (16’13”), dirigido por Lúcio Cesar Fernandes. Nos dias 7 e 8, as sessões de apresentação de trabalhos do GP Cinema serão realizadas no Auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). E, para fechar com chave de ouro, o GP Cinema lançará sua coleção Temas no Publicom, evento que começará às 17h30 na Praça da Alegria do CCHLA.

Das 15h às 18h, o GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico terá a mesa “Pretxs em roda: perspectivas sobre a pesquisa em Comunicação e Relações Raciais no Brasil”, com a presença de Thiane Neves Barros (UFBA); Zilda Martins (UFRJ); representante da Coalizão Negra por Direitos na Paraíba; Marcos Gomes da Silva, diretor de Igualdade Étnico-Racial da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; e Marcelle Chagas, da Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação e do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro. A mediação será feita por Márcia Guena (Uneb) e Paulo Victor Melo (UFBA), respectivamente coordenadora e vice-coordenador do GP. A sessão especial será no mesmo espaço a ser ocupado pelo GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico para as apresentações de trabalho: Sala 401 do Bloco IV do CCHLA.

O GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente abrirá os trabalhos com uma conversa sobre “Os jovens, a ciência e a saúde” com a pesquisadora Luísa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – que também estará no Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no dia 7. Com mediação de Kátia Lerner (Fiocruz), a sessão especial será realizada das 14h às 16h na Sala 402 do Bloco IV do CCHLA, onde também ocorrerão as apresentações de trabalho do GP.

Das 14h às 18h, os(as) congressistas poderão acompanhar a sessão especial do GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, coordenada por Nara Scabin (UAM) e Andrea Limberto (Senac-SP) na Sala 405 do Bloco IV do CCHLA. Com o tema “O direito à comunicação em debate”, a sessão especial terá a participação de Renata Rolim (UFPB), que falará sobre “A liberdade de expressão como princípio democrático e a atuação política do poder judiciário”; Vitor Blotta (USP), que apresentará o trabalho “Mapeando violências contra a comunicação a partir do conceito de interseccionalidade”; e Ivan Paganotti (Umesp), que lançará o livro “Censura, justiça e regulação da mídia na redemocratização”.

Já o GP Ficção Televisiva Seriada fará, das 14h30 às 16h30, a mesa comemorativa “30 anos do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP”, coordenada por Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP/Intercom), Larissa Leda F. Rocha (UFMA, coordenadora do GP) e Talitta Cancio (USP). Todas as atividades do GP Ficção Televisiva Seriada serão realizadas na Sala 406 do Bloco IV do CCHLA.

“Perspectivas críticas sobre produção de games no Brasil” será o tema da mesa especial organizada pelo GP Games, das 14h às 16h30, na Sala 407 do Bloco IV do CCHLA. Com mediação de José Messias (UFMA), vice-coordenador do GP, a mesa terá a participação de Nilson Soares (Cesar School – Recife), Mariana Amaro (LAD/UFRGS) e João Mário Araújo (Estúdio Carcará Elétrico – João Pessoa).

O GP Produção Editorial também fará uma mesa de debate, das 16h30 às 18h, na Sala 408 do Bloco IV do CCHLA. As escritoras Aline Cardoso e Jeovânia P. vão conversar sobre “Mulheres e livros na Paraíba”, com mediação de Isabel Travancas (UFRJ), que coordena o GP.

Após breves informes sobre o GP Publicidade e Propaganda, a partir das 14h, os coordenadores Eneus Trindade (USP) e Luiz LZ Cezar (UFPA) farão a mediação da mesa especial “Publicidade, sensibilidades e transformação social”, que terá a participação de Patrícia Saldanha (UFF) e Rogério Covaleski (UFPE). O GP Publicidade e Propaganda estará na Sala 417 do Bloco A do CCHLA.

Fátima Aparecida dos Santos (UnB) fará a palestra de abertura do GP Semiótica da Comunicação, sobre o tema “A cidade e a multidão: transições para um processo de decodificação discreta”. A atividade está marcada para o período de 14h às 16h no dia 6 de setembro, na Sala 418 do Bloco A do CCHLA.

7 DE SETEMBRO

Na manhã do dia 7, das 9h às 12h, o GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura realizará o Fórum Eptic, com temática comemorativa – 30 anos do GP Economia Política da Intercom – e também de homenagem – 10 anos sem Valério Brittos, referência na área e na luta pela democratização da comunicação. Carlos Figueiredo (UFS), coordenador do GP, fará a mediação da conversa com Manoel Dourado Bastos (UEL) e Anderson D. Gomes dos Santos (UFAL). O GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura ocupará a Sala 415 do Bloco I da Central de Aulas - Campus I UFPB

Para dar início a sua primeira sessão de apresentação de trabalhos – “Folkcomunicação e entrelaçamentos com a cultura” –, o GP Folkcomunicação terá uma palestra com Roberto Faustino (UFPB) sobre o tema “Perspectivas da pesquisa em Folkcomunicação: a práxis paraibana”, a partir das 14h. Esta sessão, coordenada por Marcelo Sabbatini (UFPE, coordenador do GP), e as demais sessões do GP ocorrerão no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.

Das 9h às 10h30, o GP Gêneros Jornalísticos realizará duas atividades especiais: a mesa “Gêneros nas eleições presidenciais: a cobertura do telejornalismo“, com Ana Carolina Temer (UFG), Maria Elisabete Antoniolli (ESPM), Ticyane Vaz (Umesp) e Rodrigo Gabrioti (Athon/Intercom), juntamente com as coordenadoras do GP, Clarissa Josgrilberg Pereira (Furb) e Marli dos Santos (Cásper); e o lançamento do livro "Webjornalismo nos Principais Sites Jornalísticos Brasileiros: estudos de gêneros e formatos", de Clarissa Joslgrilberg Pereira. O GP Gêneros Jornalísticos vai se reunir na Sala TS-1 do Departamento de Mídias Digitais (Demid) da UFPB.

A primeira sessão de apresentação de trabalhos do GP Teorias da Comunicação, marcada para as 11h, será precedida pela mesa-redonda “Questões para a Comunicação”, com coordenação de Rodrigo Miranda Barbosa (UFPE) e participação de Juliano Domingues (Unicap/Intercom), Fabrício Silveira (UFRGS) e Marcio Telles (UTP). A mesa ocorrerá das 9h às 10h40, na Sala 225 do Bloco B do CCTA.

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Todos os 33 Grupos de Pesquisa da Intercom realizarão sessões de apresentação de trabalhos nos dias 7 e 8 de setembro. A programação detalhada, com os títulos dos trabalhos e seus respectivos autores e horários está publicada no Portal Intercom. Congressistas com interesse específico nas áreas de pesquisa dos GPs são bem-vindos(as) às sessões. Consulte a programação do congresso e a programação dos GPs.

Vale lembrar que todos os artigos aceitos nos GPs serão publicados posteriormente nos Anais do Intercom 2022.

Mais informações sobre o Intercom 2022 podem ser consultadas no Portal Intercom e no site oficial do congresso.

Acompanhe as novidades do Intercom 2022 nas redes sociais:
Intercom no Facebook
Intercom no Instagram
Intercom 2022 no Facebook
Intercom 2022 no Instagram

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br