INTERCOM LANÇA PERIÓDICO SOBRE ESTUDOS DO INSÓLITO, DA FANTASIA E DO IMAGINÁRIO

28 de julho de 2021

Está no ar o volume 1, número 1 da INSÓLITA – Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário, nova publicação semestral da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). O conteúdo é gerenciado pelo Grupo de Pesquisa Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação, com edição executiva de Laura Loguercio Cánepa (UAM) e Marcelo Briseno Marques de Mello (Intercom).

Os estudos do insólito estão em expansão no Brasil, com cada vez mais pesquisas sendo conduzidas nos campos da Comunicação, dos Estudos Literários, das Ciências Humanas, das Ciências Sociais e das Artes, entre outros. Contribuindo para esse crescimento, a Intercom e o PPGCOM da Anhembi Morumbi criaram em 2018 o Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito (InsólitoCom). “O InsólitoCom teve duas edições, com apresentações de mais de duas dezenas de pesquisadores, produtores e artistas de todo o Brasil, e originou um dossiê na Revista Ícone”, afirma Laura Cánepa. “A revista INSÓLITA é um avanço no esforço de dar visibilidade à pesquisa nessa área. Como o campo da Comunicação é muito amplo, é importante termos um periódico especializado, onde todos os interessados possam encontrar o estado da arte dos estudos do insólito e acompanhar esses debates no Brasil”, completa.

O primeiro número da revista é composto por sete artigos, resenha do filme Il Mio West (1998), de Giovanni Veronesi, assinada por Tiago José Lemos Monteiro, e entrevista com o cineasta Celso Luccas, feita por Felipe Abramovictz e André De Paula Eduardo. “As duas edições do simpósio InsólitoCom reuniram não só pesquisadores, mas também produtores, artistas e editoras. Na revista, procuramos manter esse diálogo entre a academia e outros tipos de produção cultural”, destaca a editora executiva. Assim, a edição traz também um poema do escritor e cineasta Cristian Verardi na seção “Poesia & Miniconto”, e arte de capa de Ana Carolina Chaga com foto de Laura Cánepa. Acesse a íntegra aqui.

A partir de agora, as submissões serão em fluxo contínuo e já é possível enviar textos para o segundo número, cuja publicação está prevista para dezembro deste ano. As normas podem ser consultadas na página da INSÓLITA no Portal Intercom.

A Intercom possui outras duas publicações periódicas, ambas com temáticas gerais no campo da Comunicação: a INTERCOM – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), revista quadrimestral e com submissões também em fluxo contínuo, e a Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação (IniciaCom), voltada exclusivamente para autores e autoras no nível da graduação, com chamada anual de trabalhos. Agora, a INSÓLITA traz uma oportunidade para pesquisadores e pesquisadoras mostrarem seus estudos nessa área interdisciplinar de vanguarda.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br