INTERCOM CENTRO-OESTE REUNIU CERCA DE 200 PESSOAS ON-LINE

15 de junho de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizou na última semana o quarto de seus cinco congressos regionais deste ano. O XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2022) reuniu cerca de 200 estudantes, pesquisadores(as), docentes e profissionais entre quinta-feira (09/06) e sábado (11/06), em ambiente virtual.

Com o tema central “Ciências da Comunicação contra a desinformação” e organizado pelos cursos de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá e Barra do Garças, o evento proporcionou um importante espaço de troca e aprendizagem à comunidade acadêmica, com quase 50 trabalhos apresentados no Intercom Júnior (IJ) e nas Divisões Temáticas (DTs). Além disso, foi palco da etapa Centro-Oeste da mostra competitiva Expocom, da qual participaram cerca de 80 trabalhos experimentais produzidos em cursos de graduação de Comunicação da região.

O congresso foi oficialmente aberto na manhã de quinta-feira, com exibição do curta-metragem “Licor de Pequi” (2016), de Marithê Azevedo, e falas de Claudia Moreira, chefe do Departamento de Comunicação da UFMT-Cuiabá; Gilson Costa, coordenador do curso de Jornalismo da universidade no campus Araguaia; Bruno Bernardo de Araújo, coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMT; e Luãn Chagas (UFMT), coordenador da organização local e diretor Regional Centro-Oeste da Intercom. Em seguida, foi transmitida a conferência de abertura, “Atuando contra a desinformação nas redes”, em que Natália Viana (Agência Pública), Leandro Demori (Intercept) e Fábio Pereira (UnB) discutiram o papel do jornalismo no combate às fake news. Questões como o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia, a relação do governo brasileiro com os jornalistas, o desafio de elevar a credibilidade da imprensa e a importância da educação para as mídias foram levantadas pelos convidados, com mediação de Tássia Becker (UFMT). Leia matéria sobre a conferência de abertura no site do congresso e ouça trechos no Instagram. A cerimônia e a conferência de abertura estão disponíveis no canal do Intercom Centro-Oeste 2022 no YouTube.

Na sexta-feira, os(as) congressistas puderam acompanhar duas mesas temáticas. A primeira abordou o tema “Mercado em Comunicação no Centro-Oeste em tempos de negacionismo”, com falas de Caroline Araújo, coordenadora do curso de Publicidade do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Nahyara Moura, apresentadora do programa Agro Record (TV Goiás), e Luciana Azambuja, publicitária atuante no Mato Grosso do Sul, e mediação de Jorge Arlan (UFMT). Assista à íntegra da mesa no YouTube.

Na segunda mesa, os “Desafios da pesquisa em Comunicação no Centro-Oeste” foram discutidos por representantes de programas de pós-graduação na região: Daniela Ota (UFMS), Alexandre Kieling (UCB), Bruno Araújo (UFMT), Susana Dobal (UnB) e Rosana Borges (UFG), com mediação de Vinicius Souza (UFMT/USP). Assista aqui.

Na manhã de sábado, a conferência de encerramento, “Desinformação e meio ambiente: mentira a serviço do desmatamento”, teve a presença do cineasta Takumã Xingu, do jornalista Moriti Neto (O Joio e o Trigo) e do professor e pesquisador Marcos Paulo da Silva (UFMS). A conversa foi mediada por Thiago Cury Luiz (UFMT). Confira a cobertura no Instagram e no site do Intercom Centro-Oeste. Para assistir à conferência, clique aqui.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação do Expocom Centro-Oeste 2022, em que foram anunciados os trabalhos vencedores na etapa regional – que, em setembro, participarão da etapa nacional, durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa. A festa pode ser vista no YouTube.

A Intercom agradece o empenho de toda a equipe da organização do congresso na UFMT e parabeniza os(as) estudantes de Jornalismo que fizeram a primorosa cobertura do congresso.

E, amanhã (16/06), os regionais da Intercom chegam a Balneário Camboriú (SC), onde o campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe presencialmente os(as) quase mil participantes inscritos(as) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul 2022).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br