Nova edição de MATRIZes traz texto de Martín-Barbero inédito em português

8 de setembro de 2021

A revista MATRIZes, publicada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), publicou no início de setembro seu volume 15, número 2, que homenageia o pensador Jesús Martín-Barbero, que faleceu em junho deste ano.

Uma seção intermediária da revista traz um texto de Martín-Barbero até agora inédito em português e inglês: “O que a Pesquisa Latino-Americana de Comunicação Deve ao Brasil: relato pessoal de uma experiência intercultural”, originalmente uma conferência que ele realizou em 1997 no congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP), diretora de MATRIZes e membro do Conselho Curador da Intercom, introduz o texto com considerações sobre o trabalho e o autor. Além disso, a edição apresenta relatos sobre Martín-Barbero feitos por pesquisadores renomados do Brasil, da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos, organizados por Ana Carolina Escosteguy, Raúl Fuentes Navarro e Isabel Ferin Cunha.

O segundo número de 2021 apresenta também cinco artigos no dossiê “Novas perspectivas em Teorias da Comunicação”, quatro artigos na seção Em pauta/Agenda e resenha do livro “Comunicação e Método: Cenário e Práticas de Pesquisa”, de Marialva Barbosa.

Todos os textos da edição podem ser lidos no site da revista.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br