Nick Couldry apresenta palestra na ECA-USP no dia 20 de maio

14 de maio de 2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) promove, às 14 horas do dia 20 de maio, no Auditório Paulo Emílio, no Prédio Central da ECA-USP, a palestra “Colonialismo de dados e o esvaziamento da vida social”, com o sociólogo e professor britânico Nick Couldry. O evento terá tradução simultânea.

Nick Couldry estuda as implicações que as lógicas dos algoritmos das páginas das empresas que atuam na internet impõem à sociedade. A coleta de todos os dados – textos, sons, imagens – compõem a mercadoria fundamental por meio da qual o capitalismo lucra e intervém cada vez mais nas práticas sociais e culturais dos cidadãos. A palestra se baseará no próximo livro do autor com Ulises Mejias, “The Costs of Connection. How Data Is Colonizing Human Life and Appropriating It for Capitalism” (Stanford University Press 2019).

Nick Couldry é sociólogo, Professor de Comunicações, Media e Teoria Social na London School of Economics and Political Science. Entre 2018-2019 foi Professor Associado no Centro Berkman Klein de Harvard para Internet e Sociedade e Professor visitante no MIT. Ele é autor ou editor de quatorze livros, incluindo “The Mediated Construction of Reality” (com Andreas Hepp, Polity, 2016), “Media, Society, World: Social Theory and Digital Media Practice” (Polity 2012) e “Why Voice Matters” (Sage 2010). Seus últimos livros são “The Costs of Connection: How Data is Colonizing Human Life and Appropriating Life for Capitalism” (com Ulises Mejias: Stanford UP, a ser lançado em agosto de 2019) e “Media: Why It Matters” (Polity, a ser lançado em outubro de 2019).


Mais informações por e-mail: ppgcom@usp.br e comunicaeca@usp.br.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br