INTERCOM DIVULGA CALENDÁRIO DOS CONGRESSOS REGIONAIS 2023

15 de fevereiro de 2023

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) acaba de fechar o calendário dos cinco congressos regionais a serem realizados no primeiro semestre de 2023, marcando o retorno de todos os eventos à modalidade presencial com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. As inscrições e chamadas de trabalhos serão abertas no dia 1º de março, com prazo específico para cada regional.

“Os congressos regionais da Intercom são sempre um momento de trocas. Essas trocas vão desde o conhecimento, com as apresentações de resultados de pesquisa nos IJs e nas DTs e dos trabalhos práticos no Expocom, até as trocas de afeto, que permitem o estabelecimento de laços de amizade, que vão além do acadêmico. Os congressos regionais nos permitem, enfim, estabelecer vínculos profissionais e pessoais. Por isso, são tão esperados por nós, integrantes da Diretoria da Intercom, e pela comunidade de pesquisadores, professores e, sobretudo, estudantes”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral dos congressos regionais.

O 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2023) abrirá o calendário, de 25 a 27 de maio na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A submissão de trabalhos para Expocom, Intercom Júnior (IJ) e Divisões Temáticas (DTs) vai de 1º de março a 5 de abril, as inscrições de ouvintes seguem até 8 de maio.

Em seguida, entre os dias 1º a 3 de junho, a Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, Rio de Janeiro, receberá o 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2023). O prazo para submissão de trabalhos é 12 de abril, e ouvintes podem se inscrever até 15 de maio.

No feriadão de Corpus Christi, de 8 a 10 de junho, o 22º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom 2023) recebe estudantes, pesquisadores(as), docentes e profissionais de Comunicação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná. A chamada de trabalhos vai até 19 de abril e as inscrições, até 22 de maio.

Viajando para o outro extremo do Brasil, a Intercom chega a Boa Vista, Roraima, no fim de semana seguinte: o 20º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2023) será realizado de 14 a 16 de junho na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Os prazos são: 26 de abril para submissão de trabalhos e 29 de maio para inscrições de ouvintes.

“Após três anos no formato virtual, o Intercom Norte volta ao presencial. Tomando todos os cuidados ainda necessários, os pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área, e ainda interessados na temática, se encontrarão na Universidade Federal de Roraima buscando o fomento e o fortalecimento da pesquisa e da formação em Comunicação na região”, comemora Tatiane Hilgemberg (UFRR), diretora Regional Norte da Intercom. “O encontro é um momento único de troca de experiências, intercâmbio de ideias, estabelecimento de parcerias entre instituições que visam a troca de conhecimentos e desenvolvimento de produções científicas. O contato entre docentes de diferentes instituições da região permite o desenvolvimento de metodologias de ensino voltadas para as especificidades regionais. A apresentação de resultados de pesquisas estimula o fortalecimento de políticas de incentivo à produção científica, bem como promove a integração entre graduação e pós-graduação, e tem o potencial de extrapolar os muros das universidades discutindo e apontando soluções para problemas enfrentados pela comunidade regional e local.”

Fechando o calendário de eventos regionais da entidade, o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2023), ocupará a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande, Paraíba, entre os dias 20 e 22 de junho. Trabalhos podem ser submetidos até 3 de maio, e ouvintes podem se inscrever até 5 de junho.

“Já estamos nos preparando para o Intercom Nordeste em Campina Grande em um período do ano que é superimportante para nossa região: as festas de São João!”, avisa Norma Meireles (UFPB), diretora Regional Nordeste da Intercom. “Há uma grande expectativa para esse segundo Intercom Nordeste presencial após a parada por questões sanitárias. A Federal de Campina Grande já estava em diálogo com a Intercom para realizar o congresso presencial quando chegou a pandemia. Então, as expectativas são altas e esperamos que pesquisadores, professores, estudantes e profissionais possam participar desse evento grandioso e importante que é o Intercom Nordeste”, completa.

Embora cada congresso regional tenha inscrição separada e sua própria chamada de trabalho, com normas e prazo específicos, o processo é o mesmo para todos:

● Inscrições e submissões via Sistema Unificado Intercom a partir de 1º de março.

Estudantes de graduação e recém-graduados(as) (2022 ou 2023) podem enviar trabalhos para dois eventos diferentes:

Expocom: trabalhos experimentais previamente indicados por suas instituições de ensino; a submissão é restrita à região da instituição.

Intercom Júnior: artigos científicos desenvolvidos no âmbito da graduação; é possível submeter para qualquer um dos cincos regionais.

Estudantes de pós-graduação e pesquisadores(as) podem submeter artigos para as Divisões Temáticas, cujas ementas serão publicadas juntamente com as chamadas de trabalhos, no dia 1º de março, nas páginas dos congressos regionais; assim como no IJ, não é necessário ser da região para submeter.

● Antes de submeter trabalho, é preciso se inscrever no congresso pretendido. A recomendação é que a inscrição seja feita e paga até dois dias úteis antes do prazo de submissão, especialmente se o meio de pagamento escolhido for boleto bancário.

Associados(as) da Intercom com a anuidade 2023 quitada têm isenção da taxa de inscrição em todos os cinco congressos regionais. Até o dia 31 de março, a anuidade Intercom está com 10% de desconto (R$ 207), aproveite! Clique aqui para se associar.

Além dos eventos de apresentação de trabalhos, os congressos regionais terão programações compostas por conferências, mesas temáticas, atrações culturais e outras atividades. As programações estão sendo montadas e serão divulgadas em breve.

Confira, nas tabelas a seguir, o calendário e as taxas de inscrição dos congressos regionais Intercom 2023:




intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br