INTERCOM 2022 TERÁ DOIS EVENTOS DE ABRANGÊNCIA LATINO-AMERICANA

24 de agosto de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) desenvolve um trabalho histórico de aproximação entre instituições e pesquisadores(as) que têm formulado o pensamento comunicacional genuinamente latino-americano. Assim, o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), a ser realizado de 5 a 9 de setembro no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, reserva um espaço de sua programação para eventos que trazem essa perspectiva decolonial.

O Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação chega a sua sétima edição no dia 5 de setembro, com participação presencial e remota de convidados(as). O colóquio será realizado das 9h às 17h (com intervalo entre 12h e 14h), no Auditório da Sead do campus I da UFPB, além de ser transmitido ao vivo pelo canal da Intercom no YouTube.

Após uma breve abertura (a partir das 9h30), a primeira mesa abordará o tema “Desinformação e ameaças à democracia”, com a participação de Matías Ponce (CIDH/UCU – Costa Rica/Uruguai), Gissela D’ávila Cobo (Ciespal – Equador) e Fernando Oliveira Paulino (Alaic/Socicom/UnB – Brasil).

A segunda e a terceira mesas, que ocuparão o período da tarde, tratarão dos “Desafios contemporâneos das Ciências da Comunicação”, com os(as) seguintes convidados(as): Beatriz Elena Marín Ochoa (Acicom/UPB – Bolívia), Daniela Lazcano Peña (Incom/PUCV – Chile) e Dorismilda Flores-Márquez (Amic/USB – México) na mesa 2; Carlos Toural Bran (Agacom/USC – Espanha), Madalena Oliveira (Sopcom/UMinho – Portugal) e Rafael González Pardo (Felafacs/UT – Colômbia) na mesa 3.

O colóquio será encerrado com uma reunião em que os(as) participantes vão planejar ações conjuntas, com coordenação de Edgard Rebouças (Ufes), diretor de Relações Internacionais da Intercom.

No dia seguinte, 6 de setembro, representantes de cátedras e observatórios da América Latina se reunirão no Auditório CCJ para discutir o tema “Guerra das Narrativas: controle e imaginário”. O III Encontro Latino-Americano de Cátedras e Observatórios de Comunicação, Informação, Cultura e Desenvolvimento Local, coordenado por Sônia Jaconi (USP) e Rodrigo Gabrioti (Athon), respectivamente diretora e diretor adjunto de Projetos da Intercom, será aberto às 9h por Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da entidade, e Margarida Maria Krohling Kunsch (USP), presidente do Conselho Curador da Intercom. Em seguida, Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP/Obitel), que também integra o Conselho Curador, fará a palestra de abertura, “Observatório de Narrativas Ficcionais”.

O encontro prosseguirá com duas mesas: “Guerra das Narrativas em Percepções”, com Edgar Rebouças representando o Observatório da Mídia, César Bolaño (Observatório da Economia e Comunicação), Manoel Moraes (Cátedra Unicap de Direitos Humanos Dom Helder Camara) e Maria Helena Weber e Ana Javes Luz (Observatório da Comunicação Pública); e “Atuação na Guerra das Narrativas”, com Roberto Chiachiri (Cátedra Unesco Metodista), Juliano Domingues (Cátedra Luiz Beltrão), Efendy Maldonado (Cátedra Armand Mattelart) e Guillermo Orózco (Cátedra Unesco AMIDI). Ao final, será reservado um momento para discussões.

Com o tema central “Ciências da Comunicação contra a desinformação”, o Intercom 2022 terá uma vasta programação, que inclui sessões de apresentação de trabalho (Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Expocom), evento de lançamentos de livros (Publicom), oficinas e minicursos, e uma série de conferências, fóruns, colóquios e mesas temáticas. Para acessar a programação, clique aqui.

Mais informações sobre o Intercom 2022 podem ser consultadas no Portal Intercom e no site oficial do congresso.

Acompanhe as novidades do Intercom 2022 nas redes sociais:
Intercom no Facebook
Intercom no Instagram
Intercom 2022 no Facebook
Intercom 2022 no Instagram

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br