Nota de pesar por Bruno Pereira e Dom Phillips

22 de junho de 2022

Na última sexta-feira (17/06), a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) divulgou em suas redes sociais uma nota de pesar pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que tem provocado grande comoção no Brasil e no exterior.

Confira, a seguir, a íntegra da nota.

NOTA DE PESAR POR BRUNO PEREIRA E DOM PHILLIPS

É com enorme pesar que a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM – lamenta o cruel assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que estavam desaparecidos na região do Vale do Javari, na Amazônia, desde o dia 05 de junho de 2022.

Suas mortes revelam o descaso do Estado brasileiro com a defesa e proteção de ativistas e jornalistas que, diariamente, descortinam as agressões sofridas pelos povos indígenas e pelo meio ambiente em todo o território nacional. Demonstram, ainda, o quanto precisamos nos mobilizar para garantir que pessoas como Bruno e Dom possam continuar o exercício de suas atividades.

Ao longo dos últimos três anos, os povos da floresta têm vivenciado um aumento da violência em seus territórios, enquanto, no Congresso, tramitam projetos de lei que ameaçam ainda mais as terras indígenas brasileiras.

Além disso, a violência cotidiana a que muitos jornalistas são submetidos durante sua atuação profissional coloca em risco a já fragilizada democracia brasileira. Sem liberdade para trabalhar em segurança, tem ficado cada vez mais difícil para profissionais da comunicação cumprirem suas funções sociais: apurar, investigar e narrar fatos de interesse coletivo.

A Intercom junta-se, assim, a entidades e organizações de defesa dos direitos humanos e de proteção aos comunicadores e comunicadoras do Brasil para que este caso seja investigado e os culpados identificados e responsabilizados. Tamanhas violência e impunidade não podem mais ser toleradas. Repudiamos tal ato de violência e exigimos urgentemente justiça por Bruno e Dom.

Às famílias e a amigos, ativistas, jornalistas, povos indígenas e todas as pessoas que lutam pelos direitos humanos, a nossa solidariedade neste momento de profunda dor e luto.

Compartilhe! O texto está publicado no Facebook e no Instagram.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br