Leia coluna de Juliano Domingues sobre violência contra jornalistas

1º de fevereiro de 2023

Na última segunda-feira (30/01), o portal de jornalismo independente My News publicou um artigo do colunista convidado Juliano Domingues (Unicap), presidente interino da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e coordenador da Cátedra Luiz Beltrão de Comunicação, sobre dados de violência contra jornalistas levantados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pela Sociedad Interamericana de Prensa (SIP).

Segundo o colunista, “violência contra jornalistas serve como uma espécie de termômetro para medir a temperatura de democracias” e, embora os índices medidos pela Fenaj em 2022 sejam muito altos, eles estão um pouco abaixo dos do ano anterior. “A queda de 12,56% se deve, principalmente, a uma redução nas categorias Descredibilização da imprensa e Censura”, escreve o jornalista, professor e pesquisador, acrescentando, porém, que a descredibilização ainda é a principal forma de violência contra a imprensa, seguida por Ameaças/Hostilizações/Intimidações de jornalistas. Já as agressões diretas tiveram aumento no ano passado, acontecendo principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste.

O professor Juliano segue, então, para a análise do Índice Chapultepec de Liberdade de Expressão e de Imprensa, mensurado pela SIP e segundo o qual o Brasil passou da 19a para a 15a posição no ranking de 22 países.

“Os dados de violência contra a liberdade de imprensa e de expressão, que se materializa em ataques a jornalistas, comunicadores e empresas de mídia, situam-se no contexto mais amplo de projetos de poder que pressupõem minar e subverter o jogo democrático. Ambos os relatórios ilustram em números o resultado dessa estratégia, adotada por grupos políticos de viés autoritário de modo mais intenso nos últimos anos. Mas como a história é feita de fluxos e contrafluxos, é possível inferir do atual cenário que há uma mudança em curso, embora ainda discreta”, concluiu o texto.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br