INTERCOM ABRE CHAMADA DE TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL 2023

20 de abril de 2023

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acaba de abrir a chamada de trabalhos do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que será realizado em duas etapas: remota, de 29 a 31 de agosto; e presencial, no campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, de 5 a 8 de setembro.

A chamada de trabalhos do Intercom 2023 tem os seguintes prazos:

● Até 10 de julho: submissão do resumo expandido do trabalho e opção pela modalidade de apresentação (remota ou presencial); submissão de proposta de livro/publicação para lançamento presencial no Publicom 2023.

● 26 de julho: comunicação dos aceites.

● Até 15 de agosto: pagamento da taxa de inscrição, tanto por autores(as) de trabalhos como por congressistas ouvintes.
● Até 16 de agosto: submissão do artigo científico completo, caso o resumo seja aceito, e opção pela publicação ou não nos anais do congresso.

Para submeter o resumo expandido, é necessário se inscrever no congresso, porém a taxa de inscrição pode ser paga após a comunicação dos aceites (prevista para o dia 26 de julho). Quanto à modalidade de apresentação, ela deve ser escolhida pelo(a) autor(a) no momento da submissão do resumo expandido e não poderá ser alterada.

Todos os processos – inscrições, submissões e pagamento da taxa – devem ser realizados no Sistema Unificado Intercom.

Para saber mais sobre as mudanças implementadas pela Intercom no congresso nacional deste ano, confira esta matéria.

QUEM PODE SUBMETER
Doutores(as), doutorandos(as), mestres e mestrandos(as) podem submeter trabalho aos Grupos de Pesquisa (GPs) e ao Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom).

Cada pesquisador(a) pode enviar um único resumo expandido ao GP de sua escolha, mas pode ser coautor(a) de outros trabalhos (enviados pela inscrição de outra pessoa). Especialistas, estudantes de especialização e graduados(as) podem estar em coautoria com doutores(as), doutorandos(as) e mestres. Neste caso, o trabalho deverá ser apresentado no GP por um(a) autor(a) que tiver a qualificação mínima exigida (estudante de mestrado).

Para conhecer os GPs da Intercom, clique aqui.

Já estudantes de graduação e graduados(as) em 2022 ou no decorrer de 2023 podem submeter trabalho à Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Júnior – IJ), obrigatoriamente em coautoria com um(a) professor(a) orientador(a). Cada estudante pode enviar um único resumo expandido como autor(a), podendo ser coautor(a) de outros trabalhos (submetidos pela inscrição de outra pessoa).

O IJ tem oito áreas temáticas, cujas ementas podem ser conferidas aqui.

Clique aqui para conferir a chamada de trabalhos completa e baixar os modelos-padrão de resumo expandido.

INSCRIÇÕES
O Intercom 2023 recebe inscrições até o dia 15 de agosto, com valores que variam conforme a categoria e a data de inscrição. Os períodos e respectivos valores de inscrição foram ajustados de acordo com o calendário de submissões, de forma estender o primeiro período aos autores e autoras que tiverem seus resumos aceitos. Confira na tabela:

Para aproveitar a taxa especial para associados(as) da Intercom, é preciso quitar a anuidade 2023 no Sistema Unificado Intercom (clique em “Área do Associado”). O valor da anuidade é R$ 230 (o mesmo de 2022) e está com 5% de desconto (R$ 218,50) até o dia 30 de abril. Além da taxa reduzida no congresso nacional, os(as) associados(as) ativos(as) têm isenção da taxa de inscrição nos cinco congressos regionais da entidade. Não perca esses benefícios e contribua para a manutenção da estrutura da Intercom!

MAIS INFORMAÇÕES

O calendário completo, a chamada de trabalhos e as normas estão publicados na página do congresso nacional no Portal Intercom: https://www.portalintercom.org.br/eventos1/congresso-nacional/calendario-e-taxas-2023.

Informações sobre a PUC Minas e a cidade de Belo Horizonte podem ser conferidas no site oficial do Intercom 2023: intercom2023.pucminas.br.

Dúvidas podem ser enviadas para secretaria@intercom.org.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br