INTERCOM 2023 ABRE CHAMADA PARA EVENTOS REMOTOS

25 de maio de 2023

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) convida seus associados e associadas a propor eventos para a etapa remota do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que será realizada entre os dias 29 e 31 de agosto na plataforma on-line do congresso. As propostas podem ser enviadas até o dia 12 de junho, via Sistema Unificado Intercom.

Por meio da chamada direcionada a associados(as), serão selecionados eventos como fóruns, colóquios e mesas temáticas a serem acompanhados sincronicamente pelos(as) congressistas na etapa remota do Intercom 2023, que também terá a programação on-line dos Grupos de Pesquisa (GPs) e do Intercom Júnior (IJ).

Entre os pontos mais importantes da chamada de propostas para eventos remotos do Intercom 2023, estão:

● Os(as) proponentes devem ter doutorado e ser associados(as) ativos(as) da Intercom, ou seja, estar com a anuidade 2023 em dia. Para quitar a anuidade e usufruir dos benefícios da associação (inclusive taxa de inscrição reduzida no congresso nacional), basta acessar a “Área do Associado” no Sistema Unificado Intercom.

● Os(as) proponentes devem prever a duração dos eventos propostos, que poderá ser de duas, quatro ou seis horas.

● Os eventos selecionados serão realizados de forma síncrona na plataforma do congresso, no período matutino (das 11h às 13h pelo horário de Brasília) dos dias 29, 30 e 31 de agosto. A programação será definida pela organização do congresso após o processo de seleção.

● Entre as informações que devem ser preenchidas pelos(as) proponentes, estão: tipo e título da atividade proposta; ementa/resumo; objetivo; público-alvo; duração; nome, titulação, instituição de vínculo, estado e região do(a) coordenador(a) do evento; link para o currículo Lattes e informações de contato do(a) coordenador(a); programação detalhada, incluindo dados dos(as) convidados(as) e temas das respectivas palestras. Assim, é importante que as propostas sejam pensadas e montadas antes do envio da proposta de fato.

● O(a) proponente e os(as) convidados(as) de cada atividade selecionada terão isenção da taxa de inscrição no congresso, além de receberem certificados específicos pela coordenação e participação.

O resultado da chamada será enviado por e-mail aos(às) proponentes até o dia 30 de junho.

Clique aqui para ler a chamada de propostas de eventos remotos.

SOBRE O CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2023
O 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023) será realizado em duas etapas: remota, de 29 a 31 de agosto; e presencial, de 5 a 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte. O tema central do congresso deste ano é "Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução", e a programação preliminar acaba de ser publicada no Portal Intercom.

A etapa remota será composta pelas sessões on-line dos GPs e do IJ e pelos eventos propostos por associados(as) da Intercom. Já a programação presencial terá as sessões presenciais de apresentação de trabalhos; a solenidade de abertura; o 46º Ciclo de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, composto pela conferência de abertura e três painéis acerca do tema central do congresso; cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação e do Prêmio Intercom de Comunicação (Prêmios Estudantis); o evento “A Intercom e a memória das Ciências da Comunicação”, com um painel para celebrar os 80 anos do fundador José Marques de Melo e outro em homenagem a Sonia Virgínia Moreira (Uerj), ex-presidente da Intercom e membro do Conselho Curador da entidade; oficinas e minicursos; o Publicom, evento de lançamentos editoriais; e a mostra dos trabalhos finalistas nacionais do prêmio Expocom 2023, cuja festa de premiação encerrará o congresso.

A chamada de trabalhos já está aberta e tem os seguintes prazos:

● Até 10 de julho: submissão do resumo expandido do trabalho e opção pela modalidade de apresentação (remota ou presencial); submissão de proposta de livro/publicação para lançamento presencial no Publicom 2023.

● Até 26 de julho: comunicação dos aceites.

● Até 15 de agosto: pagamento da taxa de inscrição, tanto por autores(as) de trabalhos como por congressistas ouvintes.
● Até 16 de agosto: submissão do artigo científico completo, caso o resumo seja aceito, e opção pela publicação ou não nos anais do congresso.

INSCRIÇÕES
O Intercom 2023 recebe inscrições até o dia 15 de agosto, com valores que variam conforme a categoria e a data de inscrição. Os períodos e respectivos valores de inscrição foram ajustados de acordo com o calendário de submissões, de forma estender o primeiro período aos autores e autoras que tiverem seus resumos aceitos. Confira na tabela:

Para aproveitar a taxa especial para associados(as) da Intercom, é preciso quitar a anuidade 2023 no Sistema Unificado Intercom (clique em “Área do Associado”). O valor da anuidade é R$ 230, o mesmo praticado em 2022. Além da taxa reduzida no congresso nacional, os(as) associados(as) ativos(as) têm isenção da taxa de inscrição nos congressos regionais da entidade. Não perca esses benefícios e contribua para a manutenção da estrutura da Intercom!

Para conhecer as mudanças implementadas pela Intercom no congresso nacional deste ano, confira esta matéria.

Calendário, taxas, chamadas, normas e programação preliminar estão disponíveis na página do congresso nacional no Portal Intercom.

Dúvidas podem ser enviadas para secretaria@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br