Mídia e Cotidiano prorroga chamada para dossiê

23 de fevereiro de 2022

A Revista Mídia e Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), prorrogou até 7 de março a chamada de artigos para o dossiê “Imaginários e políticas de identidade no bicentenário da Independência do Brasil”. A publicação está prevista para maio de 2022.

São aceitos artigos que contribuam de forma empírica, teórica ou metodológica e que ampliem o conhecimento em torno da temática. Os trabalhos podem abordar diferentes aspectos da comunicação, da mídia, do jornalismo, do entretenimento, das redes sociais e videogames, publicidade e marketing, relações públicas, dentre outros.

Veja abaixo a descrição da temática do dossiê:

As comemorações do bicentenário da Independência do Brasil trazem à tona comparações que tendem a ser compreendidas a partir da perspectiva de um país no qual ocorreram profundas transformações desde o rompimento dos laços coloniais com a Metrópole portuguesa. Apesar da inegável evolução, sabemos ser este um percurso que acumulou contradições nos processos econômicos, sociais, culturais, religiosos e artísticos que implicaram na sobrevalorização de determinados caracteres – normalmente associados ao homem/branco/cristão – em detrimento de outros.

Em resumo, trata-se de um país atravessado por dicotomias: por um lado extremamente desigual na economia, no trabalho, na cidade ou no campo e, por outro, capaz de projetar discursos positivos sobre a mestiçagem em relação à musicalidade, à culinária, à religião e outras tantas manifestações culturais oriundas das matrizes africana e indígena.

Diante deste cenário, o presente dossiê temático pretende discutir os imaginários associados à brasilidade em suas apropriações positivas e negativas que valorizam, desvalorizam ou invisibilizam nas manifestações midiáticas e no cotidiano grupos sociais específicos ou os “utilizam” para arranjos momentâneos a partir de interesses de natureza política, social, cultural, religiosa ou econômica. Em um momento de profunda divisão constituída a partir de processos de polarização política, seria possível identificar os valores que nos unem e os que nos separam? Quais as perspectivas para o futuro a partir da efeméride que nos proporciona reflexões sobre como chegamos até aqui? Qual o papel da produção midiática nestes processos de reforçamentos e transformações?

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br