INTERCOM MARCA PRESENÇA NO CONGRESSO ALAIC 2022

28 de setembro de 2022

O XVI Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic) começou na última segunda-feira (26/09) e segue até sexta (30/09) no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, com o tema central "A comunicação como um bem público global: novas línguas críticas e debates para o futuro" e organização da Alaic e da Federação Argentina de Cursos de Comunicação Social (Fadeccos). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) marca a participação brasileira, com membros de sua Diretoria Executiva e de seu Conselho Curador participando de diversas atividades no congresso.

Juliano Domingues (Unicap), vice-presidente da Intercom, representou a entidade na manhã de terça-feira (27/09) no painel “Diálogo Internacional", ao lado de Rafael Pardo, da Federação Latino-Americana de Faculdades de Comunicação Social (Felafacs); Beatriz Marín Ochoa, da Associação Colombiana de Investigadores em Comunicação (Acicom); Rigliana Portugal, da Associação Boliviana de Investigadores da Comunicação (Aboic); César Arrueta, da Fadeccos); Diego de Charras, da Rede de Carreiras de Comunicação Social e Jornalismo (Redcom) da Argentina; Lorena Retamal, da Associação Chilena de Investigadores em Comunicação (Incom); e Gisela Dávila, do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (Ciespal). “Foi uma honra participar dessa mesa representando a Intercom e, por supuesto, o Brasil que queremos”, afirma o professor Juliano – que, como representante da Intercom e diretor de Relações Internacionais da Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), também participou do Fórum Alaic-Socicom, realizado no dia 23 como atividade pré-congresso.

Hoje (28/09), às 16h (horário de Brasília), Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP), do Conselho Curador da Intercom, participa do Café Cultural “Políticas Culturais da América Latina” com Néstor García Canclini (Argentina) e Florencia Saintout (Argentina). E amanhã (29/09), a partir das 18h30, Cicilia Peruzzo (Uerj/Ufes), também do Conselho Curador, é convidada do painel virtual “Extensão crítica, comunicação e sistematização de experiências: debates em torno da formação integral a partir de perspectivas críticas no ensino superior na América Latina” – o painel será transmitido ao vivo na página da Alaic no Facebook.

Na sexta-feira (30/09), às 11h30, Margarida Kunsch (USP), presidente do Conselho Curador, estará no painel de encerramento, cujo tema será “Entre o esplendor e a escuridão: intuições para pensar a comunicação em um mundo em crise”, ao lado de Gabriel Kaplún (Uruguai), presidente da Alaic, Alicia Entel (Argentina), Raúl Fuentes (México), Marita Mata (Argentina) e Gustavo Cimadevilla (Argentina).

Integrantes da Diretoria Executiva da Intercom também estão em Buenos Aires para participar de Grupos de Interesse (GIs) da Alaic. É o caso de Nair Prata (Ufop), diretora Científica da Intercom, que coordena o GI Rádio e Mídia Sonora (cujo encontro foi realizado na segunda-feira). “Pesquisadores e pesquisadoras de rádio da América Latina viveram hoje uma grande alegria: a realização do primeiro encontro do GI Radio y Medios Sonoros da Alaic. Temos muitos projetos pela frente, mas o principal deles é a consolidação deste fórum de pesquisas, compartilhamentos e afetos na América Latina. Como coordenadora deste grupo, meu compromisso é pela ampliação dos nossos espaços e realização de projetos coletivos de peso”, comemora.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br