INTERCOM 45 ANOS: CICILIA PERUZZO FOI HOMENAGEADA NO CONGRESSO NACIONAL

21 de setembro de 2022

Por Laís Karoline Gueiros Guedes, jornalista voluntária na cobertura do Intercom 2022 sob supervisão do professor Rodrigo Martins Aragão (UFPB)

A professora Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Uerj/Ufes), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e membro do Conselho Curador da entidade, foi homenageada no evento “A Intercom e a Memória das Ciências da Comunicação”, realizado no dia 6 de setembro no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, como parte da programação do 45o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022).

Em uma cerimônia cheia de afetividade e com depoimentos marcantes, a trajetória da professora Cicilia – associada número 10 da Intercom e presidente entre 1999 e 2002 – foi lembrada por convidados como Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP), Anamaria Fadul e Antônio Hohlfeldt (PUCRS), que também já presidiram a Intercom e hoje compõem seu Conselho Curador; Rodrigo Gabrioti (Athon), diretor adjunto de Projetos da entidade; Edgard Rebouças (Ufes), diretor de Relações Internacionais; e Fernando Paulino (UnB), presidente da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom, apresentou e mediou o evento. Familiares, colegas, alunos e amigos também prestigiaram a tarde de celebração à carreira da pesquisadora, uma referência no campo da comunicação comunitária e popular no Brasil e no mundo.

Os depoimentos destacaram sua seriedade, seu compromisso ético e sua sensibilidade. Fernando Paulino, por exemplo, salientou as contribuições da professora Cicilia nos âmbitos brasileiro e internacional: “Uma personalidade que transcende fronteiras”, afirmou.

Ao final da cerimônia, a homenageada agradeceu e refletiu sobre sua trajetória: “Esse percurso foi acontecendo naturalmente. Eu não precisei competir ou concorrer com ninguém dentro da academia. Todos nós podemos somar e ajudar a construir um país melhor”.

Cicilia Peruzzo (Uerj/Ufes) é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Filha de pais agricultores, que sempre incentivaram os filhos a estudar, fez mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México.

O 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022) ocorreu de 5 a 9 de setembro em João Pessoa, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e organizado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e pelo Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br