INTERCOM FAZ BALANÇO POSITIVO DO CONGRESSO NACIONAL DE 2018 E SE PREPARA PARA EDIÇÃO DE 2019 NO PARÁ

11 de setembro de 2018

Cerca de 2 mil estudantes, pesquisadores, professores e profissionais do campo da Comunicação de todo o Brasil estiveram de 2 a 8 de setembro de 2018 no campus da Universidade da Região de Joinville (Univille) em Joinville (SC) para o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018) . Nesses seis dias, foram três eventos internacionais, quase duas dezenas de eventos nacionais, 1,4 mil artigos apresentados nos 34 Grupos de Pesquisa e nas oito Divisões Temáticas do Intercom Júnior, 41 oficinas e minicursos, 65 livros lançados, 69 trabalhos premiados na edição nacional do Expocom, diversas apresentações artísticas e uma extensa programação de homenagens póstumas ao professor José Marques de Melo.

Em torno de um tema central atual e relevante – “Desigualdades, Gêneros e Comunicação” –, foi realizada, com sucesso, uma verdadeira maratona científica. Nas palavras da professora Nair Prata, diretora científica da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom): “Do ponto de vista científico, a avaliação é extremamente positiva. O Intercom 2018 foi de alta densidade, com muita coisa importante e interessante acontecendo ao mesmo tempo”.

Do ponto de vista da organização, a missão também foi cumprida. “Em todas as reuniões que tivemos nesse processo, o que nós mais discutimos foi que teríamos que bem receber vocês. Isso é o mais importante”, afirmou o professor Silvio Simon, coordenador da equipe de organização do congresso na Univille, em seu discurso na cerimônia de abertura do Intercom 2018, na noite do dia 5 de setembro. “É importante que vocês sintam-se abraçados por cada um de nós, que vocês levem o nosso conforto, o nosso carinho, o nosso afeto. Está sendo muito lindo ter vocês todos conosco.”

O esforço da equipe da Univille, que contou com a colaboração da Faculdade Ielusc, também de Joinville, resultou em um congresso cuja marca principal foi, de fato, o afeto. “Quero agradecer a Univille pela organização, pelo engajamento e pela boa realização do nosso congresso. Em nome da Intercom, nosso muito obrigado”, disse o professor Giovandro Marques Ferreira, presidente da Intercom, na cerimônia de abertura. “Pelo panorama das inúmeras atividades deste congresso, a Intercom tem longas asas e voa por diferentes céus, mas também tem raízes que surgiram desde seu nascimento na semiclandestinidade. Com asas e raízes, vamos contemplando o legado do professor José Marques de Melo”, concluiu.

Com essas mesmas asas citadas pelo prof. Giovandro Ferreira, a Intercom ruma agora para o Norte do Brasil: a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, será o palco da 42ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em 2019, com o tema “Fluxos Comunicacionais e a Crise da Democracia”.

“Sair de Joinville para Belém do Pará é mostrar o quanto a Intercom é diversa e capilarizada. Em Belém, tentaremos retribuir todo o calor humano que nós tivemos em Joinville. Vamos retribuir também com calor humano e com uma cidade muito quente, em todos os sentidos”, afirma Maria Ataide Malcher, professora da UFPA que coordena a organização do Intercom 2019. “Eu acredito com todas as forças que o congresso vai ser muito forte para nós, que vamos receber pesquisadores do Brasil inteiro, e para todos que estarão em Belém conosco. Estamos ansiosos com o grande nível de responsabilidade, porque fazer um congresso da Intercom não é tarefa simples. Mas sabemos que vamos contar com a ajuda de muitos e, por isso, será muito tranquilo.”

A Intercom também já anunciou o local dos cinco congressos regionais que antecedem o Intercom 2019:



REGIONAL

CIDADE

ORGANIZAÇÃO

Intercom Norte

Parintins (AM)

Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ-UFAM)

Intercom Nordeste

São Luís (MA)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), UniCeuma e Estácio-São Luís

Intercom Centro-Oeste

Goiânia (GO)

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Intercom Sul

Porto Alegre (RS)

UniRitter Laureate International Universities

Intercom Sudeste

Vitória (ES)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Acompanhe as novidades sobre o congresso de 2019 no Facebook oficial da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br